Poemas de Crianca de Charles Peguy

Cerca de 94832 frases e pensamentos: Poemas de Crianca de Charles Peguy

Porque nos temperamentos sensíveis as alegrias do coração tendem a completar-se com as sensualidades do luxo: o primeiro erro que se instala numa alma até aí defendida, facilita logo aos outros entradas tortuosas - assim, um ladrão que se introduz numa casa vai abrindo sutilmente as portas à sua quadrilha esfomeada.

A altura é boa, o beijo é bom, o abraço também, mas o problema dele é que eu sou uma má menina!

Quem conhece o solo e o subsolo da vida, sabe muito bem que um trecho de muro, um banco, um tapete, um guarda-chuva, são ricos de ideias ou de sentimentos, quando nós também o somos, e que as reflexões de parceria entre os homens e as coisas compõem um dos mais interessantes fenômenos da terra.

Machado de Assis
Quincas Borba (1891).

Chega um momento que precisamos nos convencer que a mudança é necessária, que a situação findou, que a condição mudou, porque o chão ruiu, quase nada ficou

⁠Reinos terrestres têm seu auge e seu declínio, mas está vindo Aquele Homem de Quem é dito: "e o Seu Reino jamais terá fim".

É certo que, quanto mais rude é o trabalho em que te consomes, em nome do amor, mais ele te exalta. Quanto mais te dás, mais cresces.

Há coisas que nos são inúteis, mas mesmo assim nos são indispensáveis. Já pensou nisso?
Há sempre um perigo no amor que tem utilidade. Enquanto o outro exerce alguma função na nossa vida, corremos o risco de não experimentar o amor gratuito. Amor que se fundamenta na utilidade que o outro tem corre o risco de se transformar em abandono num futuro próximo. Quando queremos o outro só por causa da utilidade que tem para nós, agimos para satisfazer nossas necessidades. Amamos até o dia em que o outro nos é útil. No dia em que deixa de ser, mandamos embora, dispensamos. É possível amar os inúteis? Na teoria não, mas na prática, sim.

A vontade nacional é uma dessas expressões de que os intrigantes de todos os tempos e os déspotas de todas as épocas mais amplamente abusaram. Uns viram sua expressão nos sufrágios comprados de alguns agentes do poder; outros nos votos de uma minoria interessada ou temerosa; há mesmo quem a descobriu inteiramente formulada no silêncio dos povos e pensou assim que, do fato da obediência, nascesse para eles o direito de comando.

(…)O que sobrou posso contar nos dedos, antes eu mal conseguia fechar as gavetas tão abarrotadas de coisas, pessoas, lembranças…

Quando o rei morre, quem assume é a rainha. Assuma o seu trono, ele morreu para você.

Beijar-te é como perder a noção do tempo e do espaço, é ver o céu, as estrelas... é ver-te a ti.

Duas vezes nossos olhos se fitam, e eu tenho que afastar o meu para longe de seu olhar nublado.

É melhor você ser bem sincero citando palavras que não agrade, do que ser bem falso citando palavras lindas e sem nem um significado.

Por caridade, não deixem a língua portuguesa do Brasil se estragar ainda mais. Estudem a boa e velha 'Gramática Metódica' do Napoleão Mendes de Almeida, leiam José Geraldo Vieira, Graciliano Ramos, Leo Vaz, Herberto Sales, Gustavo Corção e Marques Rebelo e defendam o que é patrimônio cultural seu.

O pôr-do-sol não nos conta como foi o dia, mas sabemos que podemos contar com ele para poetizar um dia que se foi

Ser especial é virtude daqueles que sabem valorizar a presença mesmo não presenciando o valor

Quando sentimos alguma dor as glandulas lacrimais parece que sentem tambem e liberam gotas salgadas de alivio mais conhecida como lagrimas...sabe, eu ate gosto das lagrimas, pois elas podem afogar a mais terrivel das dores.

Quem evita o injusto apenas por temor à lei provavelmente cometerá o mal em segredo; quem, ao contrário, for levado ao dever pela convicção provavelmente não cometerá o injusto nem em segredo nem abertamente.
Por isto, quem agir corretamente em compreensão e entendimento mostrarse-á corajoso e correto de pensamento.

No reino da anarquia, o príncipe regente manda construir; o príncipe ambicioso manda demolir; e o rei fica calado.

Em primeiro lugar, se ame! E quando finalmente tiver aprendido a fazer isso, repita de novo.