Poema de um Homem Apaixonado
São dois os motivos que fazem um homem e uma mulher bonita se aproximarem: para se amarem ou para brigarem; logo é impossível uma amizade entre eles.
O raciocínio nunca fará um homem corrigir uma má opinião que, por raciocínio, ele nunca adquiriu.
Não existe um homem frio ao ponto de não amar alguém, e não existe um amor perfeito que não vá magoar ninguém.
Só o conhecimento da ciência da vida, permite ao homem fugir das paixões negativas que proliferam lá fora.
Olha, eu nem sei. Homem diz umas coisas que considero sem noção e uma grosseria. Com o tempo perdem a sensibilidade, se é que tiveram um dia, e esquecem que ainda somos a mesma que ele conquistou. Porém, parecemos diferentes por nos conhecer melhor agora. E isso não lhes dá o direito de serem indelicados. Não seriam assim com outra mulher.
A guerra esmagou todas as suas sutilezas e mostrou-lhe visões surpreendentes de brutalidade que o ensinaram a ser humilde. Esses pensamentos encheram-no de tristeza, que ele considerou ser o destino inevitável do homem.
Vão nos atacar com todas as suas forças. Mas vamos lutar até o último homem. Não vamos desistir. Nunca.
E dessa tentativa desesperada veio praticamente tudo o que chamamos de história humana – dinheiro, pobreza, ambição, guerra, prostituição, classes, impérios, escravidão –, a longa e terrível história do homem tentando encontrar felicidade em algo diferente de Deus.
Hoje posso dizer que sou feliz de verdade; ninguém vai mais contestar das minhas ações e nem fazer pedidos ilegais; por não atender a pedidos não ortodoxos é que mantenho firme nas minhas convicções de homem sério e probo.
Quando você foge de quem você é — você se perde no caminho para se tornar aquele que você deveria ser. Como um leitor sem livros, ou uma abelha sem mel. Um trem sem trilho, ou uma caneta sem papel. Incompleto, inconstante, irreal.
Amigos de verdade ficam do seu lado a qualquer custo. Amigos de verdade são pessoas que você ama e odeia na mesma medida, mas que são parte de você tanto quanto você mesmo.
O homem não vive nunca em estado natural; na sua velhice, como em qualquer idade, seu estatuto lhe é imposto pela sociedade à qual pertence.
Aprendi que todos os homens vivem não do cuidado consigo mesmos, mas do amor.
"Sou um homem simples de desejos simples, mas de pensamentos complexos. Só existiram duas pessoas capazes de me compreender, e elas já não existem mais. Me sinto sozinho todos os dias, agradeço por ser humano, até porque eu não seria capaz de suportar a eternidade de solidão e incompreensão, ver mundos e estrelas desaparecerem, seres tão interessantes e diversos."
Ian Vioto querubim
