Poemas de Auto Conhecimento

Cerca de 14292 poemas de Auto Conhecimento

Defronte-se todos os dias.
Contra a parede. Contra si mesmo.
Defrontar-se causa medo, causa pânico.
Pânico bom, pânico suave, mutação.
Conheça-se a si mesmo.
E caso meu conselho esteja errado...
Prometo: defrontar-me-ei mais uma vez.

Inserida por FERNANDOMINARI

"Eu vi nascer a vida,
vi o mundo ser criado e nisso ajudei.
Hoje sou mero mortal em meio aos demais,
deixando uma mensagem de paz
e harmonizando os caminhos que passo...
Sou aluno e professor,
as vezes insano outras doutor,
sou vento leve em meio a calmaria,
sou vendaval causando confusão,
como o vento, chego suave e aos poucos intensifico a minha energia,
trago paz a alguns e destruição a outros,
sou a resposta da natureza aos que procuram um novo caminho,
esse sou Eu o Filho do Vento"

Jhoon Alexo

Inserida por Jhoonalexo

A mulher, no Brasil e em todo o mundo, tem sido agredida, enganada com falsas promessas, tratada como se fosse "propriedade", e não raras vezes por outras mulheres. Este texto é em homenagem à mulher que busca, com toda sua força, com toda sua garra, a liberdade através do conhecimento. Conhecimento de si mesma, de seu ambiente e das conquistas a serem conquistadas.



MULHER

M de montanha, M de movimento, M de mulher

Nasceu livre, vive livre, não tem dono!

Mesmo que os machistas queiram

Que os fracos desejem e que os covardes apregoem

Nasceu livre, e vive livre, não tem dono!

Mesmo que ganhe menos e mesmo que sofra mais

Mesmo que lhe tirem a voz

E mesmo que, em tantas filas, fique para trás

Nasceu livre, e vive livre, não tem dono!

Mesmo que algumas aceitem as correntes

Mesmo que algumas até gostem das correntes

Nasceu livre, e vive livre, não tem dono!

Mesmo presa em quatro paredes e amarrada aos “deveres”

Criados, inventados por aproveitadores, covardes de plantão

Mesmo fingindo “prazeres”

Nasceu livre, e vive livre, não tem dono!

Mesmo agredida, diminuída, destruída

Mesmo que não seja ouvida

Sua voz ecoa, ganha espaço, incomoda

Seu grito de liberdade cresce, toma corpo

Mesmo que usada sutilmente e sutilmente enganada

Mesmo ludibriada, sutilmente levada por promessas vãs

Acorda a cada dia mais determinada

Aprende, compreende, e mais forte se torna

E mais bela se torna!

Nasceu livre, e vive livre, não tem dono!

Inserida por sidartamartins

As provas que você quer, só terá se realmente tiver o desejo de saber a verdade.
Muitos se fecham, outros se acomodam por estarem satisfeitos com a própria vida, outros criticam o que desconhecem, outros apenas ignoram.
Os que querem realmente ter o conhecimento vão atrás,experimentam, pesquisam, visitam, leem pois precisam provar dos erros, para terem o sabor real do conhecimento pela própria opinião e consciência.

Inserida por Ivan53

Se um dia aparecer alguém me
dizer que a sabedoria é o
sinônimo de elouquecimento , juro
que também diria que sou maluco
por conhecimento.

Inserida por antonovpetrovich

A maior arma contra o preconceito é dúvida.
A dúvida é inimiga da certeza.
A certeza é companheira daquele que tem pouco conhecimento, carregando-o dos mais diversos preconceitos.
Por sua vez o preconceito é o maior entrave na conquista de novos conhecimentos e da liberdade.

Inserida por FrancisIacona

"E se perdeu dentro de si mesmo,
na escuridão daquilo que nunca conheceu.
Susto apavorador!
Grita até hoje, se procurando.
Nunca se achou.
Foi enterrado dentro do eu de si mesmo, junto àquilo que nunca quis saber de si mesmo..."

Inserida por olinaldoveira

Tirar o Brasil do mapa da fome é fácil.
Qualquer editor gráfico é capaz de fazer.
Difícil é tirar a fome do mapa real do Brasil.
Isso é tarefa que exige conhecimento e muita
competência.

Inserida por FrancisIacona

A arte de Conhecer
Como seria legal se eu pudesse me preparar para tudo né?
Se eu pudesse conhecer tudo e todos só no olhar e assim quando terminasse o "Oi", eu saberia exatamente o que falar depois, sem ficar naquele clima estranho de será que estou incomodando?
Eu poderia contar o que eu sinto e o que eu penso, sem ao menos ficar na dúvida se devo confiar ou não...
Acho que está aí um desafio que a vida nós põe, traduzir um olhar, um gesto, um momento. Fazer com que essa troca de informações e confiança seja muito mais intensa, seja muito mais embaraçosa, afinal é assim que se define esse processo de conhecimento né?
Do proceder e processar mares de informações e seguir à faculdade do conhecer, deste modo podendo compreender de uma maneira mais ampla e ágil tal raciocínio lógico.
A vida tem dessas coisas. A cada dia ela nos prega uma peça, sendo ela alegre ou não, temos que saber como rir, porque não podemos ficar estáticos e esperar que em todas estas peças tenham graças. Temos que saber como nos virar, ser palhaço, ou até mesmo, quem sabe trapezista. Encarar, sem rodeios, da melhor maneira possível. Na maioria das vezes a vida não nos dá escolhas, mas ainda assim procuramos uma saída. Que bom seria se tivéssemos uma resposta para todas as questões, um sorriso para todas as situações, e um olhar encantado para tudo que nos é dado.

Inserida por William-Ariel

Uma das coisas que perseguem e atemorizam o “animal” humano é o risco de morrer por nada e – pior – morrer sozinho.

É por isso que as pessoas não ousam destoar do modo de viver da coletividade onde estão inseridos. E, quando o fazem, isto acontece sempre em segredo, como fosse ignomínia detestável, um “pecado”. Mas, há pecado maior do que crer-se melhor ao destoar do coletivo, como um Rei sem coroa? E mais: como um Rei-filósofo, sem coroa e sem a Razão?

(Extraído de "O ser humano e seus estábulos": http://wp.me/pwUpj-1Km)

Inserida por Ebrael

Onde Você Quer Chegar?

Desvendar o meu corpo,
o seu corpo…
O nossos corpos.
Exige de mim, de você
e de cada um de nós,
conhecimento, raciocínio,
entrega, relacionamentos.
A união desses fatores,
nos traz ou nos revela algo
divinamente intenso de nós.
Reconhecermos os nossos limites.
As nossas verdades.
Os nossos medos.
As nossas coragens…
É o primeiro passo!
E é daí, que eu
começaremos a enxergar.
Onde devemos chegar.
Onde queremos chegar?
A pergunta nos
leva a várias reflexões…
E nem sempre as
respostas são imediatas!

Inserida por daysesene

E se existisse uma maquina que conseguisse apagar nossas Memorias ruins , nossos fracassos , Medos , amores não correspondidos , e deixasse só as boas lembranças ?
Seria uma solução milagrosa para os fracos e tolos , gastariam todo tempo e talvez ate dinheiro se assim fosse preciso , só para adquirir essa "maquina dos sonhos " , porque as pessoas sempre procuram uma solução fácil para qualquer problema .
Que bom que essa maquina não existe, pois ela bloquearia algo maravilhoso que a vida proporciona , a capacidade de progredir , de aprender com os erros , se assim precisando sofrer , sofra , sofra muito , mas use isso para te tornar mais forte, mais sábio .
Busque saber o que realmente você é , o que você quer?
Não digo algo material , ou procurar amor em outro ser humano , é algo muito mais complexo que isso , que não conseguiria explicar por você.

Inserida por MaykonMartins

Quando acordo todo animado e fico com uma vontade imensa de trabalhar, volto para a cama e durmo novamente.

Algo de mágico acontece minutos depois, pois quando acordo novamente a vontade que surge em meu pensamento é outra.

Inserida por joseguimaraes

Num dia, como outro qualquer, a gente percebe que mudou, e tudo passa a ser novo, e não nos cabe mais daquela maneira velha. Velhos vícios partem, e novos horizontes surgem como sorrisos irresistíveis, e nos faz entender que, na vida tudo nos pertence, a partir do momento que estamos preparados para vivermos apenas com o essencial.
Ao livrarmo-nos de julgamentos desnecessários, de nós mesmos e dos outros, passamos a viver com o que, de fato, nos é vital. A tolerância e o amor.
Se livre fossemos de todo o ego, a humanidade seria realmente perfeita e bela.
Estar em construção significa caminhar para longe do que fomos um dia, sem deixar para trás aquilo que nos trouxe até aqui.
A queixa vexatória e difamatória é o mais terrível dos costumes humanos. O resenhar de almas leva ao ódio, e o ódio não nos leva, retém. E não há nada mais triste do que acordar no mesmo lugar, com os mesmos vícios de outrora.

Inserida por Julia06

No oriente médio, um turista brasileiro encontra um velhinho caminhando pelas areias do deserto, e questiona-o:

- Se o senhor conhecesse o nosso pais, não ficaria aqui nem um minuto. No Brasil há muito verde, muita coisa bonita, e aqui é somente essa imensidão de deserto.

O ancião não gostou das palavras do seu interlocutor:

- Qual é a cabeça que coça mais, a do cabeludo ou a do careca?

O turista se apressou na sua resposta:

- Acho que a do cabeludo.

E o velhinho sorrindo, justificou o motivo de sua indagação:

- Então? A nossa terra pode parecer estéril na aparência, mas no seu bojo há muito petróleo. No entanto, um território que se mostra próspero na aparência vive cheio de problemas. Outra diferença entre o deserto e uma terra coberta de arbustos, é que aqui aprendemos a valorizar uma palmeira como se ela fosse uma imensa floresta. Diferentemente de vocês brasileiros que aprenderam a valorizar a Amazônia como se ela fosse uma palmeira.

O forasteiro ainda quis contra-argumentar e falar também dos problemas milenares daqueles povos do oriente com a disputa de território, mas achou melhor ficar calado para não receber uma lição ainda maior.

Inserida por Valdirdomiciano

tudo é movimento
tudo é a causa dele
e o seu fim derradeiro

inclina-se a sombra
à passagem da palavra acabada
de nascer

sábia
culta e nova
fugiu desse abismo onde andou
tanto tempo
esquecida de dizer



in "Meditações sobre a palavra" (um tributo a Ramos Rosa, o poeta do presente absoluto), editora Temas Originais, do poeta Alvaro Giesta

Inserida por alvarogiesta

Certo discípulo chegou ao seu mestre com uma grande dúvida:

-Mestre, qual o sentido da felicidade?

O ancião, percebendo o que se passava na cabeça do seu interlocutor, não hesitou em lhe fazer outro questionamento:

- Quantos sentidos nós temos?

- Cinco sentidos - respndeu-lhe o rapaz.

E, olhando firme para aquele moço com um brilho cheio de expectativas nos olhos, o velho sábio não se intimidou em lançar um certo enigma nas entrelinhas de sua resposta:

- Então, precisamos de mais um sentido para compreendermos a tal felicidade.

Inserida por Valdirdomiciano

Saudade

Não precisamos temer a morte, pois é através dela que a vida pode renascer. Com ela podemos nos tornar uma linda fénix e aceitando ela, podemos cada vez mais crescer.

A morte é uma consequência natural é tão comum quanto nascer. Ela é pausa para o recomeço e sempre permite um novo amanhecer.

Ela faz parte do processo do conhecimento, é uma importante aliada. Não! Nunca será uma inimiga! Ela não fere, não dilacera, não dói e nem nos arrasa, quem faz isso é a saudade.

Inserida por lucianotbrandao

Arrepender-se do passado é negar a própria existência.

A experiência não é o que nos acontece mas o que a gente faz com o que acontece.
O conhecimento não é o que você aprende mas como você aplica esse conhecimento na vida.
As frases acima não são minhas ou eu me apropriei das mesmas palavras que qualquer pessoa poderia usar para para descrever as próprias experiências.
E o que é o saber e a experiência senão vivermos nós mesmos o que os outros já sentiram e já viveram?
O saber não está na originalidade mas na aplicação do conhecimento disponível, para que nós vivamos a nossa própria vida com a originalidade dos nossos sentimentos.

Inserida por marinhoguzman

Pensamentos

Memórias, lembranças e recordações. São os mais perfeitos traços de nossa cognição.

Tríplice preciosa, definidora de nossa personalidade.

Caracteriza o ser humano e individualiza sua capacidade.

Sua face mais bela, a inteligência e a outra, saudade.

Com elas é que adquirimos o conhecimento e assim entender o sentido de existir.
Tudo isso graças ao pensamento, o nosso mais raro elixir.

Inserida por lucianotbrandao