Poema o Mundo Gira
Meninas são bruxas e fadas. Palhaço é um homem todo pintado de piadas. Céu azul é o telhado do mundo inteiro. Sonho é uma coisa que fica dentro do meu travesseiro.
A imprensa publica, mas tudo indica que a justiça não lê!
Diz que é cega, mais o lado dos colegas ela sempre vê!
"A escuridão me pegou e vaguei fora do pensamento e do tempo, as estrelas giravam acima e cada dia era tão longo quanto à idade da terra. Mas não era o fim, senti vida em mim novamente, havia sido enviado de volta até cumprir minha tarefa."
Se tudo pode acontecer, o que tiver que ser será e se tiver que ser vai ser, deixa rolar.
As almas mais escuras não são aquelas que escolhem existir no inferno do abismo, mas aquelas que decidem se libertar do abismo e circular silenciosamente entre nós.
Quando você mata um homem, está roubando um vida. Está roubando da esposa o direito de ter um marido, roubando dos filhos um pai. Quando mente, está roubando de alguém o direito de saber a verdade. Quando trapaceia, está roubando o direito à justiça.
[...] Só sei que aquela lembrança vivia dentro de mim como um pedaço gostoso de passado, perfeitamente encapsulado; uma pincelada de cores naquela tela cinzenta e árida que as nossas vidas tinham se tornado. [...]
Não finja que você está com vontade de falar comigo. Eu sei que você me odeia. Faz parte da estrutura do Universo. É só eu falar com uma pessoa que na mesma hora ela me odeia. Até os robôs me odeiam. É só você me ignorar que eu provavelmente vou desaparecer do mapa.
Se andarmos pelos caminhos que outros já percorreram, chegaremos no máximo aos lugares que eles já atingiram.
Você acha que você tem problemas? Experimente ser um robô maníaco-depressivo.
Tudo que você deseja - toda a alegria, o amor, a abundância, a prosperidade, bem-aventurança - está ali, pronto para você pegar. E você precisa ter fome disso. Precisa ter intenção. E quando você agir intencionalmente e desejar com ardor, o Universo lhe entregará cada coisa que você desejou. Reconheça as coisas bonitas e maravilhosas a seu redor, abençoando-as e louvando-as. Por outro lado, não gaste tempo em criticar e lamentar o que hoje não funciona a seu contento. Reconheça tudo o que deseja, para poder receber mais do mesmo.
Vocês lançam umas rima que eu jogo fora
Fecha com umas mina que eu nem respondo
Tem inimigos que eu nem conheço
Que bla bla bla, mas não vem pro confronto
Para as pessoas que pensam que a vida gira em volta delas, e que tudo é com segundas intenções.
Reconheço que muitas pessoas são interesseiras sim. E que
em todos os lugares existem aquelas que só te procuram quando precisam, que só lembram de você quando tem algum interesse.
Mas, também existe gente de bem, existe gente com boas intenções. Só que demoramos muito tempo para reconhece-las no meio de tanta desconfiança.
Por isso que devemos ter paciência para as ingratidões de quem não sabe reconhecer uma gentileza, um carinho e uma amizade. Para quem só vê interesse e maldade.
Paciência, muita paciência.
Sinto muito, mas o tempo não para (graças a Deus!), a minha vida amorosa é uma novela mexicana, como já disse, não um filme de terror com um ex- zumbi que só volta dos cafundós pra tentar me comer! Confere?
Já estava na hora da próxima cena dessa novela né? Que enrolação.
Nada de “remember”, a reprise não dá ibope nem na sessão da tarde. Porque aqui daria?
Então vai lá, GRAVANDO... próxima cena: "O mundo gira FDP!"
MÁSCARAS Y BOASCARAS
algumas caíram na primeira lufada
pelo desuso uma dessas foi guardada
a que caiu nunca tentou ser segurada
lantejoulas y band-aids
reparos pra novas datas
máscara do Máskara e qualquer objeto pude ser
dia que fui átomo/resma/abridor de lata
fui botão namorei zíper
cansei ao experimentar espelho
do hedonismo
ao tédio do desejo
máscara de gás y às tiranias não temi
ladrei / militei
dei às ruas cortisol / rebeldia / nem pleito eu tinha
justiças lacrimogêneas ainda assim
me feriam
máscara de Maragojipe para as tradições que
que adornaram as minhas sábias alegrias
ápices carnavalescos
amores que disfarço em frágeis fantasias
máscara cirúrgica - na Gira / na crença (eis anestesia)
estou quase pronto pra transmutar
um corte na terra
a raíz da história se aduba no mesmo corpo-lugar
máscara de argila a beleza de se cuidar
eperiquitar-me todo
as manchas de juventude
cada trecho é um conto a se contar
máscara balaclava talvez me atice
ao assalto da mão-amada - roubar pra ler?
não me reconhecerão suspeito
roubar o tempo da paciência
inocento-me pra aprender
máscara de oxigênio em todas as circunstâncias
que a teimosia de não praticar
diariamente pranayamas
evitar tabaco / lactose
lembrar que meditar é uma simbiose
do fora pra dentro
a mudança é de dentro pra fora
sem máscara sobrevivo
sou poeta que
sobra
#Me #arrumei...
Creme dos pés à cabeça passei...
Com bom perfume, me perfumei...
"Quem não se enfeita por si se enjeita"
Diz o ditado...que é fato...
Ao DÓ RÉ MI eu fui...
Mesa cativa...
Junto à janela...
Dali observo até a língua mais tagarela...
Pedi bife com batata...
Garçom me perguntou se eu queria salada...
De bons modos recusei...
A farofa, também recusei, quem diria...
Não sou pomba-gira...
Mas amo essa iguaria...
Desfiz também da limonada...
E passei a ouvir a Solarata...
Comi bastante...
E bem satisfeito...
O tempero estava no jeito...
O antendimento também é muito bom...
Não tenho preferência por nenhum garçom...
São todos educados....
Sabem atender...
Conversam muito bem...
Ótimo proceder...
Sempre dão um jeitinho ...
De me alegrar...
Para eles, o cliente sempre tem razão...
Isso nos enche de satisfação...
O proprietário digo à parte...
Com respeito e sem maldade...
Sabe conosco brincar...
E sugere com vontade...
O que vamos comer...
Dessa forma fico a vontade...
Estar ali é um prazer...
Comi tanto e não aguentei...
Que pedi ao "bifão" embalar...
Fui para casa dormir...
E agora que acordei ..
Vou já jantar...
A barriga até cresceu...
Com a fartura fornecida...
É só prestar a atenção....
Abaixo na fotografia...
Sandro Paschoal Nogueira
QUESTIONÁRIO
Amastes? Amei.
Sofrestes? Sofri.
A queres ? Não mais.
Saudades? Poucas.
Ainda dela lembras? Já a esqueci.
O mundo gira e a cada volta
surgem novos caminhos, novas
amizades.
Novo amor? Já existe.
Mais forte? Sim.
Tem vontade de o viver? Por inteiro,
mas sem saudades, somente amor
sem a dor do fim.
Roldão Aires
Membro Honorário da Academia Cabista. R/J
Membro Honorário da Academia de Letras do Brasil
Membro da U.B.E
Uma hora estamos em cima
Olhando bem distante no horizonte
Observando a paisagem
O que não percebemos
É o que está abaixo de nós
Descendo lentamente
Torna-se, pouco a pouco
Invisível, o horizonte
Vemos então claramente tudo de perto
Alguém tirou nosso binóculo?
Não, estamos em baixo, caímos
Mas de cima tudo é tao tranquilo e cheio de paz
Porém, somos seres poderosos
Podemos tornar a parte baixa da roda cheia de tranquilidade e paz
Apreciando o momento do outro
Nesse momento alguém esta la no alto
Sentindo exatamente o que sentimos
Ficamos então gratos, felizes e esperançosos
Sabendo que a a roda da vida é cheia de altos e baixos
Se não fosse pela sombra ou pelo dia chuvoso
A planta morreria seca
Se não fosse pela noite sombria e escura
A lua e estrelas não dariam seu show
Veja a beleza em tudo ao seu redor agora
Gire em torno de si mesmo
Não importa se você esta embaixo ou em cima da roda
A roda da vida
Gira e gira
Pessoas fecham portas, muitas vezes nem chegam a abrir. Viram as costas, somem, fingem que você não existe. Muitas pessoas te dão a mão para fazer de conta que te ajudou a levantar, quando na verdade nem fizeram a força necessária para te puxar. E algumas dessas pessoas fazem uma forcinha para te colocar ainda mais para baixo. Te ligam quando precisam de você. E daí você pensa que é útil. Mas ser útil não necessariamente faz de você especial. Na verdade, faz de você especialmente útil para aquela ocasião. E você se sente sozinho no mundo mesmo estando rodeado de pessoas que, em sua maioria e na maioria das vezes, não passam de habitantes que apenas compartilham o mesmo espaço.
Pior do que você se decepcionar com as pessoas é ter que se conformar com o fato de que vai passar a vida inteira se decepcionando com as pessoas. Isso gera uma certa frieza com uma pitada de indiferença que, misturado a grande porção de tristeza, resulta num bolo embatumado de sabor amargo que desce seco pela garganta; se não tomar cuidado fica entalado e te mata engasgado.
Mas quando você menos espera Deus abre os braços, e no seu afago suave e ao mesmo tempo intenso, lhe mostra que somente nEle podemos esperar o relacionamento sincero, verdadeiramente puro e incondicional. É Ele aquela luz no fim do túnel, o último fio, a esperança que ainda não morreu antes do último suspiro. É Ele que está no vazio da multidão, no silêncio do nosso desespero, na lacuna da nossa existência que ainda não foi preenchida pela essência da vida. É Ele, na verdade, a felicidade que procuramos nos lugares, nas coisas e nas pessoas, quando não O encontramos em nós mesmos.
No fim, é somente Deus que te espera para fazer com você um novo começo. E então você finalmente descobre que o segredo está em simplesmente viver, e não viver simplesmente.
Quanto as pessoas, bem, são simplesmente pessoas...
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Poemas para o Dia dos Pais (versos de carinho e gratidão)
- Poema de Amor Verdadeiro
- 127 frases de viagem inspiradoras para quem ama explorar o mundo
- 28 poemas sobre a infância para reviver essa fase mágica da vida
- Poema para Irmã
- Poema Amor Incondicional
- Poemas de carinho e amizade para demonstrar afeto