Poemas Bondade
Sem pessoas benfeitoras ao nosso redor, as nossas impossibilidades se agigantam, nossos medos afloram e consequentemente ficamos expostos ao sofrimento, à fraqueza e aos ataques maldosos.
"Não defendo pessoas e causas na crença vã de que sejam perfeitas. Elejo no meu coração aqueles e aquelas que fazem mais bem ao próximo, apesar de suas imperfeições."
"[...] é muito raro encontrar justo o qual não tema a voz rouca da consciência tanto quanto a morte"
(trecho de "O Conde de Santo Amaro")
"[...] aquele que apieda-se do desvalido, por obrigação, herda seus problemas"
(trecho de "O Conde de Santo Amaro")
"Pessoas boas fazem, sim, coisas ruins por motivos particularmente bons. Mas quem aposta às cegas?"
(trecho de "O Conde de Santo Amaro")
"Não há nada mais maravilhoso que o som de risadas cortando o vento…"
(trecho de "O Conde de Santo Amaro")
"Quantos de nós teríamos que aprender também dessa rota vertical do tronco das árvores, e aprender a dar sombra e abrigar sem perguntar a quem nem quando."
"Às vezes é mais fácil ser bom ou mau do que ser Justo. Sem o sentido da Justiça, a verdadeira Bondade, a Justiça espiritual, aquilo que pode dar a cada um o que lhe corresponde, num sentido de bondade e altruísmo, é o mais difícil de alcançar."
A evidência da filiação com Satanás, é se aborrecer com a verdade, pois Jesus disse que nele, nunca houve verdade.
Boas atitudes passam despercebidas todos os dias. Silenciar, ser discreto, evitar um conflito ou a maledicência são atos que deveriam ter o reconhecimento de todos, mas não é assim que ocorre. Por outro lado, a maldade, a grosseria e a mesquinhez chamam a atenção facilmente, e fazem parecer que existe menos bondade no mundo.
Não importa se você tem um bom coração para aqueles que te veem com os olhos da maldade. Não são capazes de te enxergar como você é e sim, como eles são.
No horizonte, no mais completo silêncio, o astro rei põe-se para o hemisfério sul e nasce para o norte.
Contudo, na trajetória solar rumo ao escuro, o hemisfério austral tem a certeza de que, em questão de horas, o magnificente Sol voltará a iluminar com toda sua energia e exuberância.
O que diferencia o ser humano de um animal não é a sua capacidade de enxergar a sua própria existência, mas sim a capacidade de enxergar o que é bem e mal, e poder escolher o bem.
Seja uma pessoa boa não pela busca de reconhecimento, mas simplesmente por ser quem você é. A bondade verdadeira não depende de reconhecimento externo, mas sim do seu reconhecimento interno e da essência que você traz ao mundo.
Nós, seres humanos, somos ruins. Precisamos batalhar todos os dias, internamente, para nos tornarmos bons. Mas todo dia é um processo e podemos evoluir, um passo de cada vez.
