Poemas de Auto Conhecimento
O sábio analisa atentamente seu oponente, ele não fala, não gesticula. Apenas ouve, observa e absorve para si todo conhecimento, e quando ele se pronuncia, sua sabedoria é tão apurada que ninguém mais terá a necessidade de falar coisa alguma.
A vida é repleta de mistérios, de uma maneira que levaríamos eternidades para compreendê-la. Por isso, estamos aqui para nos entendermos e, em seguida, partirmos. Afinal, conhecemos tão pouco a nós mesmos, mais do que conhecemos a vida.
A cultura é o vento que alarga as velas da mente, para que ela não se encoste às margens de uma vida pequena.
Os livros são os tesouros mais preciosos do mundo; cada autor compartilha, em um punhado de páginas, as partes mais valiosas e os pensamentos mais profundos de suas vidas. Em poucas horas, transferem a nós, leitores, conhecimentos e experiências acumulados ao longo de meses, anos ou até décadas.
A simplicidade é a arte mais difícil de ser exercida ,pois ela exige sabedoria e tempo e nem todos têm consciência de que o "seu conhecimento” é uma ilha num mar de ignorâncias.
Quando se está em guerra não se limpam as armas. Combater opressores também é uma forma de adoração a Deus.
Muitos, inclusive eu, nos sentimos fragmentados porque, descobrimos em nós, facetas que não combinam com nossa auto imagem. Nos assustamos diante dessa situação. E não sabemos como agir ou, reagir adequadamente diante dessa situação, se devemos reprimir, abafar ou simplesmente fugir delas.
A busca pelo conhecimento de nós mesmo, nos aproxima de uma possível compreensão e integração real das nossas ações e das nossas visões sobre nós mesmos.
Quando você troca um pão com um semelhante, continua com a mesma quantidade, mas ao trocar uma ideia, ambos saem com, no mínimo, duas.
As vezes tudo que você precisa saber é - O que é certo. Então a questão não é ter problema de fazer o que é certo. A relevância não está na ação, mas no conhecimento que gerou a ação. Será que suas decisões são conscientes e estão respaldadas de conhecimento e informações suficientes?
Quanto mais velho me torno, menos sei acerca das coisas, ao passo que são tantas as possibilidades de novos saberes que se despontam.
Os tiranos não temem armas,temem ideias.
Os déspotas não receiam a miséria, receiam que se perceba por que ela existe.
Sempre reclamaremos de algo e questionaremos a existência de muitos fatos, mas sempre teremos clareza sobre quem somos.
“Não perca tempo com coisas fúteis e infrutíferas. Empregue seus esforços na absorção de conhecimento e no desenvolvimento de novos projetos.”
"Enquanto as cidades correm atrás de minutos, o campo ensina que o tempo não é um relógio, mas o ritmo das colheitas: só floresce quem aprende a esperar."
"Vivemos na contradição de buscar sentido em um universo que não nos promete respostas, mas é justamente nesse vazio que inventamos a poesia de continuar."
- Relacionados
- Frases de José Saramago
- Poesia sobre Flores
- Frases de autoestima para status cheios de atitude
- Frases de autoestima para crianças (palavras de encorajamento)
- Frases sobre conhecimento e evolução profissional para inspirar sua jornada
- Frases de Auto Ajuda
- Mulher determinada: frases para fortalecer sua confiança interior
