Poemas de Conversa
💛😍💛
O sal e a confiança o que eles têm em comum, sua presença passa desapercebido, mas sua ausência faz toda diferença. Pedir aos outros que acreditem em nós é fácil, o difícil mesmo é quando os outros pedem que acreditemos neles, por isso partilha a confiança, porque sem confiança a relação não resiste, e o amor não existe. Confiança é como papel ofício uma vez amassado nunca mais voltar a ser um papel ofício... Fica a dica
💛😍💛
bom dia
💛😍💛
hso de Oliveira
Eu só entendi a felicidade após os 40 anos, quando eu descobri que uma vida feliz é uma sequência de momentos de alegrias e tristezas, de paz e de ira, de trabalho e de descanso, de momentos de vida social e de solidões.
Guarulhos/SP, 10h05min de 26.04.2022
Donizete de Castilho
😍🌷😍
Existem três coisas que você não poder: 1 a FÉ sem ela é impossível agradar a Deus, 2 o AMOR próprio porque eu me amando consigo amar as outras pessoas, 3 os AMIGOS VERDADEIROS nas horas difíceis eles estão presentes pra nos ajudar.
😍🌷😍
Boa tarde
😍🌷😍
HSO de Oliveira 🌹
Eu tive um sonho.
Meu sonho foi espetacular, eu escrevi sobre um assunto e depois que postei, todos me ligavam dando parabéns e dizendo que pensavam como eu e etc...
Quando acordei, refleti que deveria escrever sobre aquilo, estava muito bom mesmo. Fui tomar café, escovar os dentes e quando entrei no banho pensei, qual era mesmo o sonho?
Esqueci rsrsrsrsrs.
Uma pena, mas só o fato de lembrar do sonho já me alegrou, raramente lembro do que sonhei, e sonho todas as noites, assim como todos.
Talvez o sonho seja a coisa mais espetacular da vida, seja dormindo ou acordado.
Meu pai diz:
Temos sempre que fazer fazer planos.
Acrescento:
Isso é sonhar acordado.
Se vamos chegar lá ou não é super importante, mas não é essencial. Como disse hoje minha amada mulher, "às vezes a vida nos leva por outros caminhos", e talvez essa guinada seja a nossa oportunidade.
No fim das contas, planos mudam, só não podem deixar de existir.
Sonhar dormindo é o maior barato, uma eterna viajem.
Fiz, vi e ouvi de tudo. Já voei, ouvi animais falando, me encontrei com amigos e parentes mortos e um infinito de coisas, que infelizmente não lembro mais.
Foi interessante terminar de escrever esse texto, pois nessa manhã lembrei do meu novo sonho, como Deus é bom.
Eu comprei um bugre do meu irmão e fui para o trabalho dirigindo ele. Chegando no serviço me dei conta que estava pelado, mas tinha levado um lençol por cima do corpo. Então fiz uma espécie de sarongue havaiano ou uma túnica indiana, sei lá o que era aquilo e lá fui eu para o meu emprego. Detalhe, todos elogiaram minha roupa, não falei que é uma viajem, bons sonhos.
Homenagem ao colega de trabalho Roberto Artur Ghidalevich, obrigado pela força irmão.
Como será que está meu creditempo de vida? Não sei, mas certo estou que a qualquer momento seguirei em partida.
Espero cumprir o tempo que me resta fazendo de todos os dias boas e agradáveis despedidas.
Esta é a minha, a nossa momentânea porção nesta vida.
Para onde iremos nada podemos levar, mas para os que aqui ficarem, boas e saudosas lembranças devemos deixar.
Estou em paz, lutei e o que pude eu fiz, sempre tentando de todas as formas fazer o meu povo feliz. Se para muitos errei, mil desculpas quero pedir, nunca foi proposital, meus erros comprova que sou um mero mortal.
Agora é tentar viver o tempo que se chama hoje e agradecer, sim, gratidão por tudo o quanto vivi antes de chegar o meu fim.
Escolha
Eu tenho a alma voando
no encalço de uma ave cega:
se escolho rumo do escuro
me apoio à sombra do muro
pousado na minha testa.
Se elejo o rumo da alvura
falseio os passos da vida
e me descubro gritando
um grito que não é meu.
Que faço das mãos cobertas
de um sol doído só de África?
E do tantã nestas veias,
turbando o ritmo ao sangue?
Na face o dia não pousa
o seu cesto de alegria
e a manhã precipita
ventos e noites amargas.
Meu grito
Meu grito é estertor de um rio convulso…
Do Nilo, ah, do Nilo é o meu grito…
E o que me dói é fruto das raízes,
ai, cruas cicatrizes!,
das bruscas florestas da terra africana!
Meu grito é um espasmo que me esmaga,
há um punhal vibrando em mim, rasgando
meu pobre coração que hesita
entre erguer ou calar a voz aflita:
Ó Africa! Ó África!
Meu grito é sem cor, é um grito seco,
é verdadeiro e triste…
Meu deus, porque é que existo sem mensagem,
a não ser essa voz que me constrange,
sem ecos, sem lineios, desabrida?
Senhor! Jesus! Cristo!
Por que é que grito?
Em maio
Já não há mais razão para chamar as lembranças
e mostrá-las ao povo em maio.
Em maio sopram ventos desatados
por mãos de mando, turvam o sentido
do que sonhamos.
Em maio uma tal senhora Liberdade se alvoroça
e desce às praças das bocas entreabertas
e começa:
"Outrora, nas senzalas, os senhores..."
Mas a Liberdade que desce à praça
nos meados de maio,
pedindo rumores,
é uma senhora esquálida, seca, desvalida,
e nada sabe de nossa vida.
A Liberdade que sei é uma menina sem jeito,
vem montada no ombro dos moleques
ou se esconde
no peito, em fogo, dos que jamais irão
à praça.
Na praça estão os fracos, os velhos, os decadentes
e seu grito: "Ó bendita Liberdade!"
E ela sorri e se orgulha, de verdade,
do muito que tem feito!
Notícia
A nuvens trouxeram-me notícias
do céu...
As aves disseram-me como iam
as montanhas...
Coisas estranhas
começaram a dar-se então
com minha alma...
Rumo
Às vezes ergo os olhos, interrogo
o seco céu sem urubu, sem nódoa
de nuvem: Deus,
que queres?
Que eu me atropele
com minha própria sombra, que embranqueça
meu dorso e voe?
Duramente apaixonada
Meu corpo te chama. Minha cabeça te implora. Meu tempo fica longo e curto ao mesmo tempo. Logo eu que sou dura, duramente apaixonada, duramente intensa, duramente motivada a viver um amor.
Eu espero com ansiedade o minuto seguinte pra te ouvir, te ver, te sentir.
Eu sei que você está certo. Mas, não queria que você tivesse. Eu só queria estar errada em me apaixonar, mas estuo certa. Como que faz?
E se eu me machucar de novo?
E se eu não aguentar sofrer da próxima vez. Você desperta até meu lado romântico há tempos adormecido.
Maria, o amor sempre vence!
(Livro - Amar Até Dizer Chega)
Brechó
Deve haver um brechó onde ficam os sonhos não realizados, eu jamais ousaria dizer em voz alta, medo que os sonhos sejam comprados por qualquer um, ou que por alguém que não dê o devido valor a grandeza deles, ou ainda que os despreze na cara grande.
Volta e meia aparece um comprador de sonhos, mas nada que anime, "Só dão aquela olhadinha". Meus sonhos de brechó vez ou outra se animam, criam expectativas inúteis. Deve acontecer com quase todos, quem por aí conseguiu realizar todos os sonhos?
E realizar os sonhos nem sempre é sinônimo de ser feliz pra sempre, pode ser só uma felicidade momentânea. Uma vez que a cada sonho realizado nossas buscam aumentam, aumenta pra um nível maior.
Embora eu tenha uma lista imensa de coisas a serem feitas antes de morrer, sempre reorganizo as prioridades e às vezes os sonhos ficam bem distantes da realidade. Mas sonhar faz bem. O que seria de nós se deixássemos de sonhar? Qual sentido teria a vida? Eu não sei. Meus sonhos estão no brechó. Não pense que é ruim, eles já estiveram em liquidação. Com compradores de sonhos compulsivos, aqueles que compram o que não precisam. Com resultados catastróficos aqui dentro.
Vou mantê-los no brechó. Quem sabe um dia eles voltem à moda.
Maria, o amor sempre vence!
(Livro: Amar Até Dizer Chega)
Brotos
Brotos de esperanças apareceram nesse inverno.
Maria, o amor sempre vence!
(Livro: Amar Até Dizer Chega)
O que será?
A primeira vista uma brincadeira
A segunda uma comoção
Na terceira estava entregue, perdi o fôlego e a chave do coração
Arrombou todas as portas, acelerou cada pedaço de mim, inundou meus oceanos, me fez chorar, me fez sorrir
Meus músculos trêmulos como flatos
Minhas veias altas
Meu sorriso acanhado
Meu peito explodindo
Esquivei-me, não podia ser, mas era, como podia? Não sei. Mas os sonhos extraviados voltaram pro seu lugar, pavor só de imaginar. O que foi, o que é, o que será?
Maria, o amor sempre vence
(Livro: Amar Até Dizer Chega)
Amor crescente
Minha vontade era ter teu corpo aqui Colado no meu
...quando ouço de amor, quando ouço a palavra amor por aí...meu corpo todo sorri e lembra de você. Meu rosto trás um sorriso meio tímido que não é comum, mas que na sua presença parece que sou uma adolescente de novo, reaprendendo tudo novamente.
Cada milésimo de segundo em movimento, sorriso, toque, gesto, carinho, me ganha um pouco mais... é um amor crescente. Demorei pra encontrar alguém como você e não quero e nem ousaria perder.
A luz que me traz paz
Maria, o amor sempre vence
(Livro: Amar Até Dizer Chega)
Ocasião especial
Eu queria te contar que você é minha ocasião especial. Com você eu não guardo nada pra depois. Com você, sempre quero estar com minhas coisas mais bonitas expostas, seja elas, roupas, sapatos, coração ou alma.
Com você, tudo que seria deixado pra uma ocasião importante, todo dia levo pra te mostrar, você é minha ocasião importante. Com você eu gastaria todo dia, minha roupa "de sair", meu batom vermelho "arreganhado", meu salto 15, meu vestido de festa, meu grande coração que fica de manteiga, se derrete todinho por sua causa. Gastaria minha melhor maquiagem, minha melhor transparência e verdade. Porque você é sem sombra de dúvida, minha ocasião especial. Então, levo pra você o que eu tenho de mais bonito: Minha alma nua.
Séc. XXI
08/2020
(Livro: Amar Até Dizer Chega)
poesia antes da escrita
A poesia veio antes da escrita, existe tanto semianalfabeto um poeta e tanto, daqueles que gramática nenhuma poderia botar defeito e nenhum "dotô", falaria mais bonito. A poesia é alma, poesia boa mesmo é do tipo cantiga no mato, na roça com a vó, ou buscando a lenha pra acender o fogão. Poesia também já veio numa "borná", com um lápis e uma folha de papel de pão. Poesia já veio até no "calcanhar", já veio no joanete que contava muita história no tempo do frio. Não se nasce alfabetizado na língua dos homens, mas. Pode-se nascer alfabetizado na língua do amor e da poesia, portanto, pra ser poeta, basta-o ser.
MARIA, O AMOR SEMPRE VENCE!
(Livro: Amar Até Dizer Chega)
Verdade absoluta
Eu nem sei o que dizer
Estou sendo estreada de novo com você
Já te falei né? Então... Também to descobrindo coisas em mim junto contigo. Você é tão mais do que você imagina pra mim, que não tem idéia. Ahm
Eu acredito e vivo isso como se fosse uma verdade absoluta. De verdade.
Pode até ser que você desista ali na frente por milhões de motivos, mas uma coisa é certa, eu vou viver isso, viver você, viver nós até a última gota. Mergulhei.
Tu me convenceste a mergulhar.
Você é tão foda, tão importante.
Putz... Fora o amor.
Ainda tem o amor.
Você sabe disso.
Não morra agora, pode demorar mais uns 60 anos pelo ao menos... Será pouco, mas será um bom começo.
MARIA, O AMOR SEMPRE VENCE
(Livro: Amar Até Dizer Chega)
Membro fantasma
Eu te sinto
Às vezes dói
Às vezes, é estranho
Mas, você não faz mais parte
Você é como um membro amputado
Eu sinto, mas não existe mais, é uma dor fantasma, de um membro que foi meu, mas já não é.
Até nisso você ainda insiste em me enganar.
Maria, o amor sempre vence!
(Livro: Amar Até Dizer Chega)
AMIGO OCULTO
Eu ainda tenho medo
As vezes me pego tendo medo de ser feliz
As vezes meu medo é que seja verdade, outras que tudo não passe de uma enorme mentira
Ahn...Eu queria...
Não. Eu quero. Quero tanto que me perco nos rios de sentimentos que brotam das nascentes do meu coração encharcado de sentimentos e de amor. Você nunca mais me escreveu. Você também já não me parece com tanta empolgação. Sim. Eu sei o quanto é terrível algumas coisas, mas o mais terrível é amor não correspondido. E vá por mim, disso eu entendo.
As vezes eu pego pensando se de novo vão desistir de mim, porque o amor é menos importante que as outras coisas. Não Tô dizendo que eu quero que fique por obrigação. Ninguém é obrigado a nada, muito menos aqui nessas bandas. TO DIZENDO EM LETRAS GARRAFAIS que O AMOR DEVERIA SEMPRE SER O MAIS IMPORTANTE, mas as vezes parece que não é, esse é o meu medo.
Já vi tanta gente desistindo do amor...só não gostaria de passar isso novamente. Entende?
Eu não pedi nada não. Eu parei de pedir ha muito tempo. Foi apresentado a mim, jogado na minha cara, eu só aceitei o presente, eu achei ser presente, eu espero ser presente. Se não o meu presente, ao menos o seu presente. Se não der pra duas pessoas saíram felizes desse amigo oculto, que pelo ao menos uma saia.
(Livro: Amar Até Dizer Chega)
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp