Poemas sobre conhecimento
“É natural no ser humano o desejo de conhecer.” Quando li pela primeira vez esta sentença inicial da Metafísica de Aristóteles, mais de quarenta anos atrás, ela me pareceu um grosso exagero.
Precisei viajar um bocado pelo mundo para me dar conta de que Aristóteles se referia à natureza humana em geral e não à cabeça dos brasileiros. De fato, o traço mais conspícuo da mente dos nossos compatriotas era o desprezo soberano pelo conhecimento, acompanhado de um neurótico temor reverencial aos seus símbolos exteriores: diplomas, cargos, espaço na mídia.
Quem são os indigentes? Aqueles que são irreconhecíveis? Aqueles que não sabe de onde veio?
Indigente sou eu, você, todos nós. Que nos conhecemos tão pouco e erramos ao achar que outros nos conhecem verdadeiramente, sem saber que nem nós mesmos sabemos quem somos por inteiro.
Seu poder pessoal se manifesta na atitude de ouvir, mesmo que não concorde, se esta certo não deves temer... Apenas ouça, e haverá dentro do discurso do teu opositor uma porta de entrada para mostrar-lhe o melhor caminho.
À medida que cada homem acumulava mais informações para seu próprio ponto de vista, cada um se tornava mais dogmático, e as inadequações em seus modelos do mundo mais rígidas.
O processo de difusão de conhecimentos e competências é o principal instrumento para aumentar a produtividade e ao mesmo tempo diminuir a desigualdade, tanto dentro de um país quanto entre diferentes países.
Se você não existisse como saberia que o que há no seu presente não é real? Como pode me garantir que isto tudo não seja um teste para saber se está de fato preparado para “existir”?
O pensamento mais perigoso que você pode ter como uma pessoa criativa é o de saber o que você está fazendo.
Muitas vezes, é uma vantagem não saber tudo sobre tudo. Muitas coisas ótimas e realmente inovadoras aconteceram quando as pessoas simplesmente não sabiam que era possível.
Você precisa uma mentalidade que diz: “Em três meses eu precisarei saber disso tudo, e depois em seis meses haverá outro conjunto de coisas para aprender – e de novo em um ano e em cinco anos.”As ferramentas vão mudar, o conhecimento vai mudar, as preocupações vão mudar.
Ter uma segunda oportunidade para aprender algo e agarrá-la com firmeza é uma forma real de não ficar para trás.
Qualquer homem que consiga dirigir de maneira segura enquanto beija uma linda garota simplesmente não está dando ao beijo a atenção que ele merece.
Ninguém escolhe a própria inteligência e os próprios entendimentos, mas pode escolher adquirir certos conhecimentos e a desenvolver a inteligência que tem. Você pode não ter a inteligência certa para ser um ás em matemática ou filosofia, mas pode desenvolvê-la para ser um bom professor.
O dinheiro é o papel que nos faz confrontar um ao outro, o sentimento de superioridade por possuir aquilo sobe as veias, deixando a moral e a ética fora desse contexto.
As ideias são como imagens formadas por peças de um quebra-cabeça. A genialidade decorre da formação de uma imagem nunca antes vista.
- Relacionados
- Poesia sobre Estudar
- Poemas sobre leitura
- Poemas sobre saudade para transformar ausência em palavra
- Frases sobre adquirir conhecimento para aprender e evoluir sempre
- Frases sobre conhecimento e evolução profissional para inspirar sua jornada
- 57 frases sobre conhecimento para alimentar a mente
- Conhecimento Científico
