Poemas de Auto Conhecimento

Cerca de 14351 poemas de Auto Conhecimento

⁠"COLOQUE A ARMA MAIS IMPORTANTE NAS MÃOS (cabeça) DE SEUS FILHOS que é o conhecimento (estudos) e estimule a lutar, mesmo que seja reticente. Tudo pode ser subtraído, menos o conhecimento. Com está ferramenta e a boa vontade, ninguém o segura e a vitória virá"

⁠Conhecimento é a maior fonte de poder da humanidade. Seu oposto, a ignorância é o mais perigoso dos males de todos os tempos. É ela que dá origem a uma série de tragédias que o conhecimento facilmente teria evitado. Deve ser por isso que no Egito os livros eram tão valorizados e as bibliotecas eram chamadas de tesouro dos remédios da alma.

⁠Viver sem ler é como navegar em um oceano sem bússola. Sem acesso ao conhecimento, somos vulneráveis à manipulação e à crença cega no que nos é dito. A leitura nos capacita a questionar, a analisar e a formar nossas próprias opiniões. Portanto, ignorar a leitura é abrir mão da nossa capacidade de discernimento e nos expor ao perigo de sermos conduzidos por ideias alheias, sem a devida reflexão.

⁠O sábio se esforça para entender o seu caminho, mas o tolo não da importância ao conhecimento.

⁠O conhecimento acumula fatos, mas a sabedoria transforma esses fatos em entendimento e ação.

Para compreender certos mistérios na vida é necessária muito mais imaginação que conhecimento.

⁠Como devemos interpretar o fato de, neste mundo tão moderno, no auge do conhecimento e da sofisticação da medicina, vermos cada vez mais doenças físicas crônicas e transtornos mentais? E como não estamos alarmados com isso?

Gabor Maté
O mito do normal. Rio de Janeiro: Sextante, 2023.

⁠ o amadurecer do ser humano, não é ficar
mais velho, é exatamente aiquirir conhecimento.


Ter muito conhecimento e títulos e não colocá-los em prática é como os livros nas estantes que só juntam poeira se não forem consultados.

⁠O conhecimento é a chave que pode abrir portas no coração e na mente que auxiliam no autodesenvolvimento em todos os aspectos, intelectual, emocional, físico e espiritual.
As chaves que encontramos no caminho, podem ser a leitura e ou as experiências de vida.

Prefiro viver na luz do conhecimento e as claras, do que na escuridão das trevas de mentiras, ou numa Ignorância onde pairam sombras de dúvidas.

A sabedoria não consiste na grandeza ou quantidade de conhecimento que uma pessoa possui, mas na maturidade das experiências vividas.

⁠Nenhum conhecimento é maior que a sabedoria e esta é a bússola que podemos utilizar para trilhar nossos caminhos.

⁠O conhecimento traz a veracidade, a riqueza beira a insanidade, e a decência visa a realidade.

Ser professor é um ato altruísta, ao desapegar do seu conhecimento e repassar ao próximo.

⁠O caminho do conhecimento é fácil de seguir depois de tê-lo encontrado, difícil é encontrá-lo.

⁠De fato há coisas que é melhor nem tomar conhecimento, para pouparmos nossa saúde emocional. Que as injustiças e ingratidões que meus olhos veem e ouvidos escutam, não ofusquem a bondade e amor do meu coração.

⁠E de tanto conhecimento sem consentimento tiraram-me a sabedoria que eu tanto queria!

Cada página de conhecimento que já li foi tijolo na construção de que sou eu. E todos os instantes que estimo expandir o ser com a leitura, nado um pouco no mar da sabedoria.

⁠O questionamento constante é uma grande fonte de conhecimento. E o crescimento por sua vez, é uma fonte de satisfação