Poema sobre Educação
"O grande legado da vida não é ser um acumulador de conhecimentos, transformando-se em um estorvo social. Mas, ser um multiplicador do saber, compartilhando-o de maneira sustentável e equilibrada. Tornando-se distinto dos demagogos e, um exemplo digno para o legado de outras vidas."
Thiago Oliveira (1986 a)
"O corona vírus está nos transformando em socialistas de iPhone. Muitos estão em casa, comendo pão com mortadela, sem trabalhar, sem produzir, apenas esperando a solução cair dos céus e contando com qualquer ajuda do governo..."
Thiago Oliveira (1986 a)
"Todo aquele que idolatra a criatura, idolatra um ser falho e corruptível como o próprio é. Ignorante ser digno de pena. Pois, tão semelhante é, ao animal que vive sobre quatro patas, usa arreios e viseira. Por fim, é guiado por outro ser medíocre."
Thiago Oliveira (1986 a)
"Uma vez que, o sábio dialoga com a solidão e o ignorante com as multidões. Talvez durante anos da vida de um sábio, sua maior infâmia seja, ofertar à ignorância o valor que não lhe é digno. Dando-lhe pôr sinônimo de paz de espírito e felicidade. Enquanto o erudito é inconformado com as questões do mundo a sua volta, dialogando consigo mesmo. O néscio, sobrepuja as barreiras do pensamento lógico, bebendo, festejando e dormindo em berço esplendido. Certo de que o mundo simplesmente funciona."
Twitter.:@JovemInfluenc e Facebook: @eraumavezumtalbrasil
"Segundo, a atual polarização política no Brasil, pensar fora da casinha é, defecar em público..."
Thiago Oliveira TSO
"Enquanto tratarmos a política através da dicotomia esquerda e direita, teremos um eterno conflito de torcidas organizadas e não, cidadãos conscientes do que falam e lêem. Que de fato saibam como é, e como se faz política."
Thiago da Silva Oliveira (1986 a)
"É completamente absurdo, o fato de termos citado mais de 50 vezes na atual Constituição Federal Brasileira, o direito a educação. E termos uma pedagogia execrável. Ocupamos colocações inferiores em rankings de desenvolvimento educacional. Nossos alunos de classe média em diante, possuem capacidade cognitiva inferior aos alunos de alguns países em desenvolvimento. Imaginem os alunos de escolas públicas? A culpa é da sociedade que, troca educação (escolas) por festivais de pizza nas Assembléias Legislativas, enquanto assistem o Brasil em cinquenta tons de cinza."
Thiago da Silva Oliveira (1986 a)
"Na vida não existem escolhas certas ou erradas, e sim, escolhas convenientes conforme nossa demanda de prazeres. A vida é um investimento que demanda planejamento e profissionalismo na execução das escolhas. O que define a popular escolha certa, é o tipo de investimento. Seja ele, de curto, médio ou longo prazo. São suas necessidades imediatas ou não de prazer, quem decidem. A vida humana é regida pela busca insaciável de prazeres e, sem eles, a vida perde a motivação. Levando o indivíduo ao declínio evolutivo, voltando a forma inicial de partícula, matéria à sofrer transformação."
Livro: "Ensaios de Angústia", por Thiago S. Oliveira.
Conquistar alguém pelo que se tem não é digno. Usar o bem material como moeda de barganha para com o caráter do próximo, não é honroso. No entanto, palavras sinceras, com sentimentos dignos e boa educação, conquistam o respeito do mais víl dos corações. Abrem portas e concedem acesso. Seja uma, duas, três ou quantas vezes for necessário. Não sou forte por força muscular, tão pouco pelo porte de armas. Minha força não está no aspecto físico das coisas. Meu poder está no intangível, na força que age de dentro para fora. No âmago do ser humano, sendo capaz de esmiuçar mentes ou de potencializar sentimentos. O grande poder das palavras, obtidas e proferidas com a ciência chamada "educação".
Oliveira, Thiago Silva (1986 a)
A sociedade intelectual tem que parar de alimentar esperanças e sonhos revolucionários nas mentes incapazes de discernir o conhecimento. Forçando engajamento e ativismo em causas débeis. Pois, só alimentamos os porcos com a melhor ração quando temos a intenção de abate-los para uso próprio. Do contrário, devem continuar comendo lavagem.
"Se ao invés dos brasileiros viverem a dualidade do ufanismo e do pessimismo, começarem a vivenciar o realismo. De fato, o progresso da nação chegará rápido. Pois, o progresso não usará mais os lombos dos gados e das mulas.Ele virá como um jato supersônico desenvolvido por brasileiros com arrumação intracromossomial específica."
Thiago S Oliveira (1986 a)
A filosofia é um excelente instrumento de temperança, mansidão, parcimônia e longanimidade. Não existe outro caminho que leve ao progresso intelectual, moral e ético, que não seja através do amor. Não o amor superficial, banal, egoísta e momentâneo, sentido pelos ignóbeis, os quais, confundem amor com paixão. Todavia, falo do amor que transcende a própria existência do ser, que perdura como legado. O fascinante e prazeroso amor a sabedoria.
Thiago Silva Oliveira (1986 a)
"É impressionante o fato de muitas pessoas pelo mundo, acharem que a crueldade racista começou em 25 de maio de 2020. No entanto, são através de ideologias extremistas e segregacionistas que, não somente o racismo sobrevive, mas todas as formas de preconceitos."
Thiago Silva Oliveira (1986 a)
"Minha preferencia política é por qualquer modelo ideológico que seja aliado da sabedoria e do conhecimento; que não despreze os valores culturais e morais do país; que forme alianças populares com o progresso e o avanço socioeconômico; e que todos os envolvidos possam praticar com ética, justiça e responsabilidade ambiental."
Thiago da Silva Oliveira (1986 a)
"A isonomia perfeita é tratar os iguais segundo as suas ideias e atitudes. Por exemplo a violência se combate com violência, a desigualdade se enfrenta com desigualdade. Bem como, a paz se mantém com paz e o respeito se estimula com respeito. Afinal, não é possível manter a paz com a violência e estimular o respeito com a desigualdade."
Oliveira, Thiago S (1986 a)
“Não existe mundo melhor sem pessoas que trabalhem por ele; não existe país soberano se o seu povo é oprimido; não existe sociedade igualitária se a desigualdade é um direito dos seus governantes, na forma cruel de foro privilegiado.
Portanto, cabe a cada indivíduo esvaziar-se do egoísmo para encher-se do bem comum, daquilo que nos torna cidadãos de fato –o respeito ao próximo” (Oliveira, Thiago Silva – 1986).
"O verdadeiro e mais importante capital de qualquer país do mundo, não é representado pelo papel moeda, nem pelo ouro. O que agrega valor a uma nação e a faz progredir é o capital humano. A expressão monetária legítima é a educação do povo. Somente com o capital humano bem desenvolvido, por meio da capacidade cognitiva treinada e preparada, um país chega ao status de desenvolvido. E por conseguinte, pátria educadora de primeiro mundo". (Oliveira, Thiago S., 1986 a)
Distinto do que o senso comum entende, educar é outorgar competências e alforriar mentes outrora cativas pela ignorância. O professor possui papel de destaque no sistema educacional por ser um profissional formador de opinião e senso critico, não somente em seus alunos como também na comunidade onde atua.Thiago Silva Oliveira (1986 a)
"Se tudo o que nos restou deste caos político-social é a opinião. Então, opinião por opinião, que cada cidadão contextualize dignamente a sua."
Thiago S. Oliveira (1986 a).
O que o professor burocrata, medíocre, displicente, sabe e ensina, não reforma, mas conserva a universidade
💡 Mudanças reais começam com uma boa ideia — repetida com consistência.
No canal do Pensador no WhatsApp, você recebe diariamente um lembrete de que é possível evoluir, um hábito por vez.
Quero receber- Relacionados
- Poemas de Paulo Freire sobre educação, escolas e mais
- Poemas sobre a Educação
- 87 frases sobre educação provocativas e transformadoras
- Frases de Paulo Freire sobre educação e sua ação transformadora
- Mensagens de Educação
- As principais ideias de Rubem Alves sobre Educação
- 36 frases para o Dia do Professor que celebram a educação