Poemas de Erico Verissimo 1910 a 8
Se alguém pudesse me ver do jeito que eu me vejo, se alguém pudesse ler meus pensamentos... me fiz e refiz em mil pedaços, mas vou dizer uma coisa: esta ainda não sou eu.
Só tem felicidade aquele que é livre, só é livre aquele que é de Jesus. Então meu irmão, não perca tempo, vá ser feliz !
Tá se sentindo angustiado ? Procure o Amor ! Tá sentindo um vazio dentro de você ? Procure o Amor ! Tá se sentindo sozinho ? Procure o Amor ! Será que você ainda não entendeu qual o caminho a seguir ?
A pior das ofensas é você não poder corrigi-la, quando a pessoa a quem você ofendeu já partiu para outra vida.
Não guarde mágoa, rancor e ressentimento de ninguém. Procure perdoar.Agindo assim, você viverá cada vez melhor.
Lembre-se: as pessoas passam a gostar de você no momento em que você começa a gostar de si mesmo. Quando isso acontece, você passa a gostar mais do mundo.
O ser humano é causador da sua própria ruína, colunista da sua própria história, maquiando suas mentiras, mendigando piedade de um bem que não conhece, não cumpre. Sua alma é revestida de medo e fraqueza, seu coração maquina o mal, seu corpo é recoberto de hipocrisia e seu alimento é o egocentrismo!
É da fraqueza que nos alimentamos, e é justamente nessa hora que esquecemos de onde vem as migalhas que sustentam nossa alma e cruelmente viramos as costas.
Quantas pessoas já não passaram por aqui, tentando semear um sentimento de misericórdia entre os homens. E tudo que recebemos em troca é sempre a mesma resposta: um conjunto de boas intenções, memórias de vidas que se foram sem convicção de terem alcançado seu objetivo. Meus braços estão cansados do plantio, espero que meu coração não se canse de acreditar...
Que disparidade! Enquanto a beata vive o sonho constante de, um dia, estabelecer residência fixa na igreja, alguns fiéis (?) ansiosos vivem - que vexame! - o pesadelo da inquietação pela demora em chegar a hora do sacerdote finalizar o ritual religioso, ao declarar: “Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe!”
Sem definições, comparações ou medos, sou o que sou. O que sou é a consequência de toda a minha trajetória de vida, a minha essência é amar. E amar é amar com os defeitos, amar a pessoa despenteada, desarrumada... Amar a pessoa em sua essência, amá-la por dentro. E no dia em que o amor tomar conta da sua alma, não haverá mais medo e aquela pessoa se tornará uma pedra preciosa, ela se tornará beleza. Porque amar não é deixar de ver defeitos, mas aprender a gostar das pessoas independentemente deles.
"Eu sei que é estranho escutar alguém que não se pode ver, alguém que não tem coragem de aparecer, mas é que a sua beleza me rouba a razão, seu olhar me tira do sério, a sua atitude me faz sentir perdido. Eu tento te alcançar mas estou sempre alguns passos atrás. Em uma dessas esquinas por aí, eu me distrai e me perdi de você. Apesar de tão próximos, tão distantes. Te querer e não te ter me machuca. Seu olhar, seu jeito... Tudo me fascina. Me fazer entender que eu não posso mais viver sem você. Você é tudo pra mim, Carla, eu luto pra que em breve possamos estar juntos. E viver esse amor intenso."
Carla, se eu tivesse que te dar uma cor, seria o arco-íris. Porque você muda sempre, toda hora e isso me deixa com vontade de te pegar no colo, te mimar e te fazer feliz. Se você fosse um bicho, seria uma onça, feroz e felina. Quero te fazer a mulher mais feliz do mundo, nos meus braços, escondida do mundo imperfeito para poder ser o meu futuro mais do que perfeito.
