Poema sobre Educação
Quem não respeita os contrários, deve ficar mudo com a própria opinião e surdo para opinião dos outros.
A vida homenageia a todo professor, a cada dia, uma nova página. É nossa cotidiana responsabilidade o que nela se escrever.
Vivemos em um país que a estupidez está na moda, a inteligência deu lugar ao superficial fútil e fácil de entender, e a educação se torna a cada dia mais rara!
Ou não devemos fazer filhos, ou devemos ir juntos até o fim, criando-os e educando-os!
Ideologicamente não duvido de que passaríamos muito melhor sem as religiões. Nenhum de seus maiores líderes fundou igrejas. Mas também reconheço que, para muitos que não conseguem andar com as próprias pernas, as muletas ainda são importantes, ainda precisam que alguém lhes dite o que fazer, já que não conseguem pensar por si mesmos. E é no meio desse medo todo de enfrentar suas verdades que os "fazedores de cabeças" encontram espaço para se multiplicar e encher os bolsos em cima da miséria e da boa fé humanas.
O problema dos arrogantes é a "síndrome da abelha", querem ser rainhas, mas não passam de meros insetos.
Mesmo com a chegada da 5G o Brasil do século XXI, ainda tem cerca de 13 milhões de analfabetos, são necessárias politicas publicas culturais e educacionais mais abrangentes mas ao mesmo tempo é necessário resistir ao empobrecimento de currículos.
Nada na verdadeira soberania de uma nação livre, justifica a perversa politica publica da desigualdade, da mais ignorância e da deseducação.
A cada dia eu me ilumino com o saber diferente do meu nesta vida que é a maior sala de aula da nossa jornada existencial.
Educar assemelha-se a provar uma mistura desconhecida, afim de presentear a posteridade com a certeza de que tal mistura trata-se de um veneno ou de um antídoto!
Nenhuma riqueza material é para sempre, e a forma que tratamos as pessoas no nosso cotidiano,podem refletir no nosso futuro.
Estou começando a achar que muitas pessoas precisam fazer uma atualização do "sensor de palavras", que aliás, serve também pesar e medir, antes de pronuncia-lás. Acho que este "sensor" do equilíbrio, educação e ética do homem, está em falta no mercado! Muita gente está precisando trocar este sensor, pois, com as palavras que se ouve de prepotência, arrogância, ignorância, injúria racial, presunção, achismos... etc. Fica comprovado que muitos "sensores" estão quebrados ou extremamente danificados.
Reconhece-se um professor de respeito quando ele repassa informações ao seu aluno, mas já um incrível professor somente quando suas ações em sala de aula instiga o estudante a questionar e ser crítico do mundo e de si mesmo.
O que destroi o nosso mundo não são tanques de guerra ou armas nucleares, pois, a unica arma que conheço com o poder de dizimar um planeta inteiro é a ignorância, e a educação, é o unico antidoto existente capaz de neutralizar esta calamidade mundial.
É melhor termos poucas e boas ferramentas que saibamos usá-las do que termos muitas mas não entendemos claramente qual suas utilidades práticas. Assim se dá com o conhecimento.
O conhecimento nos liberta dos discursos fáceis, das ideologias cegas e dos propagadores de soluções simplistas para problemas complexos.
