Poema Religião
Nenhuma religião foi — ou é — capaz de produzir provas claras e convincentes de sua instituição divina. O que elas apresentam como provas? Prodígios, milagres e a ideia de revelação. Ora, esses elementos estão presentes em todas as religiões. Se uma delas é falsa, todas o serão também, na medida em que todas, sendo diferentes e exclusivas, reivindicam o mesmo tipo de fundamento. Assim, o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó não é mais verdadeiro do que os deuses dos gregos e romanos.
"Cegos pela religião, surdos para a ciência e analfabetos da história, mas cheios de opiniões sobre tudo – a síndrome do 'eu sei tudo' nunca foi tão patética, um monumento à ignorância autojustificada!"
O problema da religião é produzir fé na condição de aceitação de aceitação da dor, da perda, da pobreza e toda a desgraça humana.
Falar explicando de criacionismo aos psicopatas da religião que tudo isto explicado a eles foi uma grande invenção estes nos arremessará ao inferno psicológico!
A religião faz acreditar fielmente que no plano final de Deus se resolva tudo, por isso a aceitação da desgraça da dor e da pobreza.
Esse raciocínio abre uma trilha curiosa: talvez o maior poder da religião nunca tenha sido a verdade, mas a narrativa. E narrativas, quando bem contadas, sobrevivem até às próprias contradições, pois mentiras ou narrativas mentirosas quando contadas ou ditas mil vezes acabam viram verdade.
A religião pra muitos é o sentido da vida, para outros é meramente um mecanismo de controle social. Eu acho que é uma forma muito eficiente de sonegar impostos.
Ciência e religião frequentemente tentam contar a mesma história, só que em linguagens diferentes.
A religião é um pé no saco para quem não tem crenças e precisa ouvir irracionalidades de quem acredita sem provas. Cada fé diz ser única e absoluta, chamando todas as outras de falsas — e, paradoxalmente, é nisso que todas concordam. Milhares de religiões, todas afirmando ter a razão, moldam mentalidades com ideias infantis e fantasiosas, sustentando bolhas de crenças irracionais.
"Se eu tenho um time, uma religião, um partido político, uma orientação sexual, gostar de uma cor ou ter uma ideologia; entrar em uma comunidade, eu sobrevirei?
Tenho medo dos Homens!"
A religião tenta corromper a comunhão viva e verdadeira com Deus, por meio de sua liturgia e rituais que são desprovidos de vida em si mesmos. A espiritualidade, por outro lado, acende em cada pessoa o desejo ardente e latente de conhecer a Deus em Sua essência e, assim, ser completamente transformado por Ele.
Se você não diz o que estamos dizendo sobre religião, é porque ainda não é o ano três mil. (...) Se é que haverá pessoas neste planeta para dizer algo no ano três mil.
Eu não sigo a religião que criaram em torno de Cristo. Mas como quem abre os olhos, levanta a cabeça e vê que o céu é azul, eu abro os olhos, levanto a cabeça e vejo que Jesus é Deus.
A religião que Deus, o nosso Pai aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo.
A religião que não ama uns aos outros, mas ama a corrupção do mundo, é apenas uma mentira piedosa.
Tg 1.27
