Poemas de Augusto Branco

Cerca de 1158 poemas de Augusto Branco

O que há de mais espetacular na celebração de um casamento do que o beijo apaixonado dos recém-casados, e do desfilar de mãos dadas dos, agora, marido e mulher?

Perante o juiz, de casamento assina-se um contrato a fim de saber quem será o culpado caso um deles se afaste e outro morra de saudade.

Casar é acreditar que um conhece ao outro profundamente e depois surpreender-se com um novo aprendizado a cada dia!

Melhor do que a noite de núpcias são todas as incontáveis noites de núpcias que se sucedem após a primeira!

Isto é grande sabedoria para uma mulher adquirir: Não importa o quanto ele pise na bola, para teu marido sempre há de ter perdão.

A mulher verá seu marido no sofá da sala, distraído com o cachorro ou com a tv, totalmente relapso e esquecido do mundo e sorrirá consigo: “o que seria dele sem mim?!”

Se não houvesse mais estrelas no céu, se não houvesse pessoas nas ruas, se não houvesse beleza nos campos e nem houvesse onde eu recostar minha cabeça, ainda assim eu te amaria - e isto já seria motivo mais do que suficiente para viver!

Eu acredito em amores eternos, daqueles que acompanham a gente pela vida inteira, como se tempo e amor se fundissem num só elemento, tornando-se imutáveis, indestrutíveis!

Se eu vivo para ter compaixão é porque houve quem tivesse compaixão de mim para eu viver.

Tornar-se uma pessoa melhor é uma busca que muitas vezes só pode ser feita com a ajuda de teu próximo.

Gênio é quem consegue ver o que todo mundo vê, e vislumbrar o que ninguém viu.

Que um mundo de vilezas e desigualdades seja uma realidade aceitável e presente, e que um mundo justo e fraterno seja uma realidade distante e utópica é o maior atestado da incompetência, do egoísmo, da fraqueza e da mísera evolução humana.

Saímos de um abismo de sombras. Caminhamos para um abismo de sombras. Mas triste mesmo é constatar que vivemos num abismo de sombras...

Ocupe as pessoas com preocupações acerca das contas do lar, do que comer, do que vestir, e na falta do que consumir dê a elas impostos para pagar. Afogue a todos numa jornada alienada de trabalho, e não serás importunado com pessoas a pensar e a contestar o teu governo e o teu poder.

A miséria e a sociedade de produção ainda são a melhor forma de controle social.

É incrível como quando pensamos de um jeito diferente das demais pessoas somos sempre tão estúpidos, e quando pensamos exatamente do mesmo modo que elas somos sempre tão inteligentes!

Olhando para o passado nós entendemos o hoje.
Olhando para o hoje, entendemos o amanhã.

A história mostra: grandes homens são, geralmente, homens maus. E isto nos faz ver que eles não eram tão grandes assim...

Nenhum homem deveria sentar-se em paz à mesa farta,
sabendo que em algum lugar há um irmão seu passando fome...

Quer alguém que aceite teu jeito frio e insenvível de ser?
É simples: relacione-se com alguém que não te ama.