Poema em Linha Reta
"A sabedoria não é algo que serve para um e não serve para outro. Tampouco é uma colcha de retalhos que cresce à medida que qualquer um de nós vá inventando ou acrescentando algo de novo. Ela é universal. Poderosa e única. Pode ser acessada por qualquer um em qualquer lugar do planeta, a qualquer momento. Simultaneamente! Ela não depende de você; é você quem depende dela. Não é você que a completa, porque ela já é completa em si mesma. Você apenas a detecta e aos poucos vai descobrindo como ela se encaixa na sua vida e no seu limitado conhecimento. E, a partir dessa fusão, a sua vida e todos os seus parâmetros mudam completamente, de maneira surpreendente."
"A sabedoria não é algo que serve para um e não sirva para outro. Tampouco é uma colcha de retalhos que cresce à medida que qualquer um de nós vá inventando ou acrescentando algo novo. Ela é Universal. Poderosa e Única. Pode ser acessada por qualquer um, em qualquer lugar do planeta, a qualquer momento. Simultaneamente! Ela não depende de você; é você quem depende dela. Não é você que a completa, porque ela já é completa em si mesma. Você apenas a detecta e aos poucos vai descobrindo como ela se encaixa na sua vida e no seu limitado conhecimento. E, a partir dessa fusão, sua vida e todos os seus parâmetros mudam completamente de maneira surpreendente". (O Mentor Virtual - Pág. 133-Ed.Komedi-Campinas-SP-2008)
A menor distância entre dois pontos é seguramente uma reta. Atalhos só nos levam para mais longe dos nossos objetivos.
No ensinamento budista, diz-se que a senda é tríplice. Ela começa com a reta conduta, chamada shila, o que significa que todos os fatores obscurecedores, as paixões animais, os pensamentos egoístas que impedem a visão, devem chegar a um fim. Em segundo lugar, a senda implica em auxiliar a consciência a despertar através da observação, do escutar sensível e da profunda reflexão. Então a sabedoria começa a despontar. O caminho dá acesso a uma vasta esfera da qual não temos consciência agora. Então começa a revelar-se o supremo significado que abrange toda a vida.
Quero viver a vida pensando nela como uma reta, determinada por um fim em um certo ponto, onde posso fazer o que estiver ao meu alcance e me fazer alguém com expectativas realizadas, e se não der certo, foi apenas mais uma tentativa entre as milhões que irei fazer, lembrando sempre que a vida um dia irá acabar e que o mais importante não é o que vou ter quando esse dia chegar, e sim o que fiz, aprendi e vivi. Quero deixar um legado em vez de uma montanha de coisas que teve utilidade apenas para satisfazer as necessidades da luxúria, e se eu não conseguir ao menos tentei. Quero viver tentando, errando e acertando, e não choramingando pelas coisas que deixei de fazer por medo de não conseguir. Todos falham, e eu não sou a excessão. Já deixei passar uma grande parte da reta que a vida segue sem aproveita-la, com medo de falhar, mas e daí se eu falhar? Um dia essa reta chegará ao fim, como todas, e todas as falhas, fracassos, conquistas e vitórias a seguirão para o mesmo destino. Não há o que temer! O de mais assustador que pode acontecer, é eu conseguir aquilo que sempre almegei e nunca fui capaz de superar o medo do fracasso e tentar batalhar por algo que sempre pôde ser meu. Que sempre esteve alí, apenas me esperando. Vou viver a minha vida pensando nela como uma reta, onde tudo um dia irá acabar, ao menos tudo que conheço e vivo. Vou viver sempre tentando... Vou fazer disso a minha sina!
'Só temos plena certeza que não passaremos em uma prova, apenas quando não a iremos fazê-la.'
O tempo não é uma reta ou uma grandeza. Ou sequer, algo que se meça. É tão só, nós, no colo de DEUS, recebendo um cafuné e escutando uma fábula.
Por mais que você tenha uma vida reta, sempre terá inimigos. O importante é não ser inimigo de ninguém.
A estrada da vida pode até iniciar reta, mas ao longo dela aparecem curvas tão traiçoeiras quanto as de uma estrada comum. E, se você não tomar cuidado, acaba derrapando, saindo da estrada ou até desistindo no meio do caminho por achá-la muito difícil de seguir. Dizem que no final do arco-íris existe um pote do ouro e no final do túnel uma luz. Mas e no final do caminho, existe alguma coisa positiva? Ninguém sabe. E é essa curiosidade que motiva milhões a continuar. Outros só estão nela para aproveitar a paisagem, além daqueles que pegam carona com os outros sem ao menos saberem se estes são bons motoristas. Uns conseguem um bom fruto desta carona, outros se desviam tanto que não conseguem mais voltar. Mas enfim, isso é a estrada da vida, você deve ser atento a suas curvas, trechos molhados e perigosos, as caronas e passageiros, mas não pode deixar de olhar a paisagem, pois essa, muitas vezes, é o que vale mais a pena.
Se você quer ter uma vida reta e honrada, mas não sabe por onde começar? Leia sobre as pessoas que travaram essa luta e foram chamadas pela história de Santos ou Profetas. Elas têm muito a ensinar.
Assim como a velocidade de um carro de fórmula 1 na oitava marcha em um reta longa, você vai de encontro à sua morte.
Se a menor distância entre dois pontos é uma reta, a menor distância entre duas pessoas é o coração.
Procuremos ter uma vida limpa,reta e honesta,quando apontarmos os defeitos dos outros,para que também não possamos ser o alvo dos nossos próprios erros.
E quem disse que a estrada seria sempre reta? Mais cedo ou mais tarde, entenderá o sentido de cada curva vencida. O importante é não parar de caminhar...
Integridade é agir corretamente quando ninguém está vendo. Pessoas que tem uma conduta reta, independente da situação, inspiram respeito e confiança, constroem relações sólidas, duradouras e felizes. Eis um bom princípio para ser acrescentado ao código filosófico pessoal de conduta.