Poemas de Auto Conhecimento

Cerca de 14292 poemas de Auto Conhecimento

⁠Trazer um pouco de sabedoria e luz para nossos dias é uma tarefa diária, um compromisso que assumimos conosco mesmos e com o mundo. É através desse cultivo que podemos transformar nosso cotidiano em uma jornada significativa, repleta de aprendizados, crescimento e conexões verdadeiras.

- Edna Andrade

Inserida por EdnadeAndrade

⁠Abraçando as ausências
No abraço das ausências encontramos o crescimento,
Como sementes no inverno, buscando força, nos desenvolvemos,
Uma jornada pelos espaços, pelas lacunas, pelo desconhecido,
Para esculpir nossas almas, para reivindicar os caminhos perdidos.
Através do silêncio, ecos do eu são encontrados,
Um vazio existencial, onde ressoam vozes e pensamentos sufocados,
Na ausência de conforto, nos resta a fé e a esperança,
Florescer e ressignificar, a luz do amor de Deus e da perseverança.
@ocasulodabia

Inserida por anabeatriz_depaula

A verdade não se propaga em linha reta; ela orbita, e sempre aparece

De fato, este pensamento evoca uma visão poética e filosófica da natureza da verdade. Ao afirmar que "a verdade não se propaga em linha reta; ela orbita, e sempre aparece", você está traduzindo que a verdade não segue um caminho linear e previsível, mas sim um movimento mais complexo e cíclico, semelhante ao movimento dos planetas ao ao redor do sol.
A ideia de que a "órbita" de verdade implica que ela não pode ser contida ou controlada, mas é algo que se move livremente e segue sua própria trajetória. Ela não está limitada a seguir um único curso, mas em vez disso, pode se manifestar de maneira imprevista em diferentes momentos e contextos.
Além disso, a expressão "e sempre aparece" ressalta que, mesmo que a verdade possa parecer temporariamente escondida ou não observável, ela eventualmente eclodiu. Assim como um planeta em órbita volta a ficar visível no céu, a verdade encontrará seu caminho para se evidenciar e ser visto, mesmo que isso leve tempo.
Esse pensamento sugere uma fé na inevitabilidade da verdade emergir e ser reconhecida, independentemente das circunstâncias momentâneas. Ele também nos encoraja a manter uma perspectiva mais ampla sobre o conhecimento e a realidade, lembrando-nos de que a busca pela verdade é um processo contínuo e dinâmico, em constante movimento e evolução.

Inserida por MauricioCCantelli

⁠“SOBRE O ENSINO

Somente poderemos
ENSINAR
Se tivermos a
convicção comprobatória
que estamos em conformidade com a Razão e Pleno Conhecimento sobre o
Tema.”

⁠Palavras Transformadoras do Nosso Mestre Jesus, veio trazer a luz que tanto preciso. Ele não faz a distinção entre claro e escuro, dias e noites, Ele rompe todos os paradigmas e nos ajuda a ser seres humanos melhores. Gratidão pelos ensinamentos de Jesus.

Minha oração nesse dia de hoje é:

Querido Deus eu te amo, mesmo que meu amor não seja comparado ao Seu. Me ajude a te amar com perfeição. Traga a luz a mim e meus familiares. Abra as portas da abundância em nossas vida e traga luz para dentro de nós, para que possamos ser o sal da terra e luz desse mundo. Obrigado, amém.

Palavra para reflexão estão em Salmo 139 v. 11-12; e Mateus 4 v. 23-25.

Palavra de Salmo

Eu poderia pedir que a escuridão me escondesse e que em volta de mim a luz virasse noite; mas isso não adiantaria nada porque para ti a escuridão não é escura, e a noite é tão clara como o dia. Tu não fazes diferença entre a luz e a escuridão.
Salmos 139:11‭-‬12 NTLH

Palavras de Jesus em Mateus

Jesus andou por toda a Galileia, ensinando nas sinagogas , anunciando a boa notícia do Reino e curando as enfermidades e as doenças graves do povo. As notícias a respeito dele se espalharam por toda a região da Síria. Por isso o povo levava a Jesus pessoas que sofriam de várias doenças e de todos os tipos de males, isto é, epiléticos, paralíticos e pessoas dominadas por demônios; e ele curava todos. Grandes multidões o seguiam; eram gente da Galileia, das Dez Cidades , de Jerusalém, da Judeia e das regiões que ficam no lado leste do rio Jordão.
Mateus 4:23‭-‬25 NTLH

Inserida por Gleucogalvao

⁠Se você deseja ser um líder relevante para seu tempo você precisa:
- Ter intimidade com Deus;
- Ter conhecimento das escrituras;
- Entender sua geração;
- Conhecer seu propósito.

Inserida por VerbosdoVerbo

Se às vezes dizem dentro de ti está uma criança ferida, não reprimas as palavras.
E se eu dizer dentro de ti falta conhecimento e suporte de pensamento consciente perante situações adversas.
Assim o faço pelo crescimento e não o vitimismo.
Verdadeiramente real racionalizar a palavra ferida por acontecimentos negativos reprimidos pela falta do medicamento da lucidez das palavras.

Inserida por Sararomano

⁠Ouvir e escutar são dois idiomas!
Escutar precisa ser traduzido pela alma.
(Nepom Ridna)

Inserida por ridnaruJ

⁠Somos; bolinhas de ping-pong.
Num joguinho amistoso entre Deus e o Diabo.
(Nepom Ridna)

Inserida por ridnaruJ

⁠QUIÇÁ!

Se o homem, desde cedo, fosse introduzido
aos conhecimentos acerca da imensidão do universo
e seus mistérios, teríamos mais pessoas conscientes
de sua insignificante dimensão,
que possibilitaria enxergar que não podem ser mais do que são.

Inserida por joseni_caminha

Conhecer a língua mãe, compreendeer a interpretaçao de seus símbolos e textos, na educaçao básica,
É a chave que permite a criança,
abrir as portas dos demais conhecimentos.
É nessa etapa que se forma ou não o leitor, o pesquisador e o questionador
Não se constroi a autonomia sem desenvolver o hábito de ler, de pesquisar e de questionar

Inserida por joseni_caminha

⁠Em um mundo regido pela ignorância, quão grande seria sua resiliência para lidar com o fardo da inteligência?

O conhecimento liberta!
Mas entre ser L I V R E e ter P A Z, na segunda opção o "S A B E R" fica espremido demais....

Inserida por camila_ladine

⁠Escola

A escola é o começo da autonomia,
também é o recomeço e a transposição,
é o lugar onde os olhos da mente se abrem,
se expandem e se alongam para novos cenários,
crescendo como se recebesse fermento.
A escola é de verdade, fermento,
que faz crescer o bolo do conhecimento,
que leva para a vida, compreensão e sabedoria.

Na escola se aprende a aprender,
e aprendendo no passo a passo,
vai-se escolhendo o que se deseja ser,
piloto, médico, cantor, professor...
Os traços no dia a dia da escola,
vão se desenhando na personalidade,
ganhando a forma e a certeza,
do conhecimento produzido no justo compasso.

Na escola se aprende a conviver,
com as diversidades de gostos,
de pensamentos e maneiras de ser,
cria-se laços e lindas amizades,
abrindo um leque de afinidades,
vive-se momentos que produzirão,
memórias eternas e imensas saudades,
ensinamentos que a mente conseguiu absorver.

Rozilda Euzebio Costa

Inserida por bellamagnolia

⁠A escola é o começo da autonomia, também é o recomeço e a transposição.
É o lugar onde os olhos da mente se abrem, se expandem e se alongam para novos cenários, crescendo como se recebesse fermento.
A escola é de verdade, fermento, que faz crescer o bolo do conhecimento, que leva para a vida, compreensão e sabedoria.

Inserida por bellamagnolia

⁠“(...) são muitos os doutores, mestres e especialistas que não se dedicam ao ofício de viver o ensinar com prazer;

O comprometimento de atuar, operar e de transformar genuinamente a realidade da educação. O cumprimento é baseado apenas na titulação adquirida […]

O cumprimento deveria ser não por títulos, mas pelo prazer no ensino somado aos desafios diários e na mediação do conhecimento com a diversidade; o compromisso com a humanização dos homens.

A titulação deveria ser a essência da força motriz que moveria servir a todos, independentemente de suas especificidades” (SILVA, 2019, p. 110).

Inserida por ReginaldoSilva

Alguns costumam dizer:
— "Se conselho fosse bom, não seria de graça!"
Eu particularmente discordo, pois aprendi que as maiores dádivas da vida são de graça, a começar por nossa salvação, "pela graça sois salvos"! Incluo também nessas poucas palavras o amor verdadeiro, a amizade verdadeira!
Penso que esse é um dos provérbios mais infelizes já criado. Oriundo do íntimo de um coração corrompido. Coração este que associa "o bom", aos bens materiais.
A sabedoria não se compra, é dada de graça aos que à amam e à buscam!
Por isso ouso reformular à mesma:
"Conselho é algo realmente bom e ainda é de graça!"

Autor: Eliseu Fernandes Laurindo

Inserida por eliseuangelos

Ao mesmo tempo que várias pessoas ficam olhando as histórias virtuais diariamente de muitas pessoas, são poucas as vezes que há qualquer tipo de posicionamento e interação com o conteúdo e com a própria pessoa.
Isso deixa claro que poucos estão realmente interessados em você.
E deixo uma dica valiosa: compartilhe conhecimento nas redes sociais, evite publicar suas dores e problemas.

Inserida por JaneSilvva

⁠Parece ser da natureza humana o engajamento em algum tipo de atividade, durante uma parte da vida.
O problema é que há um limite para a quantidade de ações que uma pessoa consegue fazer ao mesmo tempo.
Engajar-se em militância política de esquerda significa obrigatoriamente ocupar o tempo que deveria ser dedicado a auto-educaçào séria, a esportes ou convivência familiar intensa e saudável. O resultado de longo prazo do ativismo de esquerda (além do óbvio prejuízo político de se espalhar estupidez) serão adultos que leram menos, estudaram menos, e conviveram menos em suas famílias e comunidades tradicionais. Ou seja: a mais absoluta perda de tempo.

Inserida por aulercoelho

⁠Quando aprendemos a sentir a essência das pessoas passamos a não alimentar o ego de certas mentes pesadas e doentias.

Precisamos aprender a observar mais as pessoas...

Quando buscamos conhecer o interior de cada ser, a hipocrisia nele contida, e alimentada pela nossa atenção, começa a perder a força.

O mundo melhora e avança, quando conhecemos o quê é sintonia, as nossas vibrações tomam proporções mais elevadas.

Inserida por pedro_de_alexandre

Por que insistimos em não aprender, por que pelo menos não tentamos erros novos?
Persistimos no que já sabemos nos magoar, em dar importância em quem deveríamos ignorar.
Ignoramos a única coisa que deveríamos priorizar, o tempo.
Não nos damos conta, de de quantos já nos despedimos para sempre, de quantas velinhas já assopramos, de quantas vezes dizemos não vejo a hora que esse ano acabe.
Ele vai acabar, assim como todos os outros e assim como todos os outros não vai voltar.
E uma hora, assim como eu agora, você poderá se perguntar por que não aproveitei mais "aquelas" pessoas antes de me despedir, por que não tive mais desejos a cada velinha, e principalmente, por que tive tanta pressa em ver os anos passarem.

Inserida por PaulinhaM