Selecção semanal
5 achados que vão mudar sua rotina Descobrir

Poemas da Plantar Sementes

Cerca de 7916 poemas da Plantar Sementes

O "Adeus" de Teresa

A vez primeira que eu fitei Teresa,
Como as plantas que arrasta a correnteza,
A valsa nos levou nos giros seus
E amamos juntos E depois na sala
"Adeus" eu disse-lhe a tremer co'a fala

E ela, corando, murmurou-me: "adeus."

Uma noite entreabriu-se um reposteiro. . .
E da alcova saía um cavaleiro
Inda beijando uma mulher sem véus
Era eu Era a pálida Teresa!
"Adeus" lhe disse conservando-a presa

E ela entre beijos murmurou-me: "adeus!"

Passaram tempos sec'los de delírio
Prazeres divinais gozos do Empíreo
... Mas um dia volvi aos lares meus.
Partindo eu disse - "Voltarei! descansa!. . . "
Ela, chorando mais que uma criança,

Ela em soluços murmurou-me: "adeus!"

Quando voltei era o palácio em festa!
E a voz d'Ela e de um homem lá na orquestra
Preenchiam de amor o azul dos céus.
Entrei! Ela me olhou branca surpresa!
Foi a última vez que eu vi Teresa!

E ela arquejando murmurou-me: "adeus!"

Castro Alves
ALVES, C., Espumas Flutuantes, 1870

Segue o teu destino,
Rega as tuas plantas,
Ama as tuas rosas.
O resto é a sombra
De árvores alheias.

A realidade
Sempre é mais ou menos
Do que nós queremos.
Só nós somos sempre
Iguais a nós próprios.

Suave é viver só.
Grande e nobre é sempre
Viver simplesmente.
Deixa a dor nas aras
Como ex-voto aos deuses.

Vê de longe a vida.
Nunca a interrogues.
Ela nada pode
Dizer-te. A resposta
Está além dos deuses.

Mas serenamente
Imita o Olimpo
No teu coração.
Os deuses são deuses
Porque não se pensam.

Ricardo Reis
Ficções do Interlúdio: obras de Ricardo dos Reis. In: Obra poética de Fernando Pessoa: volume 2. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016.
...Mais

Lembre-se do que sua bisavó dizia:
regue as plantas, regue suas relações,
regue seu futuro, porque sem cuidar, nada floresce.

Palavras confessadassão sementes plantadas. Confissôes Repetidas são sementes Regadas. Terminarão germinando.
Então nunca verbalize o que não quer ver manifesto...

Cultivo o jardim plantando sementes de amor para flor-e-ser primavera dentro de mim. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

As sementes plantadas pelo visionário são colhidas pelos da geração seguinte e não por seus contemporâneos.

Não há milagre que possa reverter o que se foi semeado. Se as sementes plantadas eram de limão, não espere colher laranjas. É a regra da vida. É dura, eu sei, mas é a lei!

SEMEADURA...
Vamos deixar a alma florir, encher de riso nosso dia. Plantar sementes de alegria, regar os sentimentos com fé e esperança, deixar criar raízes profundas de amor. Podar tudo que faz mal, arrogância, orgulho, mágoas, será doloroso, porém resultará em frutos mais bonitos e saborosos. Plante, regue, colha frutos do bem... compartilhe essa colheita, distribua frutos de amor e solidariedade, alivie a dor do irmão com o bálsamo da atenção e carinho, leve esperança ao aflito, seja abrigo aos perdidos, luz aos que estão na escuridão, estenda a mão aos que estão sem direção. Está na hora de fazermos a diferença nesse mundo de tanta injustiça e desilusão. Sejamos semeadores de sonhos e povoadores corações de carentes, espalhe sementes de fé!". Gil Camargos

⁠Quem planta sementes malignas, colhe, mas, com um porém. Colhem o pior do que poderiam esperar. Então, plante sementes boas.

Ser avó ou avô é ver que as sementes plantadas conseguem germinar e gerar outras mudas na continuidade da vida.

Que as realizações alcançadas neste ano sejam apenas sementes plantadas que serão colhidas com maior sucesso no ano vindouro.

Perseverança é ter o privilégio de colher os bons frutos das sementes plantadas. Nem sempre é fácil, mas vale a pena.

Tudo que colhemos na estrada do futuro é os frutos das sementes que plantamos no nosso passado...

O ato de escrever permite ao Homem plantar sementes de seu modo de ser, pensar e agir; tornando-o responsável
pela colheita.

Cada conversa que tenho planta sementes que florescerão em décadas que ainda não nasceram

Escolha bem as sementes plantadas hoje.
Delas, sairão os frutos a colher no futuro!

⁠Agitar as mentes pra ver quem mente, para brotar sementes e plantar conhecimento em quem anda calado e por vezes consente, ao menos deixa-los conscientes, mesmo que ainda fracos e indigentes.

⁠É como meu pai costumava dizer: enquanto eles colhem maçãs, eu estou plantando sementes.

⁠“As vezes somos apenas sementes que brotam, para depois sermos plantados em lugares que sequer imaginamos, para ali deixarmos um pouquinho de nós… que pra muitos é fartura e benção!!!” Silvânia Alves Saffhill ✨

⁠Palavras são como sementes que se plantam, se cultivar o bem colherá bençãos, se plantar o mal, maldições colherá.