Poema Quase de Pablo Neruda
Onde será que se perdeu o menino que fazia poema com a lua, bicicleta e tamanco. Que fazia rir o coração e a alma?! Foi buscar sabedoria, estudou tanto que perdeu a alegria, a sensibilidade do poema sem rima e as preciosidades e a simplicidade que teve na vida.
"Poema é a forma, a coisa escrita...Poesia é aquilo que transcende, transborda a alma...tem a ver com o nosso jeito de enxergar e sentir o mundo...
É muito sensacionalismo e pouca poesia. Começar o dia com um belo poema deixa o dia mais leve, já as manchetes do jornais causam medo, provocam terror e tão pouco falam de amor.
Nota:
Eu queria te escrever um poema com a ponta da pena de um pássaro. Eu queria que a lua fosse da cor dos teus olhos. Queria que as flores exalassem teu perfume, e que todo espelho refletisse teu rosto. Minha rua deveria ter o teu nome. Os jornais deveriam noticiar o teu sumiço. Queria poder ouvir teus risos de longe, e que teu choro fugisse da minha presença. Eu só queria que a saudade não soubesse fazer sala, mas, esta noite, ela preencheu a casa inteira.
Te deixo o último sonho que tive com você o poema que dizia o adeus, Você presente as últimas gotas saída dos meus olhos, e a última vez que você pensou essa mentira que preferiu, Já não quero mais nada de ti nem seus sentimentos improvisados nem os aconchegos que olhavam para todo mundo menos o meu coração, Será que ao fornecer tudo me voltará alguém com o mesmo sorriso que o seu, tenho vontade de amar uma rosa menos sintética.
Para que o meu dia não seja totalmente perdido, escreverei um poema. Falarei de amor. Paixão. Solidão. Algo que deixe meu coração mais patético. Mais corroído. Mais solitário e banal.
Procuro frases para escrever um poema em que eu possa dizer oq sinto por ti, e ja tentei traduzir em palavras mas não encontrei , procurei em todos os lugares , em todas as línguas , todas as nações, e finalmente descobri q oq sinto por vc não pode ser escrito, nem traduzido, nem procurado, porque oq eu procuro não pode ser encontrado em nem um outro lugar além do meu coração. ...
Nosso amor era um lindo poema, feito com versos inocentes, tinha gosto de pitanga madura, e cheiro de flor de laranjeira. O tempo não esperou por nós dois, e o presente virou passado, guardado e revisitado nas minhas mais doces lembranças.
Eu poderia escrever-te um poema, falando do encanto da noite, mas prefiro te desejar lindos sonhos, pois poema mais mágico não há.
És tu o poema. Engole estes versos que te dou sob a forma de tranquilizante para curar a arritmia dos dias feitos de sonhar. Negra-me a pele. Endireita o caminho enquanto atraverso o poema de um lado ao outro e dá-me tempo para temperar a impaciência.
"Posso falar de mim em um poema em meio as entrelinhas, ou me descrever em uma composição desajustada de uma música qualquer composta por mim. Mais soaria tudo muito suspeito, fico meio desajustado quando me auto descrevo. E começo a gerar um bloqueio imediato."
E desde então eu vivo meus dias tentando encontrar uma frase, um poema, a música perfeita, ou um verso qualquer, que consiga descrever o encanto que tem a sua voz que me fez apaixonar,e esse seu olhar que me fascina, mesmo que por uma foto...algo que descreva essa batita descompassada no meu coração só de ouvir seu nome, que descreva esse sorriso bobo no meu rosto só por estar pensando em você...mas eu me canso de procurar, minha mente se encontra então em um imenso e profundo silêncio, e é nesse silêncio que eu entendo que até os mais brilhantes e apaixonados poetas se curvariam diante deste mesmo silêncio, pois por mais inspiradas que fossem suas palavras, elas jamais chegariam à plenitude do que eu sinto!!! E agora me diz, como calar esse silêncio que insiste em gritar seu nome...
