Poema Crítico
A vida é bem assim. Nascemos em um sistema pronto, exterior a nós o qual desse sistema subsiste outros sistemas ( Cultura, religião, costumes e etc), e já em nossos primeiros suspiros de vida se inicia a domesticação, nos prendendo, nos fazendo crer e defender algo que são imposto pela sociedade por sermos alienados. Porém quando começamos a despertar o senso crítico e abrir nossos olhos, somos criticados , até excluídos e as vezes nossos amigos passam a ser nossos inimigos.
Se não for com o intento de meu desenvolvimento pessoal e profissional, dispenso tuas críticas ou reconhecimento, e muito menos ainda me interessa as tuas opiniões a meu respeito.
Às vezes nós estamos tão cegos que é necessário que outra pessoa veja por nós. O que é decisivo é se vamos perceber, pelos olhos dos outros, o que não conseguimos enxergar com os nossos próprios olhos.
E quando começarmos a escrever as nossas próprias estórias, o colonizador deixará de ser nossos interlocutores. Temos voz (es) e fala (s) que devem e necessitam ser ouvidas.
As vezes eu fico puto por causa dos meus problemas, aí eu vejo pessoas com problemas piores aí eu me sinto um bosta, aí eu fico puto por ser um bosta e vice versa.
A vida é como o boneco dos mythbusters, ela pode te bater, balear, te jogar de penhascos... mas no final...
Ela vai te bater, balear, e te jogar de penhascos. A vida é uma bosta e você um otário.
Hodiernamente, não basta estarmos bem informados: é fundamental que desenvolvamos com acurácia o senso crítico e abstraiamos do grande fluxo de informações que nos é acessível, aquilo que é pertinente e profícuo para cada um de nós.
Grave engano, engodo do Diabo, na Universidade é supor que sou oposição porque não gosto das pessoas que usurpam o poder institucional. Odiar pessoas não é se opor. Trata-se de oposição a projeto social dos candidatos e ocupantes dos cargos maiores. Eu não voto em candidato que defende, intransigentemente, o regime de produção econômica dominante no Brasil e que tantas marcas sociais negativas tem trazido à população carente do país. Depois, não apoio nem participo de campanha de administradores que não tenham preocupações sociais, pedagógicas, compromissos com a Universidade pública, universal e gratuita. Pior, se o candidato é simpático a centralização e a burocracia. Fora disso, no plano pessoal a gente tem que se respeitar e se gostar como colegas. Posso gostar mais, no plano pessoal de quem me oponho politicamente, e votar em que nenhuma simpatia me proporciona.
Normalmente as pessoas estudam, absorvem o conhecimento e reproduzem, informam exatamente da maneira que aprenderam. Eu já não me prendo a padrões; aprendo a todo momento, questiono constantemente e sempre com senso crítico em relação a tudo, tento ter uma visão ampla sobre as coisas e as pessoas.
Que a mídia fabrique outro mosquito produtor de hormônio para nos fazer a cabeça, precisamos de inteligência e senso crítico, vírus mais não, porque alegria tem-se demais.
Tudo aquilo que traz comodidade e facilita a vida é confortável, mas por outro lado nos torna mais burros.
Em uma sociedade onde a beleza é cultuada, não é de se admirar que matrimônios sejam destruídos todos os dias.
As mais valiosas qualidades? Humildade e Atitude. Humildade pra reconhecer o erro, e atitude pra consertar.
A Razão não existe! Como pode existir a Razão se cada mente interpreta o mundo de maneira diferente?
Tudo é uma pequena parte de um grande ciclo. Se os ladrões pararem de roubar, qual a necessidade de existir polícia?
