Poema para uma Amiga que se Mudou
Mentirosos Cantores
Livra minha alma, ó Senhor, dos lábios mentirosos e de uma língua enganadora. - Salmo 120: 2
Escritura de hoje : Provérbios 12: 13-22
Existem muitas maneiras de contar uma mentira. Algumas pessoas que se orgulham de nunca falar uma falsidade ficariam surpresas se começassem a contar o número de mentiras que cantam todos os domingos na igreja.
Muitos anos atrás, li um artigo de um autor desconhecido que escreveu: “Cantamos 'Sweet Hour Of Prayer' e depois nos contentamos com apenas 10 a 15 minutos de intercessão por dia. Cantamos 'Soldados cristãos avançados', mas esperamos ser arrastados e convocados para o serviço de Deus. Nós nos juntamos à música 'O que mil línguas cantam' e depois não usamos a única língua que temos para a Sua glória.
“Cantamos 'Haverá chuvas de bênção' com muito entusiasmo no tempo seco e ensolarado, mas quando o Senhor envia alguns banhos literais, achamos impossível ir à igreja porque está chovendo. Cantamos 'Blest Be The Tie That Binds' e depois deixamos o mínimo de ofensa cortar essa preciosa gravata. Cantamos 'Sirva ao Senhor com alegria' e depois reclamamos constantemente de tudo o que precisamos fazer. ”
Lembre-se, mentiras são mentiras, se as falamos ou cantamos. Da próxima vez que abrir o hinário, certifique-se de dizer as palavras que saem da sua boca.
Não seja um mentiroso cantador!
Refletir e orar
Diga a verdade e diga a verdade:
Uma mentira nunca fará;
A Bíblia diz que Deus é a verdade -
Ele quer a verdade de você. —Branon
Depois de tudo dito e feito, mais é dito do que feito. Henry G. Bosch
Uma esperança bem fundada
Eu não quero que você seja ignorante. . . para que não sofras como outros que não têm esperança. - 1 Tessalonicenses 4:13
Escritura de hoje : 1 Tessalonicenses 4: 13-18
Um homem da comunidade em que moro foi destaque em um artigo de jornal porque gosta de ridicularizar a fé cristã. Ele corajosamente declara sua convicção de que a vida não tem sentido e que não temos base para a esperança de vida além da sepultura. Ele desafiadora rejeita a evidência da existência de Deus e o registro histórico da ressurreição de Cristo.
Pode chegar o dia em que ele, como o filósofo ateísta Jean-Paul Sartre (1905-1980), desejará um vislumbre de esperança e não poderá encontrá-lo. Em 1980, o doente Sartre escreveu: “O desespero volta a me tentar. . . . O mundo parece feio, ruim e sem esperança. Ali está o grito de desespero de um velho que morrerá em desespero. Mas é exatamente isso que eu resisto. Eu sei que vou morrer de esperança. Mas essa esperança precisa de um fundamento. ”
Dentro de um mês, Sartre estava morto. Eu me pergunto se ele alguma vez descobriu esse fundamento. A Palavra de Deus ensina que a única base para a esperança é a sepultura vazia e o Cristo ressuscitado (1 Coríntios 15).
Deus providenciou em Jesus Cristo um fundamento sólido para a esperança. Porque Ele ressuscitou da sepultura, ninguém precisa morrer em desespero (1 Tessalonicenses 4: 13-14).
E se você? Sua esperança está fundamentada em Cristo?
Refletir e orar
A esperança do cristão está no Senhor -
Ficamos seguros em Sua Palavra segura;
Embora sejamos tentados ao desespero,
não duvidamos que Deus esteja lá. -D. De Haan
Cristo, a Rocha, é a nossa esperança certa. Herbert Vander Lugt
Religião é apenas uma ferramenta que facilita a evolução através da fé.
E como, qualquer ferramenta, ela possui diversos tamanhos, onde cabe ao individuo, escolher em qual ele se adéqua mais.
Portanto, um "tamanho" não o faz ser melhor ou pior em relação ao outro, é só uma questão de adequação: como um sapato pode servir a um, mas não, necessariamente, irá servir a todos.
Uma tarde em Grumari
Como uma onda no mar vejo a alegria em todos rostos virado para o por do sol em grumari, Como todas artes , culturas e boêmia da burguesia carioca e o brilho do seu amor por mim no encontro do mar assim consigo encontra meu amor.
Tarde de Quinta
Um sorriso, um papo, uma prosa, uma descontração, uma tarde de quinta, vários amigos. Um dia, um lembrança, uma história, uma quinta, poucos amigos.
Um abraço, o sonho, vários contos, várias quintas, vagas lembranças.
Dentro de cada um
Uma história diferente a ser contada
Cada um carrega dentro e si
Sua verdade e seus medos
Dentro de si, seu próprio esconderijo!
Shirlei Miriam de Souza
Calma em uma época de raiva
Uma resposta suave afasta a ira. - Provérbios 15: 1
Escritura de hoje : Lucas 23: 1-12
Nossa filha Melissa está no estágio "aprender a dirigir" e, portanto, precisa ouvir os inúmeros discursos de segurança de mamãe e papai. Em uma ocasião, dissemos a ela: “Se alguém o interromper, fique calmo. Não deixe o outro motorista zangado. Você não sabe o que ele ou ela pode fazer.
Esse comentário parecia tão natural. Mas, ao pensar em suas implicações, percebi o quanto mudou ao longo do tempo. Quando eu estava aprendendo a dirigir, nunca houve menção a "raiva na estrada" ou a ser "cortado". Motoristas irritados não eram um grande problema.
Mas agora as explosões de raiva fazem parte de nossas vidas que quase as esperamos. Palavras odiosas são comuns em programas de TV e rádio. Alunos e professores discutem acaloradamente. Pessoas que nem se conhecem trocam insultos em locais públicos. Atletas e fãs gritam em tom irado em eventos esportivos.
Vivemos em uma era de raiva. Mas podemos ajudar a resolver o problema - uma pessoa de cada vez. Quando estamos no fim da ira de alguém, podemos retornar uma resposta branda (Provérbios 15: 1). Uma abordagem calma e racional pode parar a raiva.
Cristo permaneceu calmo diante de acusações odiosas em Seu julgamento (Lucas 23: 1-12), e devemos seguir Seu exemplo, mantendo a calma em uma era de raiva.
Refletir e orar
Ajuda-me a guardar meus lábios, ó Salvador,
mantém-me doce quando sou provado;
Respostas suaves para outras pessoas dando,
Meekly engolindo meu orgulho. - Bosch
Quem vence sua ira conquista um inimigo forte. Dave Branon
A tragédia final
É uma coisa terrível cair nas mãos do Deus vivo. - Hebreus 10:31
Escritura de hoje : Hebreus 9: 27-10: 18
Foi uma imensa tragédia. Mais de dois milhões de peregrinos se reuniram fora de Meca para participar de um evento religioso anual quando algo causou uma debandada. Depois que a poeira baixou, quase 200 pessoas morreram, pisoteadas pela louca corrida.
Imagine a ironia! Esses adoradores estavam tentando se aproximar de Deus. Quando morreram, porém, descobriram mais cedo do que imaginavam se sua devoção os aproximara de Deus ou não.
A verdadeira tragédia da situação não ocorreu nas próprias mortes, por mais emocionante que seja isso. A morte não poupa ninguém, embora seu aperto gelado prenda alguns antes de outros. Não é a morte que é a tragédia final, mas a morte sem Jesus Cristo. Para qualquer pessoa que não conhece Jesus Cristo como Salvador, a tragédia da morte é agravada pela eterna separação de Deus (2 Tessalonicenses 1: 9; Hebreus 10:31).
Atos de devoção religiosa não nos dão acesso à presença eterna de Deus. A entrada no céu é um presente gratuito, recebido pela fé em Cristo - acreditando que Ele viveu, morreu e ressuscitou da sepultura para nos resgatar da penalidade do pecado.
Se você não depende de Jesus, sofrerá a tragédia final. Não deixe que isso aconteça com você.
Refletir e orar
A salvação é um presente de Deus,
não algo ganho ou ganho;
Ele dá livremente a vida eterna
a todos que confiam em Seu Filho. —Sper
Você pode ter toneladas de religião sem um pingo de salvação. Dave Branon
Sem dor sem ganho
Treine uma criança no caminho que deve seguir e, quando estiver velha, ela não se afastará dela. - Provérbios 22: 6
Escritura de hoje : Efésios 6: 1-4
O educador e autor cristão Howard Hendricks adverte os pais para não subornar ou ameaçar seus filhos para que eles obedeçam. O que eles precisam é de disciplina firme, amorosa e, às vezes, dolorosa.
Hendricks lembra-se de estar em uma casa onde um estudante de olhos brilhantes estava sentado do outro lado da mesa.
"Sally, coma suas batatas", disse a mãe em um tom parental adequado.
"Sally, se você não comer batatas, não receberá nenhuma sobremesa!"
Sally piscou para Hendricks. Com certeza, a mãe tirou as batatas e trouxe a Sally um sorvete. Ele viu isso como um caso de pais obedecendo a seus filhos, em vez de "Filhos, obedeçam a seus pais" (Efésios 6: 1).
Muitos pais têm medo de fazer o que sabem melhor para seus filhos. Eles temem que seus filhos se voltem contra eles e pensem que não os amam. Hendricks diz: "Sua principal preocupação não é o que eles pensam de você agora, mas o que eles pensam daqui a 20 anos."
Até a correção do nosso amoroso Pai celestial é dolorosa, mas depois (talvez anos depois) "produz o fruto pacífico da justiça naqueles que foram treinados por ela" (Hebreus 12:11). Como pais amorosos, ousamos ter menos visão a longo prazo do que nosso Pai celestial?
Refletir e orar
Como pais, devemos ter este objetivo:
Ensinar a nossos filhos o autocontrole;
Pois disciplina firme e amorosa
Pode mantê-los longe dos caminhos do pecado. -D. De Haan
A maneira mais certa de dificultar a vida de seus filhos é suavizá-los. Joanie Yoder
As águas de um rio passam uma única vez pelo mesmo lugar,
mas você é um rio de águas cristalinas que todos os dias
passam para banhar o meu corpo e saciar a sede da minha alma.
Todas as possibilidades apontam
Que há uma grande improbabilidade
Que um dia , aja nós
...
Mas o sonhador não liga de sonhar
Porém ele almeja conquistar e sentir
Então será feito algo a respeito
Nunca comecei uma relação
sem terminar a anterior,
dentro de mim.
Também já caí em tentação
mas resisti, fugi do pior,
me escolhi, fim.
Sempre respeitei o coração
com o melhor do amor,
flor quer ter jardim.
Todo cadinho de felicidade é uma flor
no cantinho aceso dentro do coração
em busca da chama intensa do amor
ou da faísca do fogo tenso da paixão.
Uma atitude equilibrada
Eles não são do mundo, assim como eu não sou do mundo. -
João 17:16
Escritura de hoje : João 17: 1-26
Nosso mundo possui evidências inconfundíveis da sabedoria, poder e bondade de Deus (Salmo 104: 14-18). O mesmo acontece com os céus repletos de estrelas acima de nós (19: 1). E depois há todas as bênçãos do amor e da criatividade humanos, que são presentes “de cima” (Tiago 1:17).
O teólogo John Calvin escreveu: “A vida atual. . . tem muitas tentações, uma grande demonstração de prazer, graça e doçura. Devemos ter tanto carinho por isso que o consideramos um dos dons da bondade divina que de maneira alguma devem ser desprezados. ”
Os dons de Deus para nós são abundantes e devem ser desfrutados (1 Timóteo 6:17). No entanto, precisamos ter uma atitude equilibrada - apreciar este mundo e, ao mesmo tempo, recusar ser cativos míopes do aqui e agora.
Essa atitude foi modelada por Jesus. Ele gostava de festas e casamentos (João 2: 1-2), amava crianças pequenas (Mateus 19: 13-15), e alegremente supria as necessidades das pessoas famintas (Mateus 14: 15-21). Ele prometeu e praticou uma vida abundante (João 10:10). No entanto, durante Seu tempo na Terra, Ele orou ansiosamente por Seu retorno à alegria do céu (João 17: 4-5). Ele estava no mundo, mas não era disso.
Senhor, ajude-nos a seguir o seu exemplo.
Refletir e orar
Deus nos deu esta terra para desfrutar,
Sua beleza e maravilha saber;
Mas quando chegar a hora de voltar para casa,
não perderemos nada aqui abaixo. —Hess
Aproveite ao máximo a vida na terra - mas saiba que o melhor ainda está por vir. Vernon Grounds
Uma oração que Jesus nunca orou
Senhor, ensina-nos a orar, como João também ensinou a seus discípulos. -
Lucas 11: 1
Escritura de hoje : Lucas 11: 1-10
Normalmente, solicitamos a um especialista que nos dê o melhor que ele ou ela tem a oferecer. Quando estamos com um banqueiro de sucesso, perguntamos como investir nosso dinheiro com sabedoria. Os discípulos de Jesus perguntaram a Ele: “Ensine-nos a orar” (Lucas 11: 1).
Como a oração era central no ministério de Jesus, Ele queria que fosse vital no deles. Então, Ele respondeu dando a eles o que os cristãos chamam de “A Oração do Senhor”. Na verdade, a oração é incorretamente identificada, pois o próprio Jesus não poderia ter feito. Como Filho de Deus, sem pecado, Ele não pôde participar da petição: "Perdoa-nos nossos pecados" (v.4). A oração deve ser rotulada como “A Oração dos Discípulos”. Ela pode nos servir da mesma maneira que um esboço serve a um ministro quando ele prega um sermão. Ele nos guia enquanto oramos.
A oração começa com um discurso para Deus: "Pai". Depois, siga duas seções principais. Primeiro, devemos adorá-lo como rei e conversar com ele sobre o seu reino (Lucas 11: 2). Segundo, devemos falar ao Pai sobre nosso lugar em Sua família - nossa necessidade de provisão, perdão e proteção (vv.3-4).
Se você precisar de ajuda em sua vida de oração, deixe que o padrão que Jesus deu aos discípulos o guie. Ao segui-lo, você aprenderá o que dizer quando falar com o Pai e como fazer seus pedidos.
Refletir e orar
Senhor, ensina-nos a orar corretamente,
Oh, guia-nos no teu caminho;
Nós humildemente nos curvamos
diante de Sua pura vista - Senhor, ensine-nos a orar. - Anon.
Nunca nos formamos na escola de oração. Haddon W. Robinson
Diante dos altos e baixo da vida tenho muitas duvidas, se sou uma pessoa, ou uma camaleõa, mas se tiver que ser uma Fênix, aceito de boa.
Outro dia numa terapia queria me entender:
Sabe aquela historia de um camaleão querendo ser uma fênix ? Kkkk Pois é!
Decidi de tanto refletir que posso ser o que eu quiser. Afinal de contas sou única nesta roda viva chamada de vida.
Zelma Guedes
Estou disposto?
Se primeiro existe uma mente disposta, ela é aceita de acordo com o que se tem, e não de acordo com o que ele não tem. - 2 Coríntios 8:12
Escritura de hoje : Marcos 12: 41-44
O orador convidado John De Vries desafiou a congregação a doar às missões. Enquanto as pessoas preenchiam os cartões de compromisso, ele notou um garoto escrever algo e mostrar aos pais, que sorriram com aprovação. Um minuto depois, ele o viu sussurrar algo no ouvido de seu pai. Seu pai estava obviamente divertido.
Após o culto, o pai disse a John que o jovem havia prometido todo o subsídio semanal, mas depois sussurrou: "Pai, acho que você sabe que vou precisar de um aumento". Não é à toa que ele estava tão divertido. Apesar da tentativa do garoto de cobrir sua perda, seus pais ficaram satisfeitos com a generosidade voluntária de seu presente.
Em Marcos 12:41, lemos que Jesus se sentou e viu pessoas ricas lançarem grandes presentes no tesouro do templo. Então uma viúva veio e caiu em duas moedas - a menor em circulação na época. Sabendo que esse era todo o dinheiro que ela tinha, Jesus disse aos discípulos: “Esta pobre viúva investiu mais do que todos os que doaram ao tesouro” (v.43).
Jesus não estava sugerindo que devemos doar todo o nosso dinheiro. Antes, ele estava dizendo que devemos doar de um coração totalmente dedicado ao Senhor e disposto a confiar nEle plenamente. Esse é o tipo de doação que agrada a Deus.
Refletir e orar
Concede-nos, então, a graça de dar
Com um espírito grande e livre, para
que nossa vida e todo o nosso viver
possamos consagrar a Ti. - Murray
Você pode dar sem amar, mas não pode amar sem dar. Herbert Vander Lugt
A fé de uma criança
Fora da boca dos bebês. . . Você aperfeiçoou elogios. - Mateus 21:16
Escritura de hoje : Mateus 21: 12-17
Podemos ser encorajados pela fé das crianças. Eles trouxeram encorajamento a Jesus quando ele lutou contra as forças das trevas. Depois que Ele montou um jumentinho em Jerusalém e entrou no templo, as crianças gritaram: “Hosana ao Filho de Davi!” (Mateus 21:15). Quando os líderes religiosos os ouviram, "ficaram indignados" (v.15). Posso apenas imaginar a arrogância deles quando colocam a culpa em Jesus: “Você ouve o que eles estão dizendo?” (V.16).
É claro que Jesus os ouviu e foi encorajado. Suas jovens vozes ministraram a Ele durante um período crucial. Seus gritos de louvor combateram os ataques caluniosos de Seus inimigos.
Jesus estava no meio de uma intensa batalha espiritual. Nas profundezas do território inimigo, ele foi criticado pelos líderes religiosos e atacado por inimigos satânicos. A fé e as palavras dessas crianças contrastavam nitidamente com as vozes insidiosas dos inimigos, e seus louvores o apoiaram no caminho para a cruz.
Quando somos sobrecarregados por problemas ou oprimidos pelo inimigo, isso pode nos ajudar a passar algum tempo com crianças que sabem quem é Jesus. Ao ouvirmos sua simples confiança no Senhor, nossa fé pode ser renovada.
Podemos aprender muito com a fé de uma criança.
Refletir e orar
Deus, me dê a fé de uma criança!
Uma fé que olhará para ti -
que nunca vacilará e nunca falhará,
mas te seguirá com confiança. - Chuveiro
A fé brilha mais intensamente em um coração infantil. David C. Egner
