Poema Nao Ame sem Amar
Resistência
Se a gente bobear, eles revogam a Lei Áurea.
A direita não dorme nem cochila.
O capitalismo não perdoa.
O neoliberalismo mata.
A Humanidade resiste e esperneia.
Respirar é resistir.
Existir é resistir.
Temos que resistir, reagir e agir!
À Resistência!
Impersonalidade Contundente
Talvez sejam os falsos deuses e por este motivo não fico perplexo ao apagar a luz, esperarei até você estar mais pronta. Será o mundo com sua impersonalidade soberba versus a minha extrema individualidade de pessoa, mas seremos um só. Não temos sido puros e ingênuos para não rirmos de nós mesmos.
Nós vivemos em um mundo onde poucas coisas são tão ultrajantes quanto a inocência. Paramos com a impunidade dor, mas tenho uma procura intensa, estou em plena luta da pobre vitória humana, mas é vitória. Não temos amado acima de todas as coisas, não temos nenhuma alegria que não tenha sido catalogada por temermos serem armadilhas.
Só tem amigo que é bom, se não for bom, terá apenas cúmplices, sendo assim, o fracasso será sempre um quarto suportável e confortável, já o sucesso, será sempre um quarto desafiador.
É no conhecimento que existe a chance de libertação, uma pessoa que decide não se conhecer, aceita sua condição de escravo, aceita sua condição de submissão. Conhecer é a condição para eu me libertar de mim mesmo e deixar menos denso meus etenos grilões.
Felicidade Guardada
Troço
Sem modo
Saudade
Coisa
Vadia
Saudade
Não
Tem hora
Saudade
Não
Tem dia
Saudade
Coisa
Da alma
Saudade
Coisa
Da gente
Saudade
Espuma
Do mar
Que
As ondas
Deixam
Na Areia
Dizem que Hoje é Carnaval
Infelizmente, hoje, não vai ser preciso fazer refeição, pois não se esqueça que neste belo do mundo de ramos, na quarentena, em plena próxima quaresma, vai ser dia de jejuar, para salvação do presente quadro de pandemia e do presidente.
Segue o convite que recebi do além e, caso queiram aderir, não se preocupem, minha receita dominical está salva na memória e tenho bons ingredientes, com alguma picardia, na despensa.
Vale a pena, na quaresma e na quarentena, meditar sobre a alienação do indivíduo que acredita até naquilo que não existe e inverte a realidade na mente criada pelo seu cérebro, como se ela é que o dominasse, não o corpo.
A fé não remove montanha, nem pode ressuscitar o cadáver insepulto, quem dera o sepulto que, com o vírus, corre o risco de ficar sem cova por falta de coveiro.
O jejum evangélico mostra que a religião "é o ópio do povo"! É a negação da negação na "a filosofia" da miséria, fazer jejum para pagar o dízimo e comprar álcool gel untado, quando por outro lado é certa "a miséria de filosofia" que não transforma o mundo, já estudado pelos filósofos, que o vírus transformou e "uniu os trabalhadores do mundo". Milagre "in divino", não saiu único tiro, sem dar as mãos limpas nem fazer greve, destruíram com o martelo o capitalismo, com o seu liberalismo do Estado mínimo o transformar no máximo, para não deixar ou fazer com "que os mortos enterrem seus mortos" e mostrar que: "de repente tudo que é sólido desmancha no ar"!
Santa Semana
Olá, atenção, o jejum deste ano viralizou a semana santa, pois hoje não é o dia do juízo e acerto de conta final, mas domingo de ramos.
Antes que os bispos e o capitão, à revelia do papa e dos generais, liberem as procissões com a via sacra, e o milagre da ressureição se multiplique à todos, segue o calendário sucinto da semana que prevê mais jejum, na quaresma dobrada pela quarentena do vírus.
Orai por nós, que eles, alienados, não sabem o que fazem, mas fazem. O novo no lugar do velho, na luta dos contrários, na negação da negação, com a traição de Judas, que atire a primeira pedra quem nunca pecou por amor e vinde a nós as crianças que alegram o reino do céu e adoram ovo de Páscoa dominical, que está sobrando nas lojas falidas.
Te Déum
Fique calmo que vc vai ser contaminado, não adianta se desesperar garante o prefeito de Ouro Preto, para acalmar a população. Causou pânico na população com o cemitério que está sendo preparado para receber os munícipes que podem morrer em paz que o prefeito não vai faltar na despedida final é vai dar plantão com horário do nascer ao por do sol, música sacra e Te Déum.
Pelo Retrovisor
"O avô que eu não tive
Nunca me contou histórias,
Jamais me levou para passear
Ou mesmo para tomar sorvete
Isto porque ele morreu
Muito tempo antes de eu nascer
Apesar desta ausência,
Esteve sempre ao meu lado,
Iluminando meus passos
Pelas trevas da vida.
Apesar de morto, ele vive
Transmitindo-se,
Atávico e improvável
Através dos livros velhos da estante.
No olhar castanho de meus tios
No caráter reto do minha mãe
Na memória de seus amigos
Assim, ele segue vivendo
E enquanto for contada
E recontada a sua história
Ele vencerá a morte
Através da memória."
Ponte da Amizade
Eu não sou pobre, eu sou sóbrio, de bagagem leve. Se pensarmos, bem, quando você vai comprar algo, não paga com dinheiro, paga com um tempo de sua vida que teve que gastar para ter esse dinheiro. Vivo apenas com o suficiente para que as coisas não roubem minha liberdade. Inventamos uma montanha de consumos supérfluos. Compra-se e descarta-se. Mas o que se gasta é o tempo de vida. Pobres são aquelas pessoas que precisam de muito para viver.
Pontuação na Extrema Idade
“Não há nada mais espantoso que a raiva, nada mais curvado sobre a própria força. Se bem-sucedida, nada mais arrogante; se frustrada, nada mais insano, como ela não é forçada a recuar pelo cansaço mesmo na derrota, quando a sorte elimina seu adversário ela crava os dentes em si mesma”
O filósofo ensina que a raiva é uma derrota sempre, conseguindo ou não o que deseja. Um bom exercício: examinar a própria raiva e perceber que ela é o ato de se envenenar para punir o mundo. A grande vítima da raiva é você.
Seu Sempre Modo de Ser
De coisas
Que
Não sei
Quê
Lendas
E mais
Lendas
Nas curvas
Que
O tempo
Tem
Sempre
Instigante
Seu próprio
Ritmo
Seu sempre
Modo
De ser
Pecado Pascoal
Ao mistério
Da vida
Que dele
Somos parte
Se dele
Entender
Não nós
É dado
Pelo menos
Senti-lo
Em toda
A
Intensidade
E
Grandiosidade
Leira à Altura
Lembranças
Não mais
Que
Lembranças
Sem mesmo
Ter tido
Projetos
Vazio
Existencial
Tédio
A suprema
Condenação
O Acertar de Bater de Palmas
A
Arrogância
Da estupidez
Não conhece
Limites
O instigante
Desconhecido
Origem
De tudo
Ao que
Parece
Ainda
Não acertou
A mão
Mudez
Mudo, mas não mudo muito
Na esquina da cortina ao alto mar
Me vejo
Desejo de ser e tocar de vidro frio
Do horizonte cheio de montes baixos
Desembrulhar-me e ser eu
E raspar a tinta
Como os que me pintaram os sentidos
Nas grandes cidades
A vida é mais pequena
Na cidade, as grandes casas fecham
A vista e à chave
E as flores são cor da sombra
E tornam-nos pobres,
Porquê a nossa única riqueza
É ver.
Arde Sem se Ver
A mente é um fogo a ser aceso, não um vaso a preencher. Com o fogo, tem-se o poder de aquecer a mente de quem o vê, um fogo devora um outro fogo. Uma dor de angústia, cura-se com outra e se devoram na dança em chama. Do atrito de duas lascas de pedras, chispam faíscas, das faíscas vem o fogo, do fogo brota a luz que irradia o pensamento esporádico. O fogo queima a lenha, a inveja consome as boas ações, tal como o fogo tende para cima e a pedra para baixo.
À Quem Não é Comunista
A doença infantil do comunismo, renega a si mesmo na negação da negação.
Cresceram no comunismo, qual o capitães de areia, e foi levada ao léu senão ao mar e no eterno retorno qual a onda vai e volta, na luta do rochedo contra o mar e o mal. A farda modela o corpo e atrofia a mente.
Quatro Ponto Zero
A verdade, caminha nas costas de uma tartaruga, já a mentira, viaja a jato. Não ser descoberto numa mentira é o mesmo que dizer a verdade. O amor pode morrer na verdade, a amizade na mentira. A mentira é muita vezes tão involuntária como a respiração e, assim como uma gota de veneno compromete um balde inteiro, também a mentira, por menor que seja, estragará toda as vicissitudes de uma vida virtuosa.
Jamais diga uma mentira que não possa provar e, saiba que uma mentira, dará uma volta inteira ao mundo antes mesmo de a verdade ter oportunidade de se vestir. Hoje, posso dizer que a democracia não se fez valer, mas logo aquilo que mais odeio, meritocracia, foi quem ganhou valor.
