Poema de Depressão
Quando estiver no fundo de um poço, se lembre de Jonas que recomeçou depois de estar na barriga de um peixe.
Quando eu te falo das coisas boas sobre você ou te faço sorrir bastante, não é porque eu desejo esconder a minha tristeza ou dor; pelo contrário, é justamente porque sou fruto delas que reconheci ambas em você. E eu, de um modo ou de outro, decidi te ajudar a não ceder ao pessimismo oriundo dessas sensações. E o método terapêutico mais eficiente que encontrei foi de dar o primeiro passo, o primeiro sorriso, de ser gentil. Eis aí a explicação para essa tão gostosa sensação nossa de conexão.
Nos últimos dias, já não venho considerando-me uma pessoa melancólica, me acostumei com o pensamento, de ser um tipo de, ancião da dor, a melodia, presente no coração do relógio, parece não atormentar mais, meus pensamentos, as batidas do tempo, já não são uma novidade, que outrorá, foi capaz de incendiar-me a consciência. As vozes da loucura, queimando sobre minha sanidade, já não tem a capacidade, de distorcer, minha realidade. Sóbrio, meus dias tornaram-se mais tediosos, sem a cor avermelhada de sangue, em meu psicológico, após eu tomar a decisão, e decidir-me parar de forçar a vida, a me saciar, com a ilusão, desde que parei de forçar a dor, a me permitir sufocar em prazer. O canto dos pássaros, não consegue esquentar meu peito, o calor do sol, não é capaz de dissipar, o frio ao meu redor. A lua, vem pintando minhas noites, com esperança, pois ela me permite sonhar, com um vislumbre de paz, com uma prolongada e suave, chuva de meteoros, é realmente magnífico, o crepúsculo que ilumina o sol da meia noite.
Eu, desesperadamente, continuo tentando, não perder-me, sobre as minhas próprias, palavras. Cada texto, cada frase, cada palavra, cada virgula e ponto, vêm se tornando, cada vez mais, sinceros, e assim, acabam pesando sobre meus intensos, pensamentos. Não quero me perder, entre as linhas de uma página, em meio ao conforto, de minhas palavras, pois, já deixei que minha personalidade, se perdesse sobre meu próprio reflexo, que um dia, já brilhou sobre os olhos de outro alguém. Não quero voltar, a sentir o reino, hoje pacífico, de meus sentimentos, ruindo, sobre o excesso de intensidade. Considerei, por um longo tempo, meu anseio pelo, além, um de meus maiores pecados, hoje o considero, um lembrete, da existência de expectativa, em meu ser.
“Ao transformar desejos inconscientes em narrativas internas, a fantasia atua como uma bússola que nos guia para o desconhecido de nós mesmos.”
"A fantasia é a linguagem do desejo disfarçado, mas sua verdade psíquica é tão real quanto os alicerces da existência material."
''A fantasia ocupa um lugar imprescindível nas nossas vidas, não apenas como fuga da realidade existencial, mas porque como uma energia psíquica nos permite recalcular nossas insatisfações e fragmentações, realizando desejos não satisfeitos através da imaginação e a ficção''.
"A fantasia não é uma fuga covarde da realidade, mas uma trama psíquica onde o desejo e a defesa costuram o tecido da existência."
"A fantasia inconsciente é a arquitetura do instinto, onde cada desejo encontra um espaço mental para ser ensaiado, mesmo sem ser realizado."
"Na clínica, a fantasia se revela uma ponte entre o estudo e suas pulsões primordiais, o conduzindo à construção de um equilíbrio psíquico."
"A gratificação da fantasia é a válvula que alivia a pressão do impossível, permitindo ao sujeito persistir diante das privações da realidade."
"Na psicanálise, desvendar a fantasia é abrir uma janela para o inconsciente, permitindo que o sujeito veja além de suas ilusões protetoras."
"O fantasma, na visão lacaniana, é o eco do desejo que nunca foi saciado, um laço entre o corpo pulsional e a falta no Outro."
"A abrangência do trabalho de Freud nos oferece uma iluminação para analisar como a influência digital desafia e redefine nossas relações com a autoimagem."
"Cada uma dessas revoluções científicas nos forçou a avaliarmos nossas crenças sobre nós mesmos e nosso lugar no universo."
"Entender o narcisismo primário nos ajuda a perceber como nossas primeiras experiências moldam nossa autoimagem e relacionamentos futuros."
"Curtidas e seguidores se tornaram as novas moedas da autoestima, alimentando o narcisismo secundário nas redes sociais."
"Pacientes demonstram em seus atendimentos como uma autoimagem construída de forma inadequada impacta negativamente suas relações interpessoais."
"Os laços da primeira infância influenciam nossa capacidade de amar e se relacionar na vida adulta."
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp
