Poema Nao Chora mais ele vai Voltar
Só quem já teve seus valores mais sagrados achincalhados pela ignorância alheia consegue entender quão devastadora pode ser a sensação de haver misturado suas jóias mais caras à lavagem que acabara de deitar à pocilga.
Se a intenção é chegar à idéia perfeita, o meio mais eficaz é submetendo-a ao maior número possível de cabeças, pois que surgirá do confronto de muitas. Mas se o objetivo é comunicar o que se pensa, não há nada mais idiota do que optar pelo compartilhamento coletivo, pois ganhará mil versões que tornarão vis seus pensamentos mais nobres. Nunca a humanidade universalizou o “besteirol” e gerou tantos conflitos como depois de inventar os famigerados “grupos instantâneos”, onde os minutos de fama são usados para jogar tinta de inteligência sobre os pensamentos mais medíocres, de modo a compartilhar asneiras, inflamar egos e despertar rancores.
Qualquer tipo de censura é o caminho mais rápido para o autoritarismo ilegítimo e arbitrário, pois que o estado toma para si o direito de substituir a seu bel prazer as escolhas das pessoas, o que transforma seus cidadãos em fantoches subservientes e manipuláveis. Cabe ao estado garantir a ordem e o princípio de licitude, o que não inclui a decisão sobre assuntos de cunho ideológico, filosófico, moral ou de qualquer outra natureza que não se traduza por crime tipificado pelos dispositivos legais. Moralidade é assunto de natureza essencialmente pessoal, e seu controle atenta contra todo e qualquer sentido de Liberdade. Compete ao indivíduo decidir sobre o que quer ou não quer ver, ou a seus filhos, e cada vez que permitimos que o estado o faça em nosso lugar, aceitamos ser convertidos em seres abjetos e servis, que se confessam incapazes de gerenciar sua própria trajetória. Ter as rédeas dela nas mãos chama-se DEMOCRACIA, que tem como maior missão preservar o que você tem de mais sagrado, que é sua LIBERDADE.
O terror que algumas pessoas sentem de virar mais uma vítima da torpeza alheia faz com que vendam suas almas às indignidades, se acovardem diante de ações espúrias inequívocas e admitam o abjeto, criando justificativas para si mesmas de forma a continuar tolerando o intolerável.
A vida pública requer ser gerenciada com o máximo de cautela. Por mais que a justiça dos homens se revele complacente e a clemência de Deus ofereça o perdão, a História, nem mesmo com o passar dos séculos, nos brindará com a mesma generosidade. A omissão é um dos crimes mais graves, porque todas as atrocidades são cometidas por conta dela sem que ninguém se sinta culpado.
Uma coisa que os mais observadores percebem nas redes sociais é do temor que muitos revelam para respaldar coisas que elas até já pensaram mas, por serem polêmicas ou avançadas demais para a mentalidade vigente, escolhem o mutismo para não se comprometer e se tornarem alvo de críticas. E é quando os “likes” desaparecem como por milagre, mas não exatamente porque discordam, mas porque não lhes agrada a idéia da exposição ao se colocarem contrários ao rebanho, ainda que encontrem lógica em tudo o que leram. Daí se conclui que é a covardia - e não só a ignorância - o que retarda a derrubada de tabus e dos imobilizantes paradigmas humanos.
Ninguém duvida que o lugar mais seguro para um avião estar é no solo.
Mas se tivessem sido feitos para permanecer no chão, por princípio não teriam asas.
Todas as vezes em que se dá mais atenção ao que se faz ou ao que se deixa de fazer, em lugar das razões por trás dessas ações, abre-se espaço para percepções equivocadas da realidade além de outras tantas injustiças, já que intenções espúrias são mascaráveis, e atitudes sinceras não costumam ser postas no alto do mastro.
O medo torna bem mais fácil tomar-se algo como conspiração do que como realidade quando envolve paradigmas que queremos manter a todo custo.
Há algum tempo descobri que o caminhar em direção à meta é muito mais importante que cruzar a linha de chegada. É nela que tudo acontece, e será tão mais plena quando a capacidade de perceber cada passo em sua infinitude.
Percebemos que mais um passo foi dado em direção ao Crescimento ao descobrir a inutilidade de nossos esforços de mudar o mundo, em vez de apenas aprender com ele.
Os conceitos de Deus e de Amor se confundem até na forma como se expressam em nós: o mais importante não é que a ligação dos amantes ou entre criador e criatura se faça real, mas a plenitude do sentimento gerado pela simples possibilidade do outro lado estar lá.
Preservar uma percepção mais clara da realidade passa pela diversificação em todas as área de conhecimento e de interesse. Todas as vezes em que nos concentramos numa única, distanciamo-nos da visão sistêmica e dos nossos parâmetros de análise, tornando-nos tendenciosos e nos aproximando perigosamente do fanatismo.
Opor resistência inquebrantável a todo indício de algo inusitado, mais do que inconcebível se revela bem pouco inteligente. Mas ser crédulo a ponto de transformar até um jumento caído de um barranco em "abdução por alienígena" passa atestado de uma credulidade fanática ainda mais estúpida que o próprio animal usado como "evidência".
De tudo que escrevo, é notório que os conteúdos mais relevantes são os menos lidos. Estaria a humanidade hoje mais propensa a se mostrar do que a pensar?
É comum dizer-se que a geração do século XXI é mais autêntica que as anteriores. O que se constata, no entanto, é a perda da fronteira entre o público e o privado, e da distinção entre emoções autênticas e “emoções de plástico”. Nossos jovens de hoje se esforçam por mostrar felicidade por não conseguir senti-la, devassando toda sorte de mazelas nas redes porque, de tão vazios por dentro, não aprenderam o valor de um momento especial. Ações que antes integravam a vida privada por serem desimportantes ou até mórbidas assumiram conotação de “transparência”.
Em política, independente do lado que se defenda o erro mais crasso dentre todos é o de guardar lealdade a quem governa, em vez de vinculá-la à proposta!
Passamos a vida inteira ouvindo receitas de como ser feliz, quando a felicidade é tão mais simples que isso: ela acontece quando sentimos alcançada a borda do copo, e o mais que a vida oferece faz com que transborde. Esse algo a mais pode até ser bom, mas vem como complemento em vez de essência, pois que o copo já estava completo.
A alegria é a força mais poderosa que trazemos em nós. Quando nos deixamos abater pela tristeza perdemos a capacidade de acioná-la, tornando-nos ainda mais vulneráveis às forças contrárias que precisam nos manter expostos e enfraquecidos. Urge então direcionar todo nosso esforço para reavivar a brasa interna antes que se apague, e resgatar a chama que nos devolve a energia vital. Como o lótus, ela nos mantém alvos e imunes ao lodo que nos rodeia, despertando o brancor dos demais para que também aflorem à tona e seu perfume inebriante dissipe a fetidez da lama sob suas pétalas.
- Relacionados
- Frases de alegria para inspirar e tornar o seu dia mais feliz
- Frases de aniversário para dar os parabéns (e tornar o dia mais feliz)
- Frases de Amor Não Correspondido
- Frases de desprezo para quem não merece mais a sua atenção
- Amor não correspondido
- Frases de raiva que dizem o que você não consegue falar
- Poemas para o Dia dos Pais (versos de carinho e gratidão)
