Poema de Pablo Neruda Crepusculario

Cerca de 101221 frases e pensamentos: Poema de Pablo Neruda Crepusculario

⁠Terça-feira

Minha terça-feira querida,

que venha com muita paz

e amor este teu dia.



....



Terça-feira com café

quente e pão fresco

na mesa e o quê vier será

só para o engrandecimento.



...



Terça-feira com espírito

de vitória para fazer

um dia maravilhoso

para ser lembrado

com orgulho na memória.



...



Um dia corrido

pode ser também

um dia divertido,

Ser feliz até numa

Terça-feira é

questão de escolha.



...



Terça-feira com

entusiasmo e alegria,

Com simpatia

você pode fazer um bom dia.



...



Terça-feira é um dia

da semana que você

pode fazer o melhor

com gentileza e transformar

em um grande dia,

Não perca a fé e nem a poesia.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Corupá Profunda



O Sol erguido no Vale do Itapocu

ilumina o circuito das araucárias

do meu destino e você me dá

muito mais do que eu preciso.



Corupá profunda e poética,

noiva perpétua deste vale,

coroada de orquídeas e de bromélias,

tu és linda e preciosa cidade.



As cachoeiras te enfeitam como

colares diamantinos e por tudo

aquilo há no teu Braço Esquerdo,

tudo o quê é teu é muito bonito.



Corupá profunda e esplendente,

amo cada pedaço teu e tua gente,

és estrela radiosa deste vale

do nascer do sol até o poente.



Os bananais são um grande

orgulho que na mesa não

pode jamais faltar e essenciais

para toda a gente se sustentar.



Corupá profunda e preciosa,

tu és assim e será muito mais,

minha fortaleza e recanto de paz,

tu nasceste e continua bonita demais.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Ermo

⁠Surgida durante povoamento
da imigração no Vale do Araranguá,
A tua gente originária
muito antes já vivia por lá.

De Turvo desmembrada,
longe da loucura do mundo,
poesia sobre o móvel ancestral,
aquarela divinal
das matas e das várzeas alagadas.

Semente do destino
pelo vento levada no Extremo Sul,
Teu perfume tem aroma de notas
de fino maracujá e céu azul.

Honrada gente que veio
para terras catarinenses a vida
construir é na força do campo
que inspira a vida seguir,
até em dias difíceis me fazes sorrir,
sempre me inspira a nunca de ti ir.

És do pioneirismo nascida
muito antes do plebiscito,
Inspiração brasileira,
inefável é a tua garra guerreira.

Ermo, minha estância poética,
meu rincão sublime,
dos esforços para erguer cidade,
de tudo de melhor que pões
na mesa e os teus ensinamentos
de grandeza tu és um grande
presente da vida com certeza.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Você acha que estou triste
porque passarei mais um
Dia dos Namorados sozinha?

Melhor sozinha
do que na sua companhia.

Você ter me perdido foi
a maior derrota da sua vida,
Você conheceu uma mulher
que de fato se valoriza.

Nada substitui o poder
do meu amor e da minha poesia.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Nos teus olhos tenho
o refúgio perfeito,
Nos passos da mazurca
marcada ao nosso jeito
repleto de poesia afetiva
e no calor do teu corpo
o doce acolhimento:
Revelo determinada
que de ti não desistirei,
e de nós dois jamais irei.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Poesia Alexandrina


Capturar inspirações
nas estrelas para escrever
a Poesia Alexandrina
que me leve a atrever
a ser inesquecível
na sua vida de um jeito
que você não imagina,
e com insuperável magia
que ninguém há de deter.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠O último dia do ano

O último dia do ano é para você

deixar para trás tudo aquilo

que não foi tão bom assim

ou aquilo que não irá satisfazer mais,

Porque eu sei que se você quer,

você sempre pode viver em paz

e ninguém é capaz de te puxar para

trás.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Mais de uma Vilanela para Rodeio

Mais de uma Vilanela
para exaltar a nossa terra,
Rodeio, Rodeio, Rodeio,
meu sublime amor perfeito,
Você flechou com
a sua beleza o meu peito.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Limerique para quem debocha
de Rodeio

Você que debocha de Rodeio,
o faz para fugir de si mesmo,
Um Limerique é muito pouco
para mandar você se olhar
no espelho e ver o desgosto
que é olhar para você mesmo,
Cuidar da sua própria vida
faz parte e não tem nenhum
segredo até mesmo em Marte

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠A Moqueca Baiana leva pimentão, leite de côco e azeite de dendê,
Não existe quem não se apaixone,
vou fazer uma para o seu deleite.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠O amor surgiu
bem mais claro
que cristal puro,
Desde a primeira
vez senti que era
você o meu mundo;
Vivendo a entrega
perfeita e mútua
aqui estamos
a cada segundo.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Poética de última
consequência,
carrego o mundo
na ponta da minha
pluma flertando
com o perigo,
e na corda bamba
me equilibrando.

Paira tremenda
a Lua Minguante,
desta tragédia
o ar cortante
pesa nos pulmões,
o peso da notícia
furta a atmosfera
e ambos me
põem em vigília.

Há uma guerra
que se avizinha,
e outra de alta
intensidade prevista,
não vou fingir
que não é comigo:
este poema é
o prévio castigo.

Os tiranos se
esqueceram
que nós ainda
não superamos
a pandemia,
só de pensar
tem dado agonia.

Para cada ato
de guerra assinado
ou não, deveria
haver uma lei
que levasse o seu
tirano de estimação
a cumprir uma
preventiva prisão.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠No Universo onde
se reúnem a Lua,
Júpiter e Saturno,
e Marte a galope:
o desejo não some.

Na vida há quem
se precipite em
querer fazer parte
da nossa história
e da nossa poesia.

Querer nada a mais
do que distância
de quem no peito
jamais fará estância,
nunca será demais.

Não aceito que
se metam naquilo
que me mantém
distraída enquanto
o destino não vem.

De nós não divido
nenhum verso
ou dedo de rima,
a tua grã espera
faz parte da minha.

Não permito que
se metam naquilo
que nos mantém
acesa a chama
e a calma ilesa.

No inevitável tempo
de amor você vem,
com tudo o aquilo
o coração contém
e a paixão mantém.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Com a mesma fé
de uma caravana
nômade em meio
a uma tempestade
de areia no deserto:

Antecipo que o meu
amor não é daqui,
e é por ele que espero.

Por se tratar de uma
situação inexplicável
pelo destino acenado,
ele tem tudo de meu
paraíso preservado
e a sete chaves é
o segredo guardado:

Lirídeas nos cabelos,
a espera da Superlua
e do astro dos anseios.

Por isso o meu tempo
eu passo vestindo
a alma de encanto,
e com poético zelo
para que corações
não sejam quebrados.

Lirídeas nos olhos,
a espera da Superlua
e do astro dos sonhos.

E assim sigo a vida
onde homens perdem
o tempo precioso,
trazendo o recado
óbvio, reto e claro
para uns que ignoram
a mulher que está ao lado:

A mulher virtual nunca
terá a grandeza
da tua realeza que te põe
a mesa, te aconchega,
e jamais vai te largar na tristeza;
viva como poeta e um jardineiro
para que não se finde a primavera
do teu imenso amor verdadeiro.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Como a correnteza
abraçando forte
a tua península,
tens tudo de norte,
nada de ondulante
e nenhum mistério.

Que eu te espero,
esconder não quero,
cada suspiro meu
tem sido para você,
até de longe tenho
dado para perceber
o amor que há de ser.

Como as galáxias
em aproximação,
nos fundiremos
em consagração,
longe do comum
e da compreensão.

Que além das noites
a Lua e a estrela
alinhadas e surgidas
do sonho do Sultão
beijando as marés
irão brindar teu rosto
e iluminar meus pés.

A Lua e a estrela
têm sido os faróis
do descobrimento
daquilo que intuía:
que nestas veias
Varosha está viva,
e iremos sobreviver.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Com você o silêncio
tem sido o idioma,
Sei que sou a ilustre
habitante do teu peito,
É nele que em ti
me levanto e deito,
de ti não há regresso.

De mim sem reverso
em pensamento doce
inefável e secreto,
Somos Marte e Lua
em anseio de encontro,
pertença e encanto
no nosso céu íntimo.

Não há mais nada
que me tire do sério,
Tenho me divertido
com o Oriente mistério,
que tem ocupado
os meus desejos,
e criados dias intensos.

E assim pouco a pouco
acendendo com fogo
e paixão o quê a razão
não é capaz de entender
vens ganhando terreno,
Desejo de amor perfeito
e o meu sem querer querendo.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠O amor por mim
o teu peito ocupa,
e tornou-me tua
almenara radiante
que ninguém apaga
no alto da atalaia
em madrugada fria.

No topo do mundo
tenho de colocado,
o meu coração
não anda sossegado,
te quero o tempo
todo do meu lado.

O amor por tua
presença longe
de ser a luz da Lua
que ocultará Lira
em noite de chuva
de lirídeas erguida,
há de ser a doce
sentença da vida.

No topo do mundo
estou te guardando,
o meu coração
por ti anda contente,
se há futuro para nós:
ao Universo pertence.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠ Trago nas mãos

os sinais do Universo,

na cabeça as estrelas

como candelabros

e a Lua na minha testa,

para falar de amor

e do que não faz festa.



O poder do Mal entra

na sua vida discreto

suprindo espaços

vazios ocasionados

por para te dominar

até sem você pensar.



Trago nos passos

os sinais do tempo,

que te façam ir

buscar o quê você

deixou para trás,

e para que não repita

mais mesmos erros.



O poder do Mal põe

você sob risco e conflito

com quem você ama,

com teus conhecidos,

com quem não conhece

e com aquilo que apetece.



Trago em mim como

tatuagem e convicção

contra tudo aquilo que

nos põe em afastamento

porque precisamos

de fé, amor e coragem

por todos e nós mesmos.



O poder do Mal faz

você perder tempo,

provoca rompimento

com o teu amor próprio

fazendo você admirar

quem não merece,

e que não vale uma prece.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠O encanto desta noite
e a Lua Rósea nômade
no infinito estão erguidas,
em ti tenho o cardeal
ponto e orientação:
o amor traz a direção.

Ainda que não me veja,
o meu peito não mente,
a tua alma me sente;
o meu silêncio é letra
e muralha do continente.

Daqui para frente há
de ser tudo ou nada,
trago e oferto os signos
da audácia, a mística
da liberdade universal
e a pira predestinada.

A seda escura desta noite
ondulante entre as estrelas,
dervixe sideral que porta
a eternidade e antecipa
na imensidade a aurora.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Da lembrança nada
apaga as memórias
nem tão românticas,
nas linhas atlânticas
tenho me distraído
porque sei que tudo
na vida pode mudar.

Com a esperança
convivo com o quê
insiste em caçar
as minhas utopias,
a fé e a leal crença
de que não se deve
perder a essência
de tudo o quê me
fez resistir até aqui.

Da temperança nada
e ninguém me tira,
do desejo de ter você
comigo além desta
Lua Cheia de abril
plantada como rosa
no jardim sidéreo:
do destino és mistério.

Longe de quem insiste
em furtar no mundo
a misericórdia, o sorriso
e a bondade da gente;
resolvi quebrar a corrente
com o quê faz respirar
para o coração continuar
como um refrão de amor
para você me encontrar.

Inserida por anna_flavia_schmitt