Poemas de Admiração

As pessoas costumam admirar a inteligência quando ela já se transformou em história. Enquanto está viva e questionando nossas certezas, ela pode causar desconforto. Não porque a verdade seja necessariamente ofensiva, mas porque poucas coisas são tão desafiadoras quanto perceber que nossos castelos mais sólidos talvez tenham sido construídos sobre areia.

Ele está numa fase boa, Sem expectativas, sem promessas, sem planos. Só curtindo o rolê e admirando as paisagens. Mais livre do que nunca.

"Algumas pessoas se orgulham da quantidade de opções que têm. Eu sempre admirei quem sabe reconhecer quando uma boa opção já é suficiente."

Seja poeta de si mesmo, admire a si⁠ mesmo, vibre com suas próprias conquistas, batalhe até orgulhar-se de si mesmo.

Existem pessoas que confundem, afinidade, admiração, generosidade pelas quais nos identificamos, com interesses adversos.

Ser poeta é contemplar as estrelas, e com a sensibilidade do seu amor, admira-las, encantar-se com sua luminosidade em uma noite de insônia.

“Vulgaridade provoca desejo com prazo de validade. Elegância desperta respeito,admiração — e aquele mistério que ninguém explica.”

“Admirar um pensador não é ajoelhar diante dele, mas aprender o bastante para também questioná-lo.”

“O estudo autêntico não cria devotos, cria mentes capazes de admirar e questionar ao mesmo tempo.”

“A intenção nos move, mas a obediência nos transforma.
Porque ouvir, admirar ou desejar não é suficiente. A transformação acontece quando a Palavra deixa de ser apenas conhecida e passa a ser praticada."

Admiradores secretos são como estrelas: só reluzem na mais profunda escuridão.

⁠É preciso durante toda a vida aprender a viver e, o que talvez cause maior admiração, é preciso durante toda a vida aprender a morrer.

Sêneca
Sobre a brevidade da vida. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

Parafraseando o poeta Cesar Vallejo, um dos que mais admiro, há pessoas tão boas na vida, eu não sei!? São pessoas que colocam afetos acima de ideologias, confiança além de resultados, admiração em lugar de colunas Excel, a poesia acima da prosa cinza das segundas-feiras, a alegria dos encontros casuais muito acima dos compromissos agendados no celular.

Sempre admirei bastante os chineses. Imagino que seja porque a maior parte deles está tão longe.

Charles Bukowski
Sobre a escrita. Rio de Janeiro: HarperCollins Brasil, 2023.

Os pensamento são admiráveis quando vem do coração. Não adianta fala bonito, ter boas atitudes desde que não seja de bom coração. Por isso, sempre faça as coisas de boa fé, não difame, não minta e preserve as boas ações e atitudes. Porém, a magia acontece quando somos felizes e próspero. Por isso trago do fundo do meu coração as mais bonitas palavras do meu coração. Vocês mulheres são:lindíssimas, incríveis, importantes e únicas. Vocês são reluzente como brilho da luz acessa. Vocês mulheres são o motivo por qual todos nós homens somos felizes e se dedicamos a cada dia a um mundo melhor. Pois, vocês mulheres são a base fundamental da nossa humanidade. Então, hoje a noite seja radiante e maravilhosa pra todas as pessoas. Por isso, parabenizo todas as mulheres com carinho, amor, paixão e muita dedicação. Pois, vocês mulheres são o encanto divino de nós ser humanos. Eu amo todas vocês, um abraço!🗽👽🍀🥰⭐️
• Djayr Freitas, 23:28 ⏰

A coragem que admiro é a que volta ao início, recomeçar não é derrota, é perícia, saio mais preparado a cada vez.

A inveja não é admirada, é temida, e aqueles que te invejam são apenas espelhos distorcidos do que gostariam de ser, pessoas presas na comparação destrutiva, incapazes de celebrar a própria jornada ou a vitória alheia, e o único poder que a inveja tem é o que você decide dar a ela, prestando-lhe atenção. Continue a construir seu castelo em silêncio e evite a tentação de se vangloriar na presença de quem não vibra, pois a sua paz é um bem precioso que não deve ser exposto ao cinismo ou ao olho gordo, e a melhor resposta à maledicência é o seu sucesso inegável, vivido com discrição e humildade.

A coragem que admiro é a que retorna depois do medo. Não é a que nunca treme, mas a que insiste em levantar. Há heróis de pequena escala que multiplicam esperança. Reconhecê-los é dever de quem quer viver bem. E eu os nomeio internamente como santos do cotidiano.

Não há nada menos cristão do que usar a Bíblia como um espelho para admirar a própria 'santidade' enquanto se diminui o próximo.

Você está construindo uma vida que admira ou apenas sobrevivendo dentro de uma rotina que aprendeu a aceitar?