Poema de Tristeza
Os descrentes, amargos e agressivos que nos são próximos estão fadados a uma vida triste e solitária, além de bem mais breve que as dos demais, uma vez que afastam de si todos os que poderiam oferecer-lhes auxílio. Quantas vezes temos a solução para o que precisam, mas nos vemos impedidos de ajudá-los, pois que nos constrangem o espírito e, para nos protegermos de suas amarguras, somos obrigados a permanecer à distância, por mais que isso nos entristeça.
A alegria é a força mais poderosa que trazemos em nós. Quando nos deixamos abater pela tristeza perdemos a capacidade de acioná-la, tornando-nos ainda mais vulneráveis às forças contrárias que precisam nos manter expostos e enfraquecidos. Urge então direcionar todo nosso esforço para reavivar a brasa interna antes que se apague, e resgatar a chama que nos devolve a energia vital. Como o lótus, ela nos mantém alvos e imunes ao lodo que nos rodeia, despertando o brancor dos demais para que também aflorem à tona e seu perfume inebriante dissipe a fetidez da lama sob suas pétalas.
Não há que se sentir tristeza diante da fala de um idiota, pois que isso é da natureza dele. O que deve despertar tristeza é a constatação de que existem muitos outros idiotas se acreditando inteligentes para aplaudi-lo.
Muitos defendem que apenas o ignorante é feliz, e que todos os que pensam são tristes, o que é próprio de quem nunca experimentou a essência da vida, mas apenas a teoriza. Quando se pára de buscar uma razão física para a felicidade, insistindo em colocá-la nas coisas que se tem ou em pessoas que estão à nossa volta, ela se mostra. É uma semente que já trazemos. Só nos cabe regá-la ou deixa-la secar.
Mais do que ficar triste por não acreditares num deus, entristece-me é ter que admitir a idéia de que ninguém te trouxe para a minha vida por algum mérito meu, ou para que eu pudesse aprender a ser melhor a partir de ti...
E pela primeira vez não quero concordar contigo, pois que ficarei muito mais infeliz se começar a acreditar que não poderei continuar a ter teu amor ou, antes, poder te dar o outro tanto que te dedico em todas as nossas próximas vidas.
Quem poderá acusar julgar condenar um caminho justo honesto, onde as palavras não é um triste amargo travado em falsa hipocrisia.
A felicidade não fica parado esperando a tempestade passar, a felicidade está onde a tristeza expulsou a alegria confortando e secando as lágrimas a felicidade está onde você está.
A distância não leva a tristeza nem a solidão, a distância não é saudade nem distância quando você está próximo de você.
Somos tolos a tal ponto de relembrar momentos tristes passados na vida vivida, o período obscuro cansado foi necessário para chegar aqui, a vitória veio porque você não desistiu de lutar para vencer.
Não fique aflito, triste, por calúnia e blasfêmia atribuídos a você. Você é lembrado até quando estão te criticando. Pega a visão.
Você faz, não é remunerado, fica triste, a insatisfação corrói o teu ego de boa pessoa. Tudo é repetitivo, rotativo, amanhã você vai ser lembrado, o universo está ao teu favor.
Não sei se é amarga, azeda, se causa tristeza, dor, angústia, espanto, problemas, dilema. Luto para não conhecer tua imensidão de conflitos. Sei que você faz bem à minha alma aflita por estar contigo, meiga mulher.
Porque ficar triste ao ser mudado de lugar trocado substituído por outra pessoa, fica tranquilo você pode ser substituído faz parte do conograma, o que não pode é você esquecer quem você é.
Está só calado triste com problemas não define a vida em nenhuma palavra, escolher ir adiante com a vida é um grande progresso.
Não vá ficar triste nem confrontar quando alguem buscar deteriorar a tua imagem, lembra você incomoda mesmo de longe tem gente que não te suporta, alegra-te a tua luz brilha na escuridão quem te vê jamais vai te esquecer.
A verdadeira amizade não julga os tropeços, nem contabiliza os dias tristes, ela permanece mesmo quando tudo parece ruir.
