Poema Maturidade

Cerca de 2518 poema Maturidade

⁠creio q a virtude mais pesada da maturidade seja o silêncio, se manter quieto é repleto de tentações.

⁠Maturidade é quando você responde a uma provocação com elegância e tranquilidade, dizendo: "Lamentável, você desperdiçou uma rara chance de cultivar o silêncio."

É na⁠ capacidade de discernir limites que descobrimos a verdadeira maturidade!

⁠"A Maturidade te faz ficar em silêncio, mas também te faz entender
o silêncio dos outros."

Enquanto a maturidade não vem, o segredo é ficar de olho, sem aparentar olhar. É instruir, sem obrigar; é amar, sem cobrar.

O que achas de conhecer esse candidato, pois quem sabe seja a melhor opção de maturidade dentre as outras escolhas que se apresentaram aqui? Se não escolher, nunca saberemos.

É difícil lidar com a maturidade do outro; mas, se você domina a sua, já está de bom tamanho.

⁠A maturidade ensina-me o valor real das coisas e das pessoas, não me atrai o que está na superfície, aprendi olhar o que não está nu aos olhos comuns.
Me atrai mais que que está coberto do que aquilo que apelar e se despe facilmente.

⁠Maturidade é quando você olha para uma cicatriz e consegue enxergar nela, motivos para agradecer.

A maturidade nos ensina a amar com mais responsabilidade, principalmente a nós mesmos.

Embora a quantidade de anos vividos ande lado a lado com a maturidade, não é necessariamente eles que nos trazem a tão cobiçada virtude. São as experiências vividas, as emoções sentidas, as frustrações experimentadas, as expectativas frustradas, os desejos negados, as lágrimas derramadas, os projetos adiados, as dores sufocadas, os sonhos abortados; é a forma que você recebeu os nãos da vida e a maneira como administrou cada um deles que vai dizer o quanto você aprendeu e, consequentemente, o quanto amadureceu.


A maturidade pode nos ensinar a discernir o que é essencial e o que podemos deixar para trás, seja em relação a pessoas, lugares ou coisas. É um processo de autoconhecimento e crescimento que pode ser desafiador, mas também libertador.

⁠"A única razão para nos prender ao passado é a maturidade proporcionada pela experiência da vida"

O ego parece ser a primeira coisa que muitos jovens começam a viver.
Mas na maturidade, ainda parece ser a última a se conhecer.

⁠Maturidade é não dirigir depois de beber,mas preferir voltar de táxi.É valorizar as viagens de fim de semana,momentos em família e os tempos em casa vendo TV ou lendo um livro.É saber que o dinheiro também importa,mas que não é o essencial.É se doar por inteiro em tudo o que for fazer.Ser maduro também é não comprar água sem gás.Ser seletivo nas músicas,nos filmes e também nas amizades. Também é não mergulhar fundo em paixões rasas e vazias e buscar o amor que foi perdido no tempo e celebrar a vida e o futuro com quem agente gosta ou ama sem se importar em agradar os outros,mas em ser feliz.

⁠Amar alguém que não carrega nosso sangue exige maturidade. Mas é também a forma mais nobre de gerar humanidade.

Uma das descobertas mais deliciosas da maturidade é a de que podemos viver muito melhor sem aquela enorme quantidade de coisas que antes acreditávamos “indispensáveis”, e de como a vida fica tão mais leve sem elas.

Na impetuosidade da juventude podemos nos permitir aprender por erros e acertos. Mas na maturidade isso é incompreensível, pois que não faz mais sentido não refletir antes das ações para se arrepender em seguida. É quando o Homem Circunstancial precisa ceder lugar ao Homem de Consciência.

O melhor da maturidade é a troca da credulidade ingênua da juventude pelo ceticismo inteligente que traz segurança o bastante para separar joio do trigo de uma forma inusitada: ao mesmo tempo em que não deixa mais espaço para o misticismo pueril de outrora, descobrimos um cérebro aberto ao improvável e empático ao inacreditável para derrubar as fronteiras entre concreto e abstrato de forma a que tudo se mostre possível, e apenas a dúvida – antes de qualquer negação – faça a mediação entre o ser e o não ser. Alguns chamam isso de delírio, eu
o chamo de despertar!

Numa relação com maturidade nós podemos debater sobre qualquer assunto sem medo de constrangimento