Poema sobre Existência

Cerca de 6197 poema sobre Existência

A pressa é⁠ inimiga da vida. O apressado não vive o presente que é dado a cada minuto de existência.

⁠Para a vida se pode dá o sentido que quiser, mas o propósito da existência sempre vai estar registrado em livros na eternidade nas mãos do Criador.

⁠De fato o homem inventou Deus. Mas isso não é o estranho, e não é a verdadeira existência de Deus que seria um milagre, mas sim que essa ideia - a ideia da necessidade de Deus - tenha podido surgir no cérebro de um animal tão feroz e mau quanto o homem...

Fiódor Dostoiévski
Os Irmãos Karamázov, São Paulo: 34, 2008.

⁠" Pintando o eixo de minha existência, encontro-me sem forças para terminar "

⁠"A mente é a única parte do conjunto da tua existencia, que gera o pensamento. E o pensamento é que te permite sensoriar a liberdade na sua plenitude. A liberdade para pensar e para sentir."

O sentido de minha existência residir no fato da vida coloca-me uma questão. Ou, inversamente, sou eu próprio uma questão colocada ao mundo e devo fornecer minha resposta; caso contrário, estarei reduzido à resposta que o mundo me der.

Carl Jung
Memórias, sonhos, reflexões. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016.

⁠O ócio da existência de algumas pessoas me faz sentir cansada, porém, cabe a mim não deixar que minha existência não caia nesse ócio existencial. Não posso mudar o outro, mas posso mudar a mim.

⁠"Somos todos transgressores em dado momento de nossa existência, compelidos ao mal, ao incorreto, ao insensato, ao insano ou ao não previsível nas relações sócio-cuturais, o que nos limita, castrando assim nosso livre arbítrio, nossa liberdade de vontade e de expressão, são nossas dogmas, as leis, o absolutismo dos valores impostos, as doutrinas e os costumes aos quais somos sumariamente submetidos.
Se os valores são contestáveis e até a verdade relativa, onde são embasados tais fatores que tolhem a manifestação real dos nossos instintos, a explicitude dos sentimentos e até a veracidade de nossa vontade, muitas vezes encoberta por motivos fúteis, insignificantes e as vezes até inconsequentes, por pura desmistificação da palavra LIBERDADE."

⁠Dois mil anos ainda é pouco para o homem entender que Deus colocou a sua existência no centro de Sua vontade para viver eternamente pela graça que nos foi dada.

⁠A iminente falta de existência nos torna predadores em busca de notoriedade.

⁠O pináculo da existência é descobrir por si próprio qual a melhor parte de existir.

Existem, passado e presente, nas profundezas da minha existência !
Entre eles, existe o infinito abismo da sua ausência !

Se fosse fácil e insignificante!... não seria necessária a nossa existência!⁠

⁠Que a resiliência habite em nossa mente e coração diariamente em toda nossa existência!

⁠⁠"Esse momento de crise profunda aflora em muitos o inevitável dilema da existência de ser conduzido pelo instinto primitivo, que regride a escala animal, ou pela razão espiritual que eleva a imagem e semelhança de Deus. O diagnóstico que evidencia em qual dos pratos da balança se encontra é perceber, e honestamente reconhecer, para qual dos lados seus pensamentos, sentimentos, razões e ações lhe estão conduzindo, para o primitivo ou para o Divino".

⁠Quando você perde alguém que ama, perde um pedaço fundamental do seu corpo, da sua existência. E então você inicia uma busca, em vão, de tentar preencher esse buraco que ficou. Mas, no fim das contas, você apenas aprende a viver com esse vácuo impossível de ser preenchido.

⁠” Você não é especial, é só mais um... mais um dos 7,674 bilhões dos seres racionais de existência limitada, que se acham especiais! Você só possui singularidade, assim também como todos os outros 7,674 bilhões.”

⁠Aqueles que não aprenderam a lidar com o passado arrastam seus traumas por toda uma existência, comportando-se como feras acuadas que precisam atacar antes para não enfrentar supostas ameaças que só existem em suas cabeças.

⁠" Todos os dias, ative a consciência do valor que tem sua existência. Você não está aqui para pontos finais. Provoque suas reticências. Esclareça todas as interrogações. O ponto quem dá é você. "

⁠Viver a vida com equilíbrio é como dançar na corda bamba da existência, encontrando a harmonia entre desafios e momentos de serenidade. É abraçar a complexidade da jornada, onde cada passo é uma escolha consciente entre trabalho e lazer, sonhos e realidade. Nessa dança, cultivamos relacionamentos significativos, nutrimos a mente e o corpo com cuidado, e apreciamos cada respiração como uma sinfonia preciosa. O equilíbrio é a arte de distribuir o tempo com sabedoria, de modo que as responsabilidades não subjuguem a alegria, e os momentos de calma sejam apreciados como pérolas raras. É uma busca constante, uma dança fluida que transforma a vida em uma obra-prima de plenitude.