Poemas de Filosofia
“A multidão revela, no passo lento e desordenado, a titubeante filosofia que rascunha seu itinerário.”
Eu sei que a culpa é da filosofia que não explica direito a quem não entende o que seja essa tal filosofia. – mas a filosofia é pessoal e cada pessoa deve buscar o seu ápice pessoal de entender, primeiro, sua filosofia de vida, depois, se caso possa, se for capaz, integrar as outras filosofias de vida na sua vida, mas, de maneira que se acrescente para somar, não para saquear, furtar, roubar ou destruir. – será que isso é possível? – se é possível eu não sei. – o que sei é que, se você continuar acreditando nas suas próprias convicções, quem poderá dizer que você não há de conseguir? – eu pessoalmente não chegarei a tanto. – não ousarei em dizer. – mas posso dizer; quem falou que você não consegue?
- Sócrates, Platão, Zeno e Epicuro, refletiram sobre a filosofia moral e formularam todos os seus códigos de ética. Contudo não conseguiram reformar a sociedade nem tornar o homem menos egoísta. (dpb)
O que faz alguém despertar é a elevação do pensamento: a filosofia.
Uma mente que não filosofa, não desperta.
Diz na filosofia que só se salvam os natos do sentindo de"estranheza", que duvidam do "dito" e vão em busca de Dados e Fatos antes de formarem opinião. Mesmo assim, tais opiniões, serão formadas dentro de suas convicções e conveniências.
A filosofia é algo pela qual deve viver para sempre, sem que se corrompa por indivíduos que não conhecem sua verdadeira essência.
O que é mais lindo para a vista nem sempre é lindo de verdade.
Mas quem aplica a filosofia consegue achar a beleza interior do que a vista pode ver!
Eis a filosofia da Arara Azul (Anodorhynchus hyacinthinus): Abraçar a linha que cruza o Equador. Beijar o Atlântico. E guardar no peito um único Amor.
Não se consegue apreciar a filosofia imediatamente, pois para que haja gosto por ela é necessário que em nós habite conteúdo suficiente para que nossas estruturas sejam estremecidas, e isso quando ocorre nas primeiras vezes é atordoante.
Se há uma simpatia imediata, não há conteúdo, então tudo que se lance lá dentro passa a ser a única verdade, então não haverá questionamento, e sem questionamento não há filosofia.
A filosofia e uma arma são igualmente letais nas mãos de alguém despreparado; uma assassina o corpo e a outra a virtude.
A filosofia é boa para a razão e a ciência para a evolução, mas somente os sentimentos são úteis para a construção da personalidade humana.
A Filosofia foi uma valvula de escape para eu não cair em depresão e através dela eu adquiri muito conhecimento e aprendi muita coisa que irei usar para o resto de minha vida.
"Sábio é aquele que nunca desvenda todos seus segredos."
Quando tudo estiver perdido, usarei minha filosofia para me guiar diante do labirinto, mesmo sabendo que posso me perder, estarei em busca de desvendar os enigmas da vida, até encontrar a saida dessa prisão.