Poemas de Filosofia
Para que tenhamos grandes chances de que o nosso relacionamento amoroso com o outro dê certo, temos que, antes de tudo, aprendermos a ter uma saudável relação amorosa conosco mesmos.
A intuição sensível nos dá os materiais do conhecimento. Os conceitos nos servem para coordenar esses materiais, e o produto disso tudo é, para o homem, a imagem da realidade. Então, de que depende a experiência? Dependerá, pois, do caudal de fatos intuídos, e do acerto dos conceitos empregados. Que faremos então? Esforçar-nos-emos continuamente para melhorar a imagem da realidade.
O silêncio na meditação está para além da falta de ruídos externos e de não falar nada, mas na ausência de ruídos emocionais e mentais, ficando sem desejar ou esperar algo, apenas receptivo ao adentrar na vacuidade do cosmos humano.
Para viver uma vida plena é necessário ouvir mais que falar. Esperar e ter calma. E, sobretudo, abençoar tudo o que tem.
Parece ter o ser humano um prazer mórbido em saber das desgraças dos demais e em destacar seus erros, sendo que a preocupação maior nem sempre é a de ajudar, mas de se sentir superior aos outros ou desviar a atenção de seis próprios defeitos e frustrações.
Fostes tolos quando derramastes o sangue sobre a terra para cultuar um senhor do céu. Estavas tu, imitando a morte e jamais imitaria a vida, permitindo que ela escorresse entre seus dedos e imaginasse o bem.
De fato, as pessoas não procuram por verdades, pois sabem q suas ilusões serão destruídas.Elas querem mensagens confortantes, algo para confirmar o que acreditam.A grande maioria prefere permanecer na mesmice de ser aquilo que sempre fooi.Para elas, o comodismo é um lugar seguro.
Não espere por dias melhores, faça do hoje seu melhor dia, não espere o melhor das pessoas, seja uma pessoa melhor, não espere que o ano seja bom, faça do ano bom.
Não mais estabeleço metas, também não busco agradar, não vivo mais para ser agradável, nem amável, nem sociável… Socialidade eu deixo para os que buscam serem reconhecidos mesmo que um alto preço custe. Não vivo mais para ser de todos, para estar com todos, hoje vivo para não perder-me em meio a todos. Pois é muito fácil perder-se, o difícil é reencontra-se!
O que você chama de arrogância eu chamo de personalidade.
Triste não é um Natal sem presentes, com ceia simplória ou na solidão, mas sim aquele em que a manjedoura permanece vazia, sem a presença de Deus.
O papel dos pais não é o de cortarem as asas de seus filhos, mas de os ensinarem a voar mais alto do que eles mesmos um dia já conseguiram chegar.
Bom mesmo seria se fosse comemorado o Natal todos os meses para vermos famílias reunidas e, mais vezes, as pessoas se abraçassem, até mesmo as desconhecidas, desejando felicidades.
Indiferente superarmos os obstáculos da vida, o enfrentamento sobre eles nos provoca desenvolvimento de diversas ordens, que até podem nos desviar da conquista do momento, mas nos preparam para conquistas maiores que estão porvir.
Mergulhar dentro de si pode ser algo perigoso, principalmente se aquele que mergulha não souber nadar.
"Colocar a pauta ideológica acima das reais demandas sociais é politicagem. Criar situações que induzem o julgamento popular ao erro é criminoso, exemplo, tirar vantagem política para se eleger. O Brasil não precisa de mais politiqueiros, mas de cidadãos cumpridores dos seus deveres e dignos dos seus direitos constitucionais. Que de fato, possam representar o povo com dignidade."
Thiago da Silva Oliveira (1986a)
Assim como disseram Heráclito, Nietzsche também consideram que tudo é devir. não há ser nem essência permanentes, nem Deus, nem Satanás. a única realidade objectiva é o mundo material e sensível, e o cerne dessa realidade é o devir perpétuo, o eterno retorno, a embriaguez dionisíaca, a vontade de poder.
Nos reduzimos a perguntar aos outros quem nós somos ao invés de perguntarmos a nós mesmos. Trata-se de um dos motivos de o mundo estar cheio de pessoas que acreditam ter esse controle sobre as outras.
