Poemas sobre conhecimento
Parábola da Caverna - Platão
"Ainda que se tente salvar alguém, alguns ou todos, com conhecimento à liberdade, a luz arde nos olhos de quem acostumou-se com a escuridão, e poucos, ou por vezes, nenhum assim no costume aceitará sair da rotina que lhe é suficiente causa de prazer, conforto e estilo de vida. Porém, todavia, problema mesmo seria sair desta prisão, voltar à ela e deixar-se convencer que ali, assim é realmente melhor. Certeza o fardo da morte seria mais leve."
O verdadeiro mal não está em não acreditar, mas desacreditar os que acreditam independente do lado, ainda que apenas a observar. É certo que entre a religião e a verdade está o conhecimento, como também ‘estar em cima do muro’ não passa de ‘status quo’ daqueles que não ousam experimentar milagres, a fadar-se apenas pelo mero fato de existir sem fazer parte, ainda que assim também façam.
É um erro crasso acreditar que as prerrogativas de um notório saber (ainda que específico), nos habilita a fazer juízo de valor de maneira contundente a respeito de determinada ciência sem que tenhamos transitado num tempo apropriado em sua comunidade acadêmica .
A teoria e a prática são igualmente importantes e devem ser cultivadas sem preponderância de enfoque. O saber teórico é estéril, pois não produz resultados ; a prática sem o conhecimento principiológico, é nau sem rumo, não induz as solucoes esperadas.
Hodiernamente, não basta estarmos bem informados: é fundamental que desenvolvamos com acurácia o senso crítico e abstraiamos do grande fluxo de informações que nos é acessível, aquilo que é pertinente e profícuo para cada um de nós.
Notoriamente, o processo de ensino-aprendizagem é uma rica experiência de multiplicação do conhecimento. Os alunos assimilam conteúdos e ajudam na construção do saber, com as suas dúvidas e apontamentos, os professores reforçam suas competências e reaprendem constantemente.
Pessoas admiráveis são humildes de tal modo que buscam ininterruptamente o crescimento, seja ele em valores ou saberes.
É uma atitude sábia examinar muitas informações, assimilando o que realmente for proveitoso e engrandecedor!
Um dos maiores atos de loucura que se pode cometer é permitir que a escuridão da ignorância possa barrar o penetrar da luz do conhecimento
Aquele que acredita ser um exímio participante político na sociedade, muitas vezes não passa de um boneco, cuja voz sai das mãos de um experiente ventríloquo
A vida não é complicada, o problema é quando ela começa a gerar expectativas, sejam boas ou ruins num processo germinativo e infindo...
Para você se tornar um bilionário você só precisa de 5 coisas: uma fonte de renda, tempo, conhecimento, estar vivo e MUITA paciência.
o tolo rir de uma palavra que ele acha estranha por não a conhece-la , já o poeta a evidencia e a coloca em êxtase
Humildade é uma das principais atitudes que devemos ter
para alcançar nossos objetivos e manter o foco.
O não entender das palavras que são ditas; não se encontram na maneira que se escreve,mas na forma como nossa mente consegue interpretar. Eu mesmo me perco, e até mesmo fico confuso pela minha maneira de escrever. Pois são poucos que escrevem com a alma. Pois só escrevo o que sinto; A forma de interpretação das palavras;e das frases escritas serão suficiente para a compreensão do sábio. esperto! Eu? nem mesmo tão inteligente e tão pouco interessante sou aos olhos e mentes dos homens. só quero que a felicidade que sinto, possas conhecer; e a minha maneira de enxergar o mundo você a terá. ter a certeza de que podemos ser mais por tão pouco! Esse é o desafio dos sábios. Não sou o sol?mas procuro te levar luz. Não sou a chuva? mas quero poder levar até você a água que é vida. Não sou a terra?mas quero que plantes coragem,e colha vitórias. Não sou o fogo?mas procure olhar em meus olhos e verás que sou tão forte e determinado como as chamas que incendeiam os fortes? Seja? e ninguém poderá tocar me pois minha alma reflete a luz que recebe dos elementos da vida
Na vida, procure estudar diversos assuntos, procure o ensino de diversos conhecimentos, mas acima de tudo, procure aprender um pouco pelo menos.
Sucesso se conquista e não se ganha, durante a sua jornada você irá encontrar muitos obstáculos, cabe a você destruir as barreiras que estão te atrapalhando e assim seguir com o seu propósito.
Tenha sempre em mente que energias que não agregam na sua vida só irá te trazer negação, desânimo e tristeza. Um dia tudo passa e você se torna o protagonista da história que você irá contar em breve.
- Relacionados
- Textos de Eduardo Galeano
- 57 frases sobre conhecimento para alimentar a mente
- Poemas de Sabedoria
- Textos de Fernando Pessoa
- Frases sobre conhecimento e evolução profissional para inspirar sua jornada
- Frases sobre adquirir conhecimento para aprender e evoluir sempre
- Conhecimento Científico
