Poema palavras
O Fim do Respeito
Os jovens de hoje caminham sem olhar,
Com palavras duras, sem saber o que falar.
O respeito, que antes era mais forte,
Agora se perde no jogo da sorte.
Os gestos de carinho parecem distantes,
O silêncio que cura, virou grito constante.
Antigamente, as conversas eram ternas,
Hoje, só há palavras que queimam, eternas.
O olhar, que antes trazia compreensão,
Agora é vazio, sem emoção.
O respeito, que era a base de tudo,
Se despede, se perde, no caminho mudo.
Mas quem sabe, num futuro distante,
O respeito volte, num gesto brilhante.
Porque mesmo quando tudo parece escuro,
Ainda há espaço para um gesto puro.
Já era tarde
A noite avançava
E as palavras dela me alcançaram
Eram como dois braços estendidos
Me convidando para um abraço
Já era tarde, mas não para o amor...
O tempo é o acalento da alma
A resposta em meio de palavras cruzadas
Prosas de confissões detalhadas.
TEMPOS ANTIGOS
Em uma época em que a mudança ainda era requerida, recebi palavras de perdão e culpa. O tronco foi sincero ao dizer-me que seria ferida, num tempo em que a lei Áurea ainda não havia sido estabelecida e a escravização era um sinal de nobreza para os seus feudos.
Onde comer era motivo de criação e ideias para um hoje moderno, onde a cor era motivo de risos e risos.
Nossas traças são narrativas, nossa fala é história, nosso alimento é história e a nossa cor é história.
~Safira souza
Silencioso
Em nosso olhar
Tanta coisa escrita
Sem gestos, fonemas
Palavras, tradução.
Para que o falar?
Se a coisa dita
Ou mesmo os poemas
Não explicarão
O nosso laço, abraço
Sem vão, sem fresta
Sólido, mineral
Forte, indestrutível
Nosso mundo, espaço
a vontade tácita
Simples, natural
Gigante, imensurável.
Flor de pétalas escuras,
Noite de penumbra.
Voz doce, palavras apimentadas,
Olhar gentil, boca sedutora.
Sob a noite estrelada, lembranças são criadas,
Amor proibido, destino incerto.
Nas vozes ofegantes, promessas trocadas,
Entre suspiros e carícias, o amor retorna.
Nos cantos escuros e claros, os amantes se olham.
E nas sombras dançam, o desejo proibido que os tocou, não acabou.
Estou de Passagem
Se eu permitir que palavras, ou mesmo ações, de pessoas quebradas me afetem, morarei ali, de joelhos, rangendo os dentes de raiva, bradando despautérios, me tornando a própria pessoa. Restar-me-á dar-lhe as mãos e seguirmos juntos. À pessoas inteiras, minha admiração, à pessoas quebradas, meu respeito pelo momento difícil delas, ainda que isto me custe um rim. Melhor é, sem um rim, eu seguir meu caminha a manter ambos com os pés enterrados no mar dos estraçalhados pelas adversidades da vida, pois me tornaria como todos ali e esses, por terem sido quebrados, quebram pessoas.
Marta Almeida: 01/11/2024
Escrevo estas palavras não para te pedir que volte,
mas para te parabenizar por ter seguido em frente.
Sempre acreditei que o amor fosse sobre preencher lacunas,
sobre ser a peça que encaixa perfeitamente no vazio do outro.
Mas contigo aprendi que nem sempre é assim.
Percebo agora que tudo o que prometi me tornar para você,
você encontrou em si mesma.
Eu quis ser tua calma nos dias de tempestade,
mas, por muitas vezes, fui eu quem atraiu os raios e trovões.
E vejo que hoje, tu mesma aprendeste a dançar na chuva.
Quis ser tua coragem quando o medo apertasse,
mas tantas vezes fui eu quem trouxe sombras e incertezas.
E agora percebo que teus passos seguem firmes,
mesmo quando a dúvida te cerca—te sobra coragem.
Tentei ser a luz que iluminaria teus caminhos,
mas fui eu quem, tantas vezes, fechou as janelas para a escuridão entrar.
Hoje, és tu quem segura a própria lanterna,
e a tua luz brilha mais forte do que qualquer claridade que eu pudesse oferecer.
Eu quis ser teu refúgio quando teu mundo pesasse,
mas, sem perceber, coloquei sobre teus ombros o peso do meu.
Quis ser a brisa que te acalmasse,
mas fui tempestade em teus dias serenos.
Quis ser o abraço que te sustentasse,
mas fui ausência quando mais precisaste.
E mesmo assim, tu seguiste. Cresceste.
Encontraste em ti mesma tudo aquilo que eu, um dia, quis ser para ti.
E por mais que isso traga uma ponta de tristeza,
há também um orgulho imenso em ver-te voar sozinha.
Porque agora eu entendo:
amor não é ser a metade que falta no outro,
mas admirar, de longe ou de perto,
alguém que aprendeu a ser inteiro por si mesmo.
Com carinho,Luis H D L T
"Não existe gratidão involuntária. Noutras palavras, certas precondições espirituais e psíquicas são necessárias para uma pessoa alcançar o estado habitual de benevolência, sem o qual a gratidão lhe estará formalmente vedada, sempre.
Não basta enxergar os benefícios recebidos, quaisquer que sejam. É preciso querer agradecer e querer retribuir ao benfeitor, na medida do possível e do bom senso.
Não há exceções a esta regra moral, que não conhece acepção de pessoas".
Amar
Estou cansado de palavras de amor! Como "eu te amo"! Crê no Senhor! Enfim já diz o ditado " Palavras leva-as o vento"! Não digo isto por mim! Mas pelos que sofrem mais do que eu! Eu quero ver ação na vida das pessoas.
Jesus Cristo agia na vida das pessoas, não falava só! Agia sempre! Vamos agir em nome de Jesus Cristo! Amém! "O amor não faz mal ao próximo"!
Bom dia!
Simbora para mais uma jornada...
Ah, não esqueçam que o excesso de palavras realmente cansa e pode reduzir o tempo da ação.
O vento sopra a favor de quem faz, sem exigir platéia e nem aplausos.
Feliz dia!
Meu coração
Não tenho palavras. Ou talvez as tenha, mas elas se perderam em algum abismo silencioso. Não tenho sentimentos. Ou será que os enterrei tão fundo que já não os reconheço? Não consigo me expressar, não consigo me mover. Estou paralisado, preso em um limbo onde o tempo não flui, mas se despedaça.
Estou em uma viagem psicodélica interminável, onde o futuro me puxa para frente enquanto o passado me arrasta para trás. Sou um viajante sem destino, flutuando entre memórias que doem e sonhos que nunca se realizam. Me falta fôlego, me falta ar. Me faltam sentimentos para olhar para ti, para enxergar a beleza do mundo que insiste em brilhar, mesmo quando tudo dentro de mim é escuridão.
Estou perdido em um mar de pensamentos, um oceano turbulento onde cada onda carrega dúvidas, medos e angústias. E nessas águas, estou me afogando. Sem rumo, sem bússola, sou engolido pela correnteza dos meus próprios devaneios. Aos poucos, sou arrastado para o fundo, para um lugar onde já não me reconheço, onde já não existo.
O que faço para parar? Como encontro paz em meio a essa tempestade que habita minha mente? Como silenciar os ecos do passado e os sussurros do futuro?
"A verdade é o limite da diplomacia. Noutras palavras, o convívio social, embora às vezes nos obrigue a certa tolerância com relação a opiniões ou atitudes que julgamos equivocadas noutras pessoas, não pode ser regido por vernizes ou etiquetas que esmaguem o caráter. Às vezes é necessário lascar um osso para manter a integridade, não engolir a seco coisas ou situações que tangenciem a perda dos valores que nos são mais caros. Ou isso ou a mentira acomodatícia, a qual induz as pessoas à demagogia; e, desta, vai-se a precipícios de onde é quase impossível sair.
Conviver com a diferença não é anular-se. É agir com certa sabedoria prática, ter traquejo para boa parte das situações cotidianas, entender que a maior cortesia que podemos fazer a alguém é sermos verazes, muito mais que políticos. Mas é também perceber que, em boa parte das vezes, é possível conviver com o diferente sem sentir-se agredido, constrangido, maculado, aborrecido. Quando a diferença porém representa um abismo o afastamento torna-se a melhor profilaxia moral".
O espelho,
você,
eu,
sentimentos e inseguranças.
Palavras,
frases,
virgulas,
pontos finais e reticencias.
*
"Folheando as tuas páginas,
lendo e relendo
versos teus, palavras
que pareciam estar em silêncio,
mas na verdade, elas queriam ser lidas e levadas a sério..."
***
"Palavras..."
Ele(a) me fez voar com suas palavras, eram tão belas mas haviam lágrimas
Palavras belas contando uma história de alguém que se apaixonava, mas que no fim seu coração se quebrava
Uma História tão triste, mas sorrindo contava como se fosse simples, mas eu senti a tristeza no modo como contava
Mas é impressionante como eu podia sentir as emoções daquelas palavras
Soavam como a mais bela melodia de ópera, porém com um final trágico
Espero que um dia possa encontrar aquilo que realmente procuras...
Na busca de palavras doces, estou embriagado,
Pelo fogo que me consome, me sinto cansado.
No tinhar dessa jornada, exausto estou,
Vivo pesadelo amargo que a vida nao me negou .
penso que percorro no vazio da minha solidão,
Cercado de boas pessoas, mas em mente é escuridão.
A sala da minha mente é um lugar vazio sombrio,
Pensamentos que torturam, tal qual seca no rio.
Cheio de gritos e vozes nessa grande bagunça,
Como ventos ferozes que em meu peito se afunça.
Nessa tempestade diaria, tento encontrar a paz,
Mas o caos que é minha mente sempre me desfaz.
"Quem mente não opina, tergiversa maldosamente.
Em breves palavras, a opinião temerária ou apoiada em consensos fabricados tangencia a fraude, e um dos critérios para distinguir o opinador honesto do palpiteiro velhaco, cuja tendência é transformar-se em proverbial mentiroso, é levar em conta o nível de extravagância no opinar e também aferir se as opiniões expressadas são a repetição mecânica das idéias de facções ou seitas às quais alguém adere para sentir-se seguro.
Nestes dois casos não há opinião em sentido próprio, mas agônicos vagidos".
"Olhares de raiva, palavras de veneno,
Sussurros de inveja, corações de pedra.
Eles não podem ver, não podem entender,
Que o sucesso dos outros não diminui o seu valor.
Eles se sentem ameaçados, se sentem pequenos,
Quando veem alguém subindo, enquanto eles estão parados.
Mas não sabem que a verdadeira riqueza,
Não é o dinheiro, é a paz e a felicidade.
Eles podem tentar derrubar, podem tentar diminuir,
Mas o sucesso verdadeiro não pode ser destruído.
Pois é construído sobre a base da honestidade,
E iluminado pela luz da perseverança.
Então, não dê atenção às palavras de inveja,
Não dê poder às pessoas que tentam derrubá-lo.
Continue a subir, continue a brilhar,
Pois o seu sucesso é um presente para o mundo."
Poema de: [ ALDINO MARQUES ]
- Relacionados
- Poemas de palavras
- Frases românticas com palavras bonitas de amor
- Frases de motivação: palavras para encontrar o incentivo que você precisa
- Frases para discurso de formatura que inspiram as palavras certas
- Frases para falsos amigos: palavras para se expressar e mandar um recado
- Frases de amor curtas: poucas palavras que revelam grandes sentimentos
- Poemas para o Dia dos Pais (versos de carinho e gratidão)
