Poemas de Cruz e Sousa
Depressa, anda logo, corre, não vai dar tempo! E assim a vida vai passando e você nem vai percebendo o que está acontecendo a sua volta. As pessoas estão envelhecendo, você está envelhecendo, mas não se da conta, pois precisa trabalhar mais para consegui uma promoção, para comprar o apartamento, para poder casar, para ter filhos, para eles fazerem faculdade. E quando paramos, finalmente, para ver o que está acontecendo ao nosso redor, percebemos que estamos velhos demais para concluir nossos sonhos, para realizar aqueles desejos do ensino médio e, infelizmente, para dar a devida importância a aqueles que um dia estiveram ao nosso lado e não podem mais estar.
Sempre é necessário tira os pés do chão e voar, sonhar alto sem ter medo de cair. Se o urubu tivesse medo de voar alto, ele seria uma galinha com vôos rasos!
E quando tudo estiver difícil, pare e olhe ao redor. Se espelhe nos animais que vivem das coisas mais simples e daqueles que mesmo com pouco são felizes, e se pergunte: tudo está valendo a pena?
Porque na infância, com pouco fazíamos muito. Com uma espiga, fazíamos uma boneca. Com uma lata e tampinhas, fazíamos um carrinho. Dávamos vida as bonecas e criávamos para elas uma história. Preocupação era apenas se ia chover ou não. As brigas eram pela manhã e a tarde já estávamos de bem. Era tudo simples e belo. Era um coração maior que o mundo. Era a bondade e a inocência no olhar. Era um mundo encantado, apesar de seus defeitos.
Minha pequena, que pena, mal sabia o peso da liberdade, mas corria atrás dela como os outros iam atrás da felicidade. Porém, diferentemente dos outros, ela conseguiu. Depois que agarrou a tal, riu. Ela não só ficou livre, mas também leve e doce. Porque a liberdade custa caro, mas sua recompensa é mais que um sonho de padaria. E disso ela ria.
Tanta estrada pela frente, tanta coisa pra ver e viver. Tantos sonhos pra perseguir. Tantas histórias pra ler e escrever.
Eu não me incomodo com a tua complexidade. Pelo contrário, eu gosto dela. O teu caos me fascina e eu quero mergulhar nele, mesmo não sabendo nadar. Já deixei muito claro que quero me perder em você, não só no teu cheiro ou no teu abraço apertado, mas em você. Eu quero você por completo, cara. E, neste caso, completo não é o mesmo que inteiro. Te quero aqui, mesmo faltando uma parte que alguém pegou e não devolveu mais, mesmo com os dramas, com os problemas, com os traumas, com as mudanças de humor, com os medos que você finge não ter, com essa inconstância que me irrita frequentemente. Te quero sendo você, simplesmente você. Não tenta camuflar teus defeitos, eu sei que todos eles existem, eu sei que você ainda não sabe lidar com todas as facetas da tua personalidade, mas isso a gente aprende junto. Eu sei que você sente um vazio, mas não se preocupa, eu tô aqui para te preencher, te transbordar. Vem aqui, vou roubar um beijo teu, mas em troca te dou carinho. Vou roubar um pouco do teu tempo, mas prometo te dar amor.
A melhor parte do meu dia é depois da minha oração, o sono que Deus tarda a me dar, e o coração que um dia há de mudar
Uma pessoa que tem o amor nas mãos, e, não sabe valorizar pode passar uma vida de porta em porta a procurar algo que deixou lá atrás, amor não deve ser algo implorado ou de se jogar fora, muitos amam, poucos cuidam e apenas alguns sabem retribuir
Eu havia me transformado num dia de mormaço, aquele dia que sufoca, sem vento e sem movimento. E aí chegou você, a perfeita combinação de um olhar chuva de verão com um sorriso de brisa fresca.
Ser homem, é ser surpreendente, impressionar mesmo quando fraco mostrando a capacidade que Deus lhe deu, agindo corretamente com as pessoas e ser isento de mentiras em sua vida, a fé transforma a quem acredita !
E no final do dia, só temos que agradecer pela bênção recebida, pelas oportunidades conseguidas e pela felicidade de estar vivo.
Aceite, nada é definitivamente para sempre. Tudo, uma hora ou outra, estraga. Então, não se preocupe a longo prazo, cuide do que está perto, cuide do hoje, cuide antes que ele apodreça.
E as vezes as coisas saem do lugar, tudo vira do avesso, tudo muda. E, por mais clichê que seja, você descobre que o avesso é o seu lado certo e que as mudanças, por mais dolorosas que sejam, são as melhores!
Aa lua, você já gosta de fazer companhia. Traz nostalgia. Seu brilho lembra a felicidade, sua serenidade lembra a paz. E você por completa, dentre todas as suas fases, lembra a nós, pequenos pontos imperfeitos nas suas perfeições.
Ângulos, deixam tudo mais bonito! Natureza, deixa tudo mais colorido. Humanos, passam por tudo despercebidos.
Chuva. Chuva que molha, chuva que limpa, chuva que anima, chuva que faz crescer aquela pequena planta que, depois de tanto sol, não iria sobreviver.
