Poema para Professor

Cerca de 15254 poema para Professor

⁠O senhor me deu o conhecimento para quebrar certas correntes e me ensinou que a verdadeira liberdade é a capacidade de pensar.

Outlander: Blood of My Blood
1ª temporada, episódio 1.

Ensinar às crianças é a razão da minha existência; pois se não o fizer não mereço viver.

Eu descobri uma coisa na vida: O meu alimento não é só aprender, mas ensinar o que aprendi!

Eu prefiro entregar minha vida me dedicando com as crianças que poderão aproveitar o meu ensino, do que com os adultos que jogarão no lixo.

Um tiro mata uma pessoa, mas uma lição mal ensinada pode matar uma sociedade.⁠

De repente me achei por aí, uma versão mais colorida de mim que transmite tanta confiança em si mesma. Essa outra versão jura que sabe amar e surfar, ela deixa claro que o pôr do sol faz parte de mim assim como a chuva que habita em minha alma. Porque precisamos quebrar tanto a cabeça para então encontrar esse lado, que não liga pra muito, qualquer coisa importa se aproveitado de jeito certo e tudo vale a pena. Acredito que esse lado foi o que sempre me impulsionou a seguir meus sonhos independente das tempestades, esse meu lado é o responsável por me fazer boba nos momentos mais tensos da vida, é esse lado que nunca sente medo de se entregar de novo apesar das decepções, e foi esse meu lado que me ensinou que viver é caminhar sem olhar para trás...

"Você pode ensinar , alimentar , vestir e tratar um burro com tudo que for de melhor, mas lembre-se:
Ele sempre será um burro "

Como fugir, ainda que por um instante, do teu olhar, se é ele que me ensina a acreditar no amanhã, viver o presente e seguir em frente sempre?

“A vida ensina que a bondade raramente é notada; só quando surge a necessidade é que os outros percebem aquilo que sempre esteve presente em silêncio.”

Ensina às tuas filhas: nenhum buquê de rosas apaga agressões.
Porque flores também enfeitam túmulos.

Interessado em transmitir informações úteis. “Ó Deus, faça de mim uma luz para aqueles que estão ao meu redor e conceda-me coisas mais bonitas do que eu desejo.”

Se uma professora mulher não compreende as dificuldades contemporâneas de uma aluna mulher, que enfrenta seus próprios traumas e desafios pessoais, a educação deixa de ser libertadora. O discurso de “professora sábia” torna-se equivocado. Todo o conhecimento que o(a) professor(a) acumulou perde valor se sua atitude afasta os alunos da sala de aula, comprometendo o direito deles a um futuro digno. Assim, a promessa e a missão do(a) professor(a) em formar cidadãos participativos, críticos e cooperativos, capazes de atender às necessidades básicas de aprendizagem; não se concretizam. De nada adianta o discurso bonito e bem elaborado se as atitudes e palavras forem desmotivadoras para o(a) aluno(a).

Você me ensinou o amor de uma forma tão profunda, que agora sou grato por tudo o que eu aprendi sobre amar.

O compasso não mede apenas distâncias, ele ensina que todo excesso precisa encontrar harmonia.

A dor me ensinou a andar de cabeça erguida, mesmo quando o mundo queria que eu rastejasse.

Às vezes, o destino nos ensina que nem todo amor é feito para ser vivido lado a lado. Há pessoas que habitam nossos corações com uma intensidade silenciosa, mas que não encontram lugar em nossa rotina, em nossos dias, em nossa vida. E é nesse espaço invisível — entre a lembrança e a ausência — que elas permanecem: como saudade, como aprendizado, como um amor que não coube no tempo, mas que jamais deixará de existir dentro de nós.

O compasso não mede apenas distâncias; ele ensina que todo excesso precisa encontrar harmonia.

⁠por que será que dizer um adeus nunca ensina a dizer o próximo? é horrível ver alguém diminuir e aumentar de tamanho dentro de você. além do mais, quando uma pessoa se afasta ela parece se tornar mais verdadeira no momento exato em que parte. e você nunca terá aquela pessoa que mora na pessoa que você costuma ter.

Aline Bei
Uma delicada coleção de ausências. São Paulo: Companhia das Letras, 2025.

Ação direta, autogestão e ensinamento mútuo são três palavras que devem andarem juntas, assim formando o seu elo e verdadeiro sentido, para a transformação social.

Vai chegar um tempo que o professor não vai ter o direito de respirar dentro da sala de aula, porque para o governo ele não tem de opinar, não tem que instigar os alunos a pensar, questionar, debater, organizar, desenvolver... o professor em sua condição de educador, sempre foi desvalorizado pelo governo, que quer impor o quê o professor deve fazer ou não, na sala de aula.