Poema sobre Cultura

Cerca de 3279 poema sobre Cultura

⁠Eu sou a reencarnação

Eu sou a reencarnação daqueles que nunca se foram. Sou a personificação da luta e da guerra,entro na mata e me transformo em fera, tenho em mim a força da terra e tomo a Jurema pra purificar.Não procure minha história em livros, sente-se comigo, um velho ancião, que conta em fala mansa a
história de uma nação. Meu deus não é católico muito menos evangélico, respeito a sua crença mas não acredito no seu inferno, entre na mata de corpo e alma aberto, para que possa compreender a grandeza de Tupã, coloque em seu pescoço um
cordão de Tucumã e adentre comigo pra conhecer o Deus Tupã. Tenho como nome Potiguara comedor
de camarão, trago em minhas mãos a força de um ancião e peço aos encantados paz e proteção. Uso
meu coca e toco meu maracá, pinto o meu corpo sem querer me amostrar, isso tudo faz parte do que eu
sou, e enquanto houver vida eu reencarnarei no meu povo quantas vezes for preciso eu sou o
primogênito da aldeia São Francisco

Inserida por analu_2931

⁠Penso que devemos continuar discutindo, na medida do possível e aproveitando todas as oportunidades, esses e outros problemas ou contradições ou antagonismos. Pouco a pouco, e na medida em que se reconquiste a liberdade, as discussões se ampliarão e ganharão conteúdo e nível mais alto...temos compromisso com o futuro. O lixo será removido, sem a menor dúvida

HISTÓRIA E MATERIALISMO HISTÓRICO NO BRASIL, pág. 99

Inserida por Acirdacruzcamargo

⁠אב
EV
BROTO E RENOVO

Sinta-se renovado
tal qual a força
de um broto
que começa a vida...

Inserida por FrancisPerot

O que posso dizer aos meus próximos se o que tenho na fala não é degustável? Se não carrego as feições que merecem o acolhimento? O que faço com o que fizeram comigo?
Tenho aqui a densidade do vazio, navegando na dor da experiência, todos os dias, mais um dia, o acordar enche o peito e a noite esvanece.
Em uma luta incessante na mente, há o retorno das perguntas que gritam no silêncio. Porque é tão fácil? Será que é o corpo, a mente, o jeito, a aparência, ou a cultura que carrega e se difunde nas tuas ações?
Terei o luxo de ser vista ao sentar sobre o nada e desabar? Ou só é mais uma dentre os bilhões?

Inserida por Leticiadaniele

Gritar, Pirar,
Criar,
Extravasar,,
Barulhar,

São coisas pra pensar,
Viralizar, mencionar, contextualizar,
Só não pode endoidar.
Mas lambuzar, com a noiva no altar,
Pra casar, morar, namorar, beijar,
Uma filha pra amar, um pássaro pra cantar e uma amorinha agarrar.

Inserida por Chubsco

⁠Almeirim, Terra Que Inspira

Almeirim, teu nome ecoa forte,
no sopro doce da mata e do rio,
és poesia que nasce no Norte,
és raiz, és caminho, és desafio.

Teus traços moram nas mãos do artesão,
na dança que gira em roda de chão,
no batuque que pulsa a tradição,
no canto que embala o coração.

Tens no povo teu maior tesouro,
simples, valente, guardião do ouro
que não brilha em metal — mas em alma,
em histórias contadas com calma.

Sou filha de tuas águas, de tuas ruas,
onde aprendi que o mundo também é meu.
Em teus braços, cresci, sonhei,
e hoje declamo: Almeirim sou eu!

Cidade-menina de colinas reais,
te reverencio em verso e canção.
Não trago ouro, nem trago festim,
te trago, inteira, no meu coração.

Inserida por WisleneCardoso

Composição instrutor coco .
15/04/2025
Palmas Tocantins

⁠Corrido)
Coco na roda de capoeira
É pra jogar, camarada, se não treina não entra não
Coco na roda de capoeira
É pra jogar, camarada, se não treina não entra não
(Refrão)
Pelo meu gingado cê pode ficar esperto
Pega a sua mochila e vai embora, vai dar certo
Volte pra sua cidade, vá se esconder de mim
Na roda de verdade, não tem lugar pra fim
(Coco na roda)
Coco balança, mas não cai no chão
Ginga ligeira, jogo de visão
Quem não treina, treme, perde a direção
Capoeira é arte, é luta, é oração
(Refrão)
Pelo meu gingado cê pode ficar esperto
Pega a sua mochila e vai embora, vai dar certo
Volte pra sua cidade, vá se esconder de mim
Na roda de verdade, não tem lugar pra fim

Inserida por Monitorcococapoeira

⁠Toda civilização que esquece os seus mortos cava, com
silêncio e festa, a própria sepultura.
Não é o estrangeiro que a dissolve — é o vazio de
sentido que a torna permeável ao abismo.

Inserida por Davi-Roballo

⁠Liderar é mais do que entregar números.
É gerar impacto. É cuidar do clima, das pessoas, da cultura.

E sabe o que é mais louco?
Quando você entrega tudo isso, os números também melhoram.

Inserida por Levycorrea

⁠⁠NOÇÕES

Se quiseres Estimar a Personalidade
e o
Nível Cultural
de uma Pessoa,
Deixe-a Falar.

⁠É mais do que viajar.

É sobre conhecer outras culturas, outros povos; é sobre deixar-se expandir
com suas histórias.

Adentrar na película do tempo e estar próximo de suas raízes. É sobre aprender o que não é contado nos livros e escolas;
mas cuja verdade está expressada
em cada uma das faces.

Inserida por marcellamontenegro

Mal Espetacular
Então piedade nos causasse,
É um espetáculo ver
Tal lenço frente a face,
Numa sociedade em que o parecer
É melhor que o ter e o ser

Vê-se então uma ambição,
Posso não ter, mas se mostrar
Duvido alguém contestar
Que não é assim, que seja,
Ou não, piedade nos causa
Quando descobrirem a cereja

Defronte pego-me extasiado,
Fantasiado, amargurado,
Não tendo em si a aprovação,
Sociedade essa que impera
A reprovação, ou será que não?

Nada é bom, nada é atual,
O bom Adorno externou
O que hoje se intensificou,
Nada é bom, isso é fatal!

Ideal mostrado com um lenço,
Às vezes até penso
Em parecer aos outros
Aquilo que não sou,
Taí uma habilidade sem talento:
Indústria do Instagram
Sem o conhecimento

Inserida por VitorPaiva

⁠Que a determinação
Seja a sua imagem
Que a garra e coragem
Habite seu coração
Para cumprir a função
Com respeito e amor
Não importa o setor
Se é fichado ou quebra-galho
Feliz dia do trabalho
Pra você trabalhador.

Inserida por fabioalves63

⁠Sou da opinião de que os grandes escritores deviam lapidar os novos, assim, nunca ficaremos sem bons escritores. Quando um novato lhe procura para análise de seu trabalho literário, em caso de ter que fazer uma crítica, que a crítica seja emprol do progresso deste novo mestre que algum dia comoverá o mundo com a sua arte, e não para cortar as suas asas para que nunca voe...

In, Brilha Machado pesado

Inserida por Susatel

O meu verso
anoitece
faz-se sono
e arruma
um canto
pra eu dormir
fora de mim

- Renas Barreto⁠⁠

Inserida por renasbarreto

⁠Do leite como coalhada
Do porco, sarapatel
Cachaça, tomo um tonel
Do coco, uma cocada
Do bode, como buchada
Da mandioca, a farinha
Panelada de galinha
Não dispenso um pirão
Tapioca e um baião
Com a carne bem sequinha.

Inserida por fabioalves63

⁠A capoeira com sua grandeza ,sempre vai nos surpreender na volta do mundo .
Em toda sua trajetória,em meio as rasteiras ,ponta pés e muito suor ...
SOBREVIVEMOS ...
Resistência sempre foi um pré requisito para os que desejam desfrutar da arte da capoeira.
Sua composição é incomparável há qualquer outra atividade artística e cultural ...
Uma herança de guerreiros e guerreiras que no seu dia a dia lutaram ,e os que entendem lutem.
Pois enquanto tentam nos paralisar com discursos" precisam se organizar"," se unir"...,
Olhando pra sociedade " evoluída no mundo " vemos guerras...!
" e até hoje com todo recursos, tecnologias e financiadores ...,
Não encontraram a solução...,
Mas creio que assim como a capoeira nos ensina todos os dias...
Muitos ainda vão vim conhecer a capoeira e vão buscar e encontrar ainda mais do que
buscam...
Na capoeira se "joga com" ,mas jogo é jogo...!
Vamos nos fortalecer ,vamos nos respeitar e vamos vencer a todos que tentam continuar com a cultura da inviabilidade.
Uma arte com valores e saberes ,que são imensurável. Viva a capoeira ! Viva aos mestres mais antigos ,viva aos que acreditam e somam em prol da arte e cultura da capoeira .

Inserida por FernandoF2

⁠Vivemos em um mundo onde a informação é abundante, mas a sabedoria é escassa. Nós confundimos conhecimento com inteligência, e muitas vezes perdemos a capacidade de pensar por nós mesmos. Estamos presos em nossas próprias bolhas de informação, onde só consumimos aquilo que já acreditamos.
Precisamos lembrar que a verdadeira inteligência é a habilidade de questionar, de pensar criticamente e de aprender com a diversidade de perspectivas. Devemos nos esforçar para desenvolver a empatia e a compaixão, para entender as diferenças e reconhecer a complexidade do mundo em que vivemos.
Ao invés de nos deixarmos levar pela correnteza dos pensamentos superficiais, precisamos ser corajosos o suficiente para mergulhar fundo em nós mesmos e nas nossas crenças. Somente assim poderemos encontrar a verdadeira compreensão e sermos capazes de mudar o mundo para melhor.
Que possamos nos desafiar a pensar de forma mais crítica e a buscar conhecimento além dos nossos limites. Que possamos cultivar a sabedoria, a humildade e a abertura de espírito para que possamos ver além das aparências e alcançar a verdadeira profundidade da vida.

Inserida por Rebervorismo

⁠Respeito sua opinião sexual, se respeitares minha opinião política
Respeito sua opinião política, se respeitares minha religião
Respeito sua opinião religiosa, se respeitares minha cor e raça
Respeito sua cor e raça, se respeitares teus pais
Respeito meus pais, se respeitares minha idade
Respeito sua idade, se respeitares minha profissão...

Respeito se você me respeitar... Será que isso está certo?

Cada um defende sua opinião, quer seja religiosa, política, cultural ou sexual
E o ciclo se repete infinitamente, todos cobrando respeito em troca de respeito.
Mas o certo seria, dar respeito simplesmente por que o respeito deve ser dado e não cobrado.
Enquanto o foco for a cobrança por respeito, a entrega genuína do mesmo cairá no esquecimento!

Inserida por AlexandreVieira

⁠Poema:UMBRELA/GUARDA-CHUVA

Meu nome é Umbrela!
No Ceará me chamam de Guarda-Sol ou Guarda-Chuva.
Estou no Centro Histórico de Sobral,
Fico pendurado como gravura.
Viva a Cultura da Arte,
O Artesanato fazendo sua Parte,
O turista acha aquilo uma belezura.

Inserida por WILAMYCARNEIRO