Poema Religião
Se o nosso discurso não for racional e lógico, logo ele será levado pelo vento e enterrado. E nós também!
Muitas vezes viver de ilusão, utopia e relativismo, é a melhor maneira para não encarar a realidade como ela é.
No âmbito das manifestações religiosas, incluindo o ateísmo e o agnosticismo como formas de posicionamento diante do transcendente, a adoção de uma postura crítica e intelectualmente autônoma constitui uma via promissora para a compreensão plural e respeitosa das distintas concepções de mundo, evitando adesões irrefletidas a sistemas dogmáticos.
"À medida que o tempo nos esculpe, podemos perder nossas arestas, mas também podemos descobrir novas profundidades em nosso ser."
Muitas vezes, mesmo desenhando, devido a inabilidade cognitiva, alguns ainda não conseguem entender o óbvio !
Foram os religiosos que mataram Jesus. Mas como religiosos são falsos e todos depois que morrem viram santos, criaram até religiões em seu nome.
Num cenário onde a manipulação virou espetáculo e muitos aplaudem sem notar, perdemos o fio da empatia, da sensibilidade e da verdadeira solidariedade. Em tempos assim, ser lúcido é quase um ato de rebeldia. Até o espiritual tem sido moldado para servir interesses, afastando a verdadeira fé genuína. Que o despertar de consciência seja nosso verdadeiro norte, e os valores, nossa âncora inegociável.
Na Páscoa, para onde olham os que compreendem o mistério da vida? Onde repousa o arrepio da fé, senão no silêncio sagrado de uma verdade que renasce em segredo?
Na encruzilhada entre o visível e o invisível, a Umbanda dança ao ritmo dos tambores ancestrais, onde mistérios não são enigmas a serem decifrados, mas segredos a serem sentidos. No sopro dos ventos, no canto das águas e na chama da vela que não se apaga, reside a essência de um saber que não se impõe, mas se revela apenas aos que ouvem com o coração. Pois na fé, não há acaso—apenas o eco das escolhas que nossa alma já fez antes mesmo de nascermos.
Quando um país tem uma população majoritariamente religiosa, qualquer pessoa que use o nome de Deus como chancela convence o povo.
Sem pensamento crítico, sem crivo, o púlpito e o palanque são os mesmos: plataformas para manipular em nome de Deus.
Púlpito ou palanque, a diferença é nula quando quem escuta não questiona quem fala em nome de Deus.
"Invocar a providência divina para um futuro melhor é inútil se não cultivamos virtudes no presente. O amanhã é fruto das sementes que plantamos hoje, e apenas ações conscientes e responsáveis podem garantir um futuro promissor
Eu sou casca grossa sim, pois quando era casca fina me maltrataram, me humilharam e me machucaram, não permitirei que façam isso novamente comigo.
Se espera que haja formação de educadores capazes de abordar de forma sensível e respeitosa as questões religiosas.
Na Idade Média, a partir de 500 quando o Estado se associou a Igreja, só gerou morte é destruição na sociedade. Estamos falando de 2 poderes, Política e Religião. Exemplo de destruição com a junção desses dois poderes foi a cruzadas, ditas guerras santas que tinha por finalidade apenas a manifestação do poder dos poderosos em detrimento dos ditos, a escória da sociedade. A junção desses dois poderes, sempre foi e será morte e destruição. A História está aí para comprovar.
Quando ouço cristãos, principalmente os líderes como pastores, padres, e alguns pregadores e missionários, projetando em Deus suas responsabilidades políticas e sociais, duvido do cristianismo deles!
A Completa Teoria da Evolução:
“A Evolução não se processa apenas nos corpos dos seres vivos, e, sim, gradualmente em alguns deles, principalmente em nós humanos, na cognição, nas emoções e sentimentos positivos e negativos, fazendo, inclusive, com que o cérebro também crie objetos imateriais, transcendentais, chegando-se até nas crenças e religiões, sendo uma das formas, juntas às terapias, remédios, meditações, etc., ou um conjunto delas, a retroagir e melhorar as próprias cognições, sentimentos e emoções, na tentativa de mantê-lo em equilíbrio.”
