Poemas Anjos de Pijama Matilde Rosa Araujo
"Agradeço a São Vicente de Paulo, pai dos pobres, doentes, necessitados, desamparados, da evangelização dos camponeses e motivador das obras de caridade".
Toinha Vicentina
"Agradeço a Nossa Senhora das Dores, virgem rainha dos mártires, acolhedora mãe que auxilia todos os seus filhos nos momentos de angústia, aflição, sofrimento e dor".
Toinha Vicentina
“A terra está seca... Vejo a jurubeba, a catingueira e o gado na sombra do juazeiro... É tempo de seca. Mas olhando para o céu, vejo também esperança”.
Toinha Vicentina
"Está amanhecendo para mais um dia de trabalho e luta. Quando tirar o leite e botar a palha seca de milho para o gado, vou nos cajueiros colher cajus para fazer um doce".
Toinha Vicentina
"Agradeço a Padre Cícero Romão Batista, protetor dos pobres, necessitados, agricultores, sertanejos, retirantes, romeiros e romarias, padrinho querido dos nordestinos pelas contribuições ao catolicismo, a fé, a devoção popular e a história do Nordeste brasileiro".
Toinha Vicentina
"Agradeço a Nossa Senhora da Saúde, protetora dos doentes e enfermos, santíssima mãe que cura todas as enfermidades e que nos protege de todas as doenças".
Toinha Vicentina
A vida
A vida é como uma música, que começa a ser tocada no primeiro dia de vida e que tem seu ultimo acorde no momento da nossa morte.
Esta música é composta por vários instrumentos, começando pelo sopro mágico que enchem os nossos pulmões como uma linda flauta doce, sendo tocada com toda delicadeza de quem diz; que sua vida seja doce e que mesmo que haja momentos amargos essa doçura sempre estará com vocês.
Os corações são marcados por surdos e bumbos gigantes que marcam os nossos passos, que aceleram nas paixões, que desafinam nas traições, mas que sempre estão prontos para dar a nota do amor e nos levar as mais belas sensações.
Os membros superiores e inferiores, são as guitarras e violões , que nos fazem seguir a diante, percorrer caminhos, como nos solos de guitarras ou nos violões acompanhados de toda a orquestra , nos levam a emoções e a lugares inimagináveis , mas que com persistência certamente chegaremos lá ,a caminhada é longa, mas o prazer da chegada é indescritível.
O mais extraordinário de tudo isso, é que o ritmo musical é livre, onde cada um levará ao seu gosto, seja rock, seja samba ou seja pop, nada disso importa, a única coisa que se leva em consideração é o carinho com que toca para o seu co-irmao .
Portanto, ouça , dance , toque e até cante , mas faça de sua vida uma musica que seja lembrada e tocada por todos após sua partida , porque mesmo depois que você partir esses sons que semeou estará vibrando vivo em todos que um dia tiveram o prazer de um dia se deliciar aos seus sons , O SOM DA VIDA , DO AMOR E DA FRATERNIDA
Vou passá-los no açúcar e colocarei eles no sol novamente, virando eles de um lado para o outro para que fiquem secos. Quando estiverem bem sequinhos estarão no ponto de guardá-los.
Esse é o delicioso doce de caju cristalizado, doce conhecido pelos sertanejos e nordestinos.
TOINHA VICENTINA (1911-1998)
Escritora e beata Markenciana
Valorize enquanto tem,
Dê ouvidos enquanto pode ouvir,
Dê atenção enquanto estar ao seu lado.
Depois tudo passará e só restará lembranças.
Coloco aquela música e fecho os olhos, logo sinto o teu cheiro.
Penso em você vinte e quatro horas por dia.
Te quero.
Te Amo.
Eu e você juntinhos do jeito que sempre sonhamos. Tudo acontecendo, Todos os sonhos se tornando realidade.
Gratidão.
"Eu sinto você na brisa do mar,
no vento que sopra sem parar.
Eu sinto você no instante parado,
pensando,
como é bom te amar."
"...com girassóis em meu jardim,
meu coração bate feliz,
simplesmente porque sinto você,
dentro de mim!"
"A molinha pulou feliz.
A molinha amou o bis.
A molinha gosta de um par,
A molinha sozinha,
Não quer ficar.
A molinha pula, pulou,
A molinha só quer amar."
Metáfora:
"O homem se afastou da Natureza, quando vestiu um calçado.
Uma borracha que o isolou da Mãe terra?"
Para muitas doenças existem remédios e vacinas, mas para alma só existe o amor.
Não tenha vergonha de declarar e receber amor. Se permita experimentar algumas doses diárias para merecer a cura de suas dores da alma.
Muito no dia, dia bom!
Muitos estão esperando uma segunda onda da Covid 19, o que vale dizer, esperando a morte, a desgraça, etc.
Que tal mentalizarmos uma onda de coisas positivas, ao invés de uma segunda onda da Covid 19?
Afinal, "basta a cada dia o seu próprio mal", disse o Mestre.
BENZER UMA CRIANÇA
“Eu me sinto sempre abençoada em poder benzer uma criança”.
Toinha Vicentina (1911-1998)
Fragmento do livro "Num sorriso de criança".
