Poemas de Amizades Obre quem Confio
Não desperdice sua energia tentando provar seu valor para aqueles que não se importam o suficiente para fazer o mínimo por você. A vida é preciosa demais para ser gasta em esforços vãos, buscando validação onde não há reciprocidade.
“Observando a amizade. Ela atravessa o tempo, uma vida inteira, quando nada a abala, nem a distância nem o respeito durante a ausência. Quando aquele amigo(a) estará disponível para lhe ouvir ou ajudar de todo coração.”
#bysissym
E foi hoje que eu engoli o orgulho. Ele não é muito bom ao paladar. Me faz vomitar. Nem consegui comer a minha salada. Ele cheira como um peixe falecido há anos. Sob o escaldante sol do verão. E eu comi ele. Engoli esse orgulho repugnante que me atrapalhou durante todos esses anos. Valeu a pena? Não sei. Sim. Não. Não sei. Ainda não decidi. Mas esse sabor inigualavelmente enjoativo ainda está rodando em meu estômago. Remoendo mágoas passadas. Quase esquecidas. Mas que nunca o serão. Não é possível esquecer. Pois tentar esquecer é lembrar. E lembrar dá raiva. Perdoar, talvez. Esquecer??? Nunca. Nunca. Nunca!!! Era para ser um esforço conjunto. Um esforço mútuo. Igual para ambos os lados. Mas não. Ela estava me esperando. Esperando que eu tomasse a iniciativa. Esperando sentada. Que bom. Porque eu sou alérgica a esse orgulho que tive de engolir, sabe? Sim, sou alérgica. E ela não valorizou meu esforço. Nunca valorizou meu esforço. Mas mesmo assim eu estava lá. Me abrindo para ela. Chorando para ela. Chorando com ela. Sobre todo o mal que tive de suportar em silêncio até hoje, e para sempre. E sobre todo o mal que ela teve de suportar por minha causa até hoje. Igual. A única pessoa que me entenderia era ela. Por que eu não pensei nisso antes? Não sei. Eu não queria. Me faz mal. MUITO mal. Muito mal MESMO. Mas consegui. Eu engoli esse orgulho apodrecido e repugnante, ainda que não tenha me feito bem a curto prazo, pois sei que à longa distância vai resolver. Sim: heróina sou. Heróina. Realmente é o que penso. Porque não vou contar isso para ninguém. Fiz isso por ela. Só por ela. Libertei ela. E quanto a mim? Continuo na mesma. Eu acho. Mas agora deve estar melhor. Em algum lugar do céu ou do mar. Espero que logo eu possa entender como fiz isso. Porque... eu consegui.
Alguns momentos, pessoas e ambientes pérolas em nossas vidas, são lançadas aos porcos por nossos vícios de insatisfações. Daí, perde-se a oportunidade de criar vínculo que vale a pena.
Seja intenso e verdadeiro,
Abra seu coração para o aroma da felicidade, ela; a felicidade possui está alquimia, saiba que ninguém escapa de uma boa prosa, boas risadas e uma conversa na intimidade, quem assim não procede, se foi no horizonte, estabeleceu fronteiras nos laços da amizade, fundou ferro com barro, foi-se a glória da vida, se postou a arrogância e se perdeu no seu eu, a si mesmo pergunta? Cadê os meus tesouros e as minhas relíquias, onde estão? Será que nunca mais voltam, vida sem razão não tem respostas dos céus! Entenda quem é sensível ao ouvir, falar e proceder tem parte com Deus e o Espírito divino que Jesus nos prometeu. Este nos consola e nos alegra a cada amanhecer.
Não confunda amizade com dar liberdade as pessoas para querer julgarsua vida, pois os amigos de verdade jamais serão juízes do seu coração!
Quando eu te falo das coisas boas sobre você ou te faço sorrir bastante, não é porque eu desejo esconder a minha tristeza ou dor; pelo contrário, é justamente porque sou fruto delas que reconheci ambas em você. E eu, de um modo ou de outro, decidi te ajudar a não ceder ao pessimismo oriundo dessas sensações. E o método terapêutico mais eficiente que encontrei foi de dar o primeiro passo, o primeiro sorriso, de ser gentil. Eis aí a explicação para essa tão gostosa sensação nossa de conexão.
ninguém conhecerá melhor seu amante, que o mesmo inimigo dele.
Faça um teste, pergunte e então tire suas conclusões próprias: que melhor ao final das contas aquele que sabe viver sozinho.
Nem todo mundo é nosso amigo, mas às vezes de onde menos reflete o nascer do sol, é de onde sai o poente mais lindo.
@poeticainterstelar
Seres humanos precisam de outros seres humanos. De convívio e inclusão social. De um abraço eventualmente, de ser respeitado por suas condições.
#bysissym
Uma verdadeira amizade é inconformada com seus erros, porém a falsa amizade te aplaude e apoia em cada erro que te prejudicará no futuro.
Às vezes, o que não queremos saber de nós mesmos é que a ausência de verdade nas atitudes traz à tona os defeitos antes guardados!
Não me entristeço com quem vai embora depois de conseguir o que queria. A verdade sempre revela quem é quem.
Ser “bom” e não ser “egoísta” para algumas pessoas, infelizmente, não é um estado permanente, “mas um esforço diário”.
Somos o outro na vida do outro. Negamos em nós aquilo que não queremos ver — ou aquilo que ainda não tivemos coragem de transformar. E então, projetamos. Acusamos no outro o que silenciosamente nos fere, nos incomoda e nos espelha. No fundo, não é o outro que nos prejudica — é a recusa de olhar para dentro.
Abandonar alguém é mais fácil que tentar fazer ela mudar, na maioria das vezes é a decisão mais inteligente.
Não se deve falar sobre certas coisas com certas pessoas porque pode causar um certo arrependimento.
Amigo não é aquele que te dá boa noite todos os dias, isso qualquer um faz, amigo é aquele que te apoia e te incentiva, não vira as costas para você, te admira mesmo você possuindo inúmeros defeitos, amizade é feita de confiança e não de interesses, cuidado com com pessoas interesseiras, essas são piores que lobo em pele de cordeiro.
Na aproximação você conhece as pessoas, mas é na distância que elas sentem-se livres para serem quem elas realmente são.
