Poema de Sabio
Cada tempo, para ser belo e sábio, deve começar, aflorar e terminar no ritmo natural; desejo boa saúde e boas disposições a todos acompanhantes da Marta e do Sr. Ruben!
A sabedoria difere do conhecimento. Alguém pode ser extremamente sábio sem conhecimentos profundos, ou ter muitos conhecimentos e uma diminuta sabedoria.
O que entristece aquele que se diz sábio, é que conhecimento nenhum o tornará de fato sábio... Apenas a noção de que a sabedoria que procura, não se alcança! Quando houver a certeza de não saber de nada, ai então, você será sábio.
O humor, expresso no arquétipo do truão, contraparte do arquétipo do ancião sábio, é sinal imprescindível da verdadeira sabedoria. Quando ausente, a criatura se leva a sério demais, e pode estar dando espaço ao esteriótipo do(a) sabichão(ona), do(a) fanático(a) ou do(a) "caçador(a) de bruxas", o(a) perseguidor(a) de "bodes expiatórios", tornando-se agente, assim, das forças do mal, e não das Potestades do bem.
Mesmo que dentre milhares, um pilar de genialidade se forme, não o intitularia como sábio! A sabedoria não é acervo, quantitativo! Sábio, é aquele que perante os geniais, se faz ignorante. E em sua ignorância, prova da forma mais singela, que além das palavras há um sentido! E por trás do sentido, a razão....
Sábio é aquele que que erra, reconhece o seu erro e acima de tudo, não o comete mais, e se possível até volta atrás.
Pode-se levar uma vida inteira para tornar-se sábio, mas bastam poucos momentos de paixão para transformar-se em tolo.
Sábio é aquele que sabe que nada sabe, porque esse sim sabe que não sabe, e aquele que considera-se sábio limita-se a adquirir a sabedoria porque anda pensando que tudo sabe quando nada sabe.
A crítica é uma ferramenta poderosíssima, mas isso depende de quem a recebe se é sábio ou tolo, melhor que a crítica é um sábio conselho, um sábio conselho vem do alto.
Silenciar um sábio para ouvir um tolo é um ato medíocre e ignorantemente inigualável. É como destruir o ninho de um pássaro, deixando seus filhotes esparramados ao chão, prontos para serem devorados pelos seus inimigos.
Tolo por mais certo que esteja sempre vai reciclar besteira mesmo estando perfeito.
Sabio por mais errado que esteja sempre vai reciclar boas vindas mesmo estando imperfeito.
1. A vida,em algum momento, pode parecer sem sentido. De fato, nenhum ser humano por mais sábio e esclarecido que possa ser, não está imune a esta situação. Em determinada parte da existência, se questiona o que se faz, como se vive. Isto acontece por que o ser humano é um animal dotado de raciocínio; animal antes de mais nada. A crise da existência o afeta deste que ele começou a usar a sua ferramenta mais incrível e também mais perturbadora: seu cérebro. Para os que acreditam em Deus, se é compelido a acreditar que Ele não dotou o homem de razão para torturá-lo ou torná-lo triste; isto o fortalece, tornando-o melhor do que ele é. Mas isto somente é possível quando ele aceita a sua incapacidade, as suas limitações. Isto não o torna menor, pelo contrário: o torna mais próximo do divino.
O sábio não se prende a valores falsos, porque ele tem o conhecimento de que a felicidade duradoura está exatamente naquilo que é ignorado.
A diferença entre um professor sábio e o tolo está na habilidade no "jogo de cintura". o melhor sempre tem um plano "B" em funcionamento! O outro planeja demais.
