Poema Nao Chora mais ele vai Voltar
O mundo ocidental exerce forte resistência ao intangível que escape à lógica vigente, por mais que todas as evidências se revelem inequívocas. A ciência tradicional ainda o trata com a burocracia do ambiente político que, quando chega a oficializar os fatos, eles já evoluíram para um patamar muito acima, e o que é franqueado a todos se equipara ao enganoso brilho de uma estrela morta. Para se ter ideia da defasagem, a própria física quântica só agora começa a admitir realidades com que os místicos orientais já lidavam há cinco mil anos.
Por mais que insistas em comandar o mundo, a água te escapará por entre os dedos, o vento entrará por tuas frestas, e a luz invadirá a tua escuridão!
A recusa em conhecer a verdade por medo das mudanças que irá impor é a mais desprezível dentre todas as covardias!
Calcula-se que menos de 10% das pessoas enfrentam a verdade tal como é, por mais assustadora ou dolorosa que se mostre. Dentre as demais, outro décimo é das que a negarão até o último de seus dias, mas nada a lamentar neste caso, já que escolheram o próprio destino. O mais triste são os 8/10 restantes de pessoas boas que se descobrirão equivocadas até aquele exato momento, mas nunca terão coragem o bastante para confessá-lo sequer a si mesmas.
O aético sempre foi mais pernicioso que o anti-ético pois, enquanto que este último tem consciência das próprias transgressões, o primeiro não enxerga a linha que divide a ética da não ética, o lícito do ilícito, a boa prática da ignomínia!
Por mais livre, desconexo e movediço que se mostre o meu legado nas letras, alguém virá depois para juntar tudo o que escrevi num único balaio e me encaixar num “ismo” qualquer com aquele ar professoral e incontestável de quem foi “luizbodsteinista” desde criancinha.
Por mais que se busque fugir ao destempero e manter a serenidade em tempos de revolta, em alguns momentos é o último recurso para faxinar a alma e preservar a sanidade!
As práticas mais insensatas pra se adotar nas redes? Dar palanque à bandido e microfone para hienas, ou tocar bumbo pra maluco dançar!
Esse Deus que me foi apresentado por Epíteto já existia dentro de mim sem poder dizer se mais alguém dele soubesse como eu o concebia. Homens como Epíteto e Spinoza, no entanto, chegam para dar forma a esse fenômeno de difícil compreensão: ainda que tantos possam trazer em si exatamente aquele que trazemos em nós, ele nunca será o mesmo para todos, o que faz de Deus um ser único e, ao mesmo tempo, plural, permitindo a cada qual viver a experiência do macro em seu próprio microcosmos.
A coisa mais importante que aprendi sobre a “verdade” é que sua comprovação depende muito mais do talento do argumentador de defender sua tese do que da consistência das informações que usa para tal fim. Seja pelo viés científico ou pelo das crenças, qualquer alegação pode emprestar “legitimidade” a uma tese bastando que seu defensor seja habilidoso o bastante para reunir os elementos que a sustentem, assim como encaixamos uma peça no quebra-cabeças não pelo seu formato – igual ao de outras – mas pela imagem que queremos exibir no final.
O combate mais eficaz à metástase do obscurantismo é fortalecendo as demais células do organismo social com a vacinação em massa da verdade, permitindo-lhes desenvolver anticorpos com base numa informação de indestrutível teor qualitativo.
Até mesmo sua ação mais altruista poderá ser vista como mero desejo de agradar. Portanto, troque sua preocupação com a critica alheia pelo melhor que possa dar de si em tudo o que faça, já que pessoas insatisfeitas irão critica-lo até por ser essa a natureza delas.
...E nem mesmo aquela dedicação mais profunda e abnegada – que resistiu ao tempo e à toda sorte de adversidades – consegue sobreviver à incontestável força de lideranças manipuladoras que transformam esses nichos político-religiosos em verdadeiras fábricas de fanáticos e inocentes úteis.
Depois que uma onda se levanta ela toma vida própria, e nem mesmo quem a provocou terá mais força para detê-la.
O que mais curto ao desfrutar de minha própria companhia é poder vivenciar diálogos incríveis com minha consciência.
Quanto mais insistimos no embate com pessoas avessas à argumentos lógicos, mais os esvaziamos, pois que sua força está no conhecimento que os embasam, e cuja concisão, por si só, põe fim ao debate.
No que toca às pessoas que tenho em alta conta como honestas e verdadeiras, nada me deixa mais feliz atualmente do que ouvir delas que discordam de mim. Isso me revela que escaparam ao “triturador de cérebros”, e por enquanto ainda conseguem pensar com a própria cabeça.
Até mesmo para aqueles casos mais críticos existe uma vantagem quando nós mesmos lhes demos causa, seja por algum erro que inadvertidamente tenhamos cometido, ou por uma decisão equivocada que se tomou em algum momento. O melhor lado desse tipo de percalço é que o restabelecimento da normalidade acaba quase sempre dependendo apenas de nós.
Ao longo da vida fui aprendendo que o que me deixava mais forte, e cada vez mais confiante frente aos desafios que ainda estavam por vir, não eram as batalhas que vencia, mas enfrentar perdas cada vez menos significativas por me descobrir no final o grande vencedor da guerra contra mim mesmo!
- Relacionados
- Frases de alegria para inspirar e tornar o seu dia mais feliz
- Frases de aniversário para dar os parabéns (e tornar o dia mais feliz)
- Frases de Amor Não Correspondido
- Frases de desprezo para quem não merece mais a sua atenção
- Amor não correspondido
- Frases de raiva que dizem o que você não consegue falar
- Poemas para o Dia dos Pais (versos de carinho e gratidão)
