Poema de Despedida de Professor
Sociólogo de formação ! E agora o que fazer? Ler, refletir, produzir e interagir com este mundo de incríveis possibilidades.
Ser mediador de um Projeto escolar " Jornal O Corujinha" foi uma riquíssima experiência em minha formação enquanto pesquisador em Sociologia. Nunca vou esquecer da primeira experiência de mediação em projeto escolar " Jornal Cabeça de Cuia - 2012".
Quando o conhecimento adquirido na Universidade começa a ser aplicado de forma eficiente e eficaz no ambiente de trabalho, por mais absurdo que seja, causa espanto, admiração, perseguição e reflexão.
Ser educador, além de ensinar, é saber viver, conviver, respeitar as diferenças do outro e aprender com o próximo.
É um compromisso consigo mesmo. É com o mundo.
Estudo, um mundo de oportunidades, onde se quebra o ciclo da pobreza, é através do estudo que um filho do pobre se torna médico, advogado...Professor, sim, Professor (a) com “P” maiúsculo. Parabéns a todos aqueles que promovem essas oportunidades.
Aos pais e mães de todas as profissões uma salva de palmas.
As vezes os melhores alunos não são os que acertam todas as respostas, mas os que continuam fazendo novas perguntas!
Didática é empatia metamorfose - instrumento do mestre para transmitir conhecimento: transformações acontecem. Se não sintonizarem-se as partes, não haverá nada além de fingimentos.
A escolha pela licenciatura era algo que eu almejava desde a infância. Sempre quis ser padre ou professor, pois alimentava dentro de mim um sonho de viver a minha vida dedicada a uma causa que iria além de mim. Eu queria ajudar os outros, e ser professor é aceitar o desafio de fazer a diferença na vida de jovens e adultos, mesmo sabendo das inúmeras dificuldades que encontrarei dentro do âmbito escolar. Acho que sempre me inspirei nos meus professores que tive desde o ensino fundamental, sempre quis ser como eles, eu sempre gostei de imita-los. Estou pronto para os possíveis momentos de frustração, e também estou quase pronto para fazer o melhor e obter bons resultados. Quero fazer a diferença e marcar positivamente a vida, se não de todos, alguns, ou ao menos um aluno.
Estude 19 horas por dia durante 5 anos que dá certo.
Se não conseguir repete o processo até se tornar um garoto ou uma garota esperta(o).
Qualquer crápula matricula-se na escola pública e já se sente no direito de humilhar um doutor, ou mestre. Ali sofre um graduado igualmente a um mestrado ou doutorado, basta levar o título de professor.
De que vale termos o melhor dos melhores projetos educacionais, se não valorizarmos o profissional da educação, financeira e socialmente.
“Olho para minhas colegas professoras, tudo o que vejo é resiliência, ainda que conspurcada pela balbúrdia cotidiana. Quanto à esperança? Esta, infelizmente, há muito já se foi.”
EDUCAÇÃO do Latim EDUCARE, significa “instruir” e também “criar”. Palavra composta por EX, “fora”, e DUCERE, “guiar, conduzir, liderar”. O ato de EDUCAR é criar ferramentas para que uma pessoa enxergue além de si mesma, guiar a pessoa a conhecer as coisas do mundo.
Você só será um educador, quando não escolher quem quer educar. O bom educador transforma a vida de todo aquele que passa por sua vida.
A palavra AULA –
tem origem na língua Grega é derivada da palavra AEMI , “soprar, respirar”, isso por ser inicialmente uma discussão em um lugar aberto. Com o passar dos tempos esta acontecia em “palácios, pátios de palácios, onde se reúnem as pessoas para discussões”, depois “sala onde ficam os discípulos durante as lições”.
MONÓLOGO – vem do Grego MONOS, “um” e LEGEIN, “falar”. Indica que uma única pessoa é responsável por nos impor uma série de argumentos, sem ouvir outras partes. As aulas não podem ser um monólogo por parte d@s professor@s! O diálogo é fundamental!
“saliente-se que diante de tais impossibilidades e incapacidades atrozes dos professores, perante desolador cenário, somando-se ao deserto claustrofóbico de atitudes inóxias de nossos governantes, que insistem em discursos demagógicos e ações inócuas. Perpetuam-se, ademais, atitudes perenes tão duráveis quanto um piscar de olhos de um esquizofrênico esquilo estressado. Pois bem… O que se vê é uma predileção nítida e cristalina pela ignorância.”
