Poema Carolina
Roça minha Roça
Ahhh, esses dias que vivi na roça encantada,
Foram bálsamo pra alma, descanso pra jornada.
Um cantinho de paraíso que faz o peito estremecer,
Trazendo uma vontade imensa de da cidade me esquecer.
Porque essa cidade louca, barulhenta, apressada,
Onde tudo tem que ser feio, urgente, feito a pancada,
Já não acolhe meu sonho, já não ampara meu ser;
E o coração sussurra baixo: “volta pra roça, vai viver.”
Na roça o tempo desacelera, respira em paz,
Nada corre desvairado, nada exige jamais.
O galo canta firme anunciando a aurora,
E cada canto de pássaro é poesia que aflora.
Os passarinhos cruzam o céu em voo certeiro,
Colorindo o horizonte com um toque verdadeiro.
No rio, os peixes pulam sem medo, sem pressa,
Como quem dança com a água e com ela se confessa.
A gambá atravessa o campo com seus filhinhos,
Entre o capim orvalhado e os matos caminhos.
É cena singela que emociona só de olhar,
Um milagre cotidiano que só a roça pode dar.
E eu, sentada na rede, a balançar devagarinho,
Deixo que o vento me conte histórias no caminho.
Nos primeiros raios de sol, sinto a vida me tocar,
Como se Deus ali dissesse: “Filha, podes descansar.”
O cheiro da terra molhada invade o meu peito,
E cada detalhe do lugar parece estar no seu perfeito.
Há um silêncio que abraça, uma calma que aquieta,
Um aconchego que cura, que limpa, que completa.
Respiro fundo… e em cada sopro eu sinto chegar
Uma certeza doce, difícil até de explicar:
Que não sou só visitante, nem mera admiradora,
Sou parte dessa obra-prima, dessa terra acolhedora.
Porque nesse lugar divino, nesse canto abençoado,
Percebo que sou raiz, sou vida, sou passado.
E quando a manhã se abre em luz e cintilante cor,
Entendo de uma vez que ali também floresce o meu amor.
Relendo o livro que você me deu,
Em cada página, um eco do seu ser,
Tento amenizar a saudade que é,
Sentida em meu peito, um doce sofrer.
A cada dia que passa, a distância pesa,
Mas suas palavras me abraçam, me aquecem,
São lembranças que dançam, como a brisa,
E no silêncio, seus risos me tecem.
Se o tempo é cruel, a memória é forte,
E entre as linhas, encontro seu olhar,
Nessa leitura, um refúgio, um norte,
Até que um dia eu possa te encontrar.
Te quero, porque quando estou contigo,
A conversa rola sem nenhum esforço,
As palavras dançam, leves no ar,
E o tempo parece parar, só pra nos observar.
Te quero, porque juntos,
A gente sorri solto,
Rindo das pequenas coisas,
De momentos que são só nossos,
Como notas de uma canção que nunca se apaga.
Te quero, porque tudo o que você quer,
Eu quero também,
Nossos sonhos se entrelaçam,
Como as estrelas no céu,
Brilhando em harmonia,
Atraídos por um mesmo destino.
Te quero, porque nossas ideias são iguais,
Como se tivéssemos lido a mesma página,
Entendendo o mundo com o mesmo olhar,
E criando histórias que só nós podemos contar.
Te quero, porque seu gosto de rock é igual ao meu,
As melodias se misturam,
E cada acorde nos leva a dançar,
Em um festival de sentimentos,
Onde só nós dois sabemos a letra.
Te quero, porque você gosta de acampar,
E eu quero sempre ficar sozinha com você,
Sob as estrelas, compartilhando segredos,
Um dia ainda teremos Nosso refúgio no meio da natureza,
Um lar que levamos dentro de nós.
Te quero, porque quando você me quis,
Não mediu esforços para me ter,
Foi simples e verdadeiro,
Como um abraço que acalma a alma,
E transforma o cotidiano em algo especial.
Te quero, porque te quero,
Simplesmente te quero,
E você sempre me faz te querer,
Com seu jeito único de ser,
Obrigada por existir,
Por ser a razão do meu querer.
É incrível como a vida pode me levar a momentos de reflexão profunda. Muitas vezes, eu me perco na rotina e esqueço de viver de verdade. O dia a dia se torna um ciclo automático, onde estou apenas cumprindo obrigações e esquecendo o que realmente importa.
Eu percebo que algumas coisas não valem a pena e que é essencial questionar o que me traz felicidade e o que me mantém presa a situações que não me satisfazem. O medo do novo e do diferente pode ser paralisante, mas é na mudança que, muitas vezes, encontro novas oportunidades e caminhos para a felicidade.
Já passei por muitas mudanças e, sinceramente, gostaria de um pouco de estabilidade. Isso é compreensível; a mudança constante pode ser desgastante. No entanto, sei que é importante buscar um equilíbrio. Melhorar a minha forma de viver pode significar pequenas mudanças que trazem significados maiores, como dedicar um tempo para mim, cultivar hobbies ou até mesmo conversar com pessoas que oferecem novas perspectivas.
Conversar com alguém de fora é uma forma poderosa de abrir os olhos. Às vezes, uma visão externa me ajuda a ver as coisas de maneira diferente e a encontrar soluções que não consigo perceber sozinha.
A vida é preciosa, e cada momento conta. Sinto que é um convite para eu redescobrir o que me faz feliz e buscar isso ativamente. Espero encontrar um caminho que traga mais alegria e significado para a minha vida, além das obrigações diárias. E sempre que precisar de um espaço para desabafar ou refletir, sei que posso contar com apoio!
Esta manhã nublada e chuvosa, me fez pensar : Ah… como eu queria te ver mais uma vez.
Sentir teu toque, firme o bastante para me fazer sentir segura,
suave o suficiente para me desfazer inteira em teus braços.
Conversar sem perceber o tempo passar,
rir como quem esquece o mundo,
ouvir um rock ou um samba; pouco importa o ritmo, porque, quando estamos juntos,
tudo passa a seguir o compasso do nosso sentir.
Que esse reencontro deixe de existir apenas nos meus pensamentos
e encontre o caminho do real, do toque, do agora.
Sinto tua falta em cada detalhe,
em cada silêncio que insiste em gritar teu nome.
Todas as minhas células sentem a tua ausência,
como se o meu corpo e o meu coração
ainda soubessem exatamente onde pertencem.
A dissociação mental são fragmentos de milésimos ou horas de um inapropriado sã.
Aquilo que nos torna pequenos e quase imperceptíveis, não jos torna invisível, mais sim, nos da brecha para lembrarmos que de algum lugar nossa rota mental saiu.
Buscamos a nós mesmos.
Às vezes, a vida dá aquela reviravolta de 360 graus e nos leva para um lugar tão distante daquele onde sonhávamos estar.
E então surge a pergunta: aprender a viver esse novo caminho ou fazer das tripas coração para voltar?
Sempre digo que a dúvida só existe quando a resposta é não. Porque quando é sim, não há espaço para questionamentos.
Mas… e quando a resposta não é tão simples assim?
E quando ela não cabe em um “sim” ou “não”?
A dúvida corrói a mente. Os pensamentos voam soltos, inquietos. O coração denuncia seus desejos, batendo mais forte sempre que olhamos na direção para onde gostaríamos de ir.
Ficar, por outro lado, nos prende como um nó de marinheiro — apertado, resistente, difícil de desfazer.
E assim os anos passam, um após o outro…
Mas a cabeça… ah, a cabeça nunca descansa.
Ela sempre insiste em pensar na volta.
Palavra de Essência
Eu sou feita de raiz e de água.
Piso firme na terra porque conheço a queda, e fluo porque aprendi que sentir não é fraqueza.
Trago no corpo as marcas do que perdi
e na alma a presença do que nunca partiu.
Dois amores vivem no invisível
e uma mãe caminha comigo em cada gesto de cuidado.
Nada se perdeu — tudo se transformou.
Sou mulher que já conheceu a escassez
e, ainda assim, escolheu amar com abundância.
Criei meus filhos com mãos cansadas e coração inteiro, e sigo criando caminhos para quem chega ferido.
Quando caio, não permaneço no chão.
Recolho a lição, endireito a coluna
e retorno mais forte, mais consciente, mais verdadeira.
Minha firmeza não grita — ela sustenta.
Sou casa para o choro
e companhia para a risada.
Sou conselho na dor
e presença na celebração.
Carrego leveza sem perder profundidade.
Minha espiritualidade nasce da terra molhada, das ervas maceradas, do fogo que não se apaga, da água que limpa e da lua que rege meus ciclos.
O sagrado vive em mim porque eu o reconheço em tudo.
Mesmo depois da dor, mantenho um romantismo incurável — não por ingenuidade, mas por escolha espiritual.
Acredito no amor como força que cura e sustenta.
Que minha caminhada siga protegida.
Que eu nunca esqueça quem sou
nem abandone a ternura que me mantém viva.
Que eu honre meus mortos, meus vivos e a mim mesma.
Eu sou Guardiã do Caminho.
Eu sou Mãe que Permanece.
Eu sou Raiz Antiga sob Lua viva.
E assim sigo.
Firme. Sensível. Inteira.
Hoje acordei com o coração mais sensível, envolto em uma doce nostalgia.
Senti saudade do tempo em que eu despertava cedo não por obrigação, mas por desejo — para relaxar, correr em direção ao mar ou à cachoeira e ser a primeira a chegar.
Saudade de tomar meu café ouvindo o som das águas, sentindo o vento tocar o rosto e deixando que a natureza me abraçasse em silêncio.
Saudade da companhia leve, das conversas soltas, dos risos fáceis…
Saudade de uma felicidade simples, inteira e verdadeira.
Sou feita de travessias.
A menina de dezessete
ainda corre em mim
com folhas da Floresta da Tijuca
presas nos cabelos
e o gosto ácido de sonhos
na boca.
Mas hoje caminho mais devagar.
Carrego filhos nos braços,
culpas no peito,
e um espelho que às vezes
não me reconhece.
Entre o pão da pressa
e a fome que não é de comida,
procuro aquela que eu era —
não para voltar atrás,
mas para me reencontrar inteira.
Sou mãe,
sou mulher,
sou chama baixa que insiste.
Ainda quero o mundo.
Só estou aprendendo
a caber nele
sem deixar de caber em mim.
Inexprimível
Tu és tão linda.
É uma beleza indescritível,
afinal, nem meus olhos dão conta de te dizer.
É como uma brisa
numa tarde de outono:
69% de umidade,
11 km/h de vento,
dados que me fascinam,
mas que ainda assim
não te explicam.
Ao tentar te detalhar,
procuro palavras
e não encontro.
Não há verbo que indique,
frase que faça sentido,
adjetivo que encaixe.
Busco as mais belas palavras do dicionário,
aquelas que estouram suaves
como bolhas de sabão
assopradas por uma criança
numa manhã ensolarada.
Eu até acho algumas.
Mas a certeza sempre vence:
tu és
inexprimível.
Meu Amado (Im)Perfeito
14/10/2025
Vivo tranquila e ansiosa
à espera de te encontrar,
ó Meu Amado.
Será aquele?
Ou aquele lá?
E tu? Serás tu mesmo?
Mas e se tu não fores
o cara certo,
quem será?
De fato, há alguém que é certo?
Creio que não.
Então, como te encontrarei,
ó perfeição tão errada?
E tu, visão perfeita,
acaso não és aquela brasa
que mora em meu peito?
Chamam-te de verdadeira,
paciente e bondosa,
mas todos te conhecem por
amor.
E se a perfeição
és mesmo tu, Doce Amor,
por que Meu Homem,
obra do barro e sopro de Deus,
tem que ser perfeito?
Por que colocaste,
Mundo Cruel,
tamanho peso nestes
pequeninos imperfeitos?
Mas agora entendo:
Meu Amado não é
perfeito,
e nem sequer será.
Pois a certa
perfeição
não está
em ti,
nem em mim.
E sim, na força
que nos sustenta:
o Amor.
Cheirinho de Café
01/04/2026
Eu estava feliz quando, de repente, senti um cheiro na cozinha, café recém passado.Típico, um café passado e uma manhã, combinação melhor não há. Ah, aquele cheiro amargo e suave veio às minhas narinas em forma de lembrança de uma certa manhã. Lembrei-me daquela manhã que foi suave ao viver e amarga pela saudade. Me lembrei do quentinho do coração que eu sentia ao lado dele, do quanto ele me inspirava. Ele era café, inspiração para as minhas manhãs. Mas o café quando não bem cuidado, ele esfria e só resta o amargo da cafeína e as saudades de quando estava quente. Tu é café, esfriou, mas talvez, ou por questões climáticas, eu não tenha preservado o meu café.
_Laroyê Exu Mulher, Laroyê Dona Maria Mulambo da Calunga._
Senhora forte, bela, guerreira e soberana, quando caminhei pelas noites escuras da vida, foi a tua luz que iluminou meus passos. Quando o pão era escasso e as dificuldades batiam à minha porta, a senhora jamais permitiu que me faltasse sustento.
Quando a covardia e a maldade dos homens vieram em minha direção, tua força os afastou para longe, e nenhum deles pôde prevalecer sobre mim.
Mais do que amiga, a senhora é mãe. Mãe que acolhe, protege e guarda seus filhos com amor, firmeza e poder.
És rainha que governa com sabedoria e misericórdia, trazendo dignidade aos que clamam teu nome com fé.
Que tua gargalhada firme ecoe pelos meus caminhos, afastando todo mal, quebrando toda inveja, toda tristeza e toda energia negativa. Que tua força me cubra de proteção e tua presença me abençoe hoje e sempre.
Dona Maria Mulambo da Calunga, peço que derrame sobre minha vida prosperidade financeira, saúde, caminhos abertos e felicidade no amor.
Que nunca ninguém tenha poder para me humilhar ou pisar sobre mim. Me eleve, fortaleça minha cabeça e meu espírito, para que as dores e as maldades da vida jamais apaguem meu sorriso.
Permita que eu viva brilhando, emanando luz, alegria, coragem e esperança por onde eu passar. Que minha alma permaneça firme diante das batalhas e que meus caminhos sejam guiados pela tua proteção.
Maria Mulambo da Calunga é minha guardiã, minha rainha, minha melhor amiga. Foi a senhora quem me tomou no colo nos momentos de tristeza e trouxe luz para minha vida quando tudo parecia perdido.
Me abençoe com longos anos de vida e prosperidade aqui no Aiê e quando chegar o dia da minha passagem pelo teu reino, a Calunga, peço que me afaste dos males que nela habitam e permita que meu espírito siga em paz e segurança até as portas do Orum.
Laroyê Exu Mulher. Laroyê Dona Maria Mulambo da Calunga. Salve tua força, tua proteção e tua luz.
*Exu, agô.*
Exu, clamo por proteção. Senhor da mutabilidade, clamo pelas necessárias mudanças em minha vida.
Rogo ao Senhor dos caminhos que se faça presente em meus passos, que eu não tenha cabeça para carregar problemas inúteis e pesos que não me pertencem.
Que meu ori me fortaleça. Que minha cabeça também seja facão: quando os problemas baterem em mim, que sejam partidos ao meio e caiam pelo chão.
Que eu consiga caminhar suavemente como tu, Exu dos caminhos, Senhor das encruzilhadas e das transformações.
Que eu aceite a mutabilidade da vida e compreenda que os diferentes caminhos ofertados pela encruzilhada — teu reino — sejam minha certeza de continuidade e movimento.
Que eu seja capaz de deixar ir quem não deseja permanecer.
Que eu tenha força e discernimento para não permitir a entrada de oportunistas, abusadores e daqueles que se alimentam da minha luz sem oferecer verdade.
Senhor Exu, de alto valor, rogo a ti para que eu reconheça e anuncie meu próprio valor ao mundo, sem precisar me diminuir, ceder ou me desqualificar por medo do amanhã.
Que minha palavra seja abençoada por ti, Senhor da comunicação.
Que eu não tenha medo de dizer o que precisa ser dito. Que minha voz seja ouvida, compreendida e respeitada.
Que eu seja também a minha palavra projetada no mundo e reconheça a força e a importância dela.
Que minha palavra seja meu escudo e minha espada.
Que eu seja coragem.
Que eu seja movimento.
Que eu seja fogo, desejo, gargalhada, presença e liberdade.
Que eu seja Exu e que Exu sempre esteje em mim
Que eu carregue em mim a força da encruzilhada abençoada e seja capaz de viver sem medo, com verdade e intensidade, como vive Exu.
Laroyê Exu.
Acho engraçado como os comportamentos de nossos sentidos mudam ao sentirmos paixão...
Tem coisa melhor que estar apaixonado? (...) Bom,... tem sim,... amar, ...
Amar realmente é muito bom, mas quando ela vem com a paixão e esta não se apaga... Hummm, daí sim...
Paixão é aquilo que nos corrói por dentro... nos deixa vazios, mas com aquele sentimento de preenchidos por algo que não se sabe o que ou como... mas de uma certa forma, nos sacia de tal modo, que não sentimos outro tipo de fome, a não ser da própria pessoa ...
É perder o sono, mas nunca o humor, ... é ouvir mil vezes a mesma música e não apenas decorar letra, mas a melodia dos versos que parece ter sido escritos para vocês... É sorrir o tempo inteiro, ... o tempo inteiro mesmo... a ponto de você parecer aquelas garotas de propaganda de perfume na tv ...
Apaixonar-se é lembrar do cheiro a cada segundo, do jeito, da pele, das atitudes atrapalhadas de ambos, de como foi que aconteceu, e não saber nem como foi ao certo, mas mesmo assim se pegar rindo de toda a situação, ... Paixão é isso, eu acho, é isso tudo e muito mais... é se pegar o tempo todo pensando na mesma coisa... é sentir a ausência do outro, mesmo após ter passado o fim de semana inteiro juntos...
Enfim,... se apaixonar é bom demais não é...
Bom mesmo seria se fosse sempre recíproco, e com a mesma intensidade e emoção mesmo após anos se passarem, ter virado amor... e ainda assim poder reviver cada momento como se fosse único...
Paixão é lembrar do sorriso perfeito ao se olharem e sentir que: ... “o simples fato de lembrar você sorrindo... me faz sorrir...”
Se você olhar para o que te fez triste semana passada ou antes disso, vai perceber que já mudou de opinião...
Nossa incrível mania de se abater por pouco!
Não deixe sua felicidade depender de outras pessoas, eu te peço como um favor, para você mesmo, não seja uma folha ao vento.
O que te aflige hoje, vai passar, como todas as outras coisas, acredite, vai passar.
Certa tarde, aquela em que você disse que eu estava estranha, eu te olhei tanto que acredito que vi sua alma.
Mas, era exatamente isso que eu queria, queria ver sua essência, seu infinito particular. Seus medos, seus desejos, eu queria tudo.
Saber foi minha ânsia aquele dia, saber você, não conhecer, conhecer é muito pouco perto do que eu queria.
“Meu reino por seus pensamentos.“
Eu estava disposta a te virar do avesso se preciso fosse, mas sairia de lá sabendo, há sairia! E sai.
Dizem que o poder de querer pode mover o mundo, aquele dia percebi, é verdade, quis saber, e soube.
Por quê?
Não sei.
Apenas me sentia incompleta antes daquilo.
Amor incondicional??? Não.
O meu amor é mais egoísta, do tipo que quero vc só pra mim.
Do tipo que não há condições; onde a condição é essa: você só pra mim, se não for assim, eu não quero.
Incondicional é só o de mãe, que te aceita e te ama mais a cada dia, com todos os teus erros, com todos os nãos que você dá pra ela.
Eu quero "sims", quero você na hora que eu quiser, disponível, me amando, me querendo. Eu sou mesmo egoísta. Eu não ligo para os outros, só pra mim. Mas só faço uma pergunta: Quem não é assim??
4 letras.
2 sílabas.
sentimentos análogos e complementares (ou seria suplementares?).
definições mil.
faces diversas.
Eros.
Storge.
Philos.
Ágape.
O que afinal é o amor?
Não há uma única alma que não tenha tentado reponder a essa pergunta, talvez uma das mais difícil que se tenha conhecimento. Aventurar-me-ei também!
Amor é intimidade, é saber poder falar o que vier a cabeça, por mais bobo que possa parecer – e, mais que isso, saber que a pessoa não lhe julgará se realmente o for. Amor é cumplicidade, é dividir histórias que só fazem sentido para os envolvidos. Amor é carinho, é aquele toque que até pode parecer despretencioso, mas se adequa perfeitamente ao momento. Amor é frio na barriga, é taquicardia, é sentir os olhos brilharem ao falar da pessoa para os amigos, é se magoar quando um gesto seu passa despercebido e sentir vontade de alardear quando ouve um elogio. Amor é acordar e dormir junto com a pessoa, ainda que nos seus sonhos. Amor é inventar desculpas para passar uns minutinhos a mais junto. Amor é confiança, é compartilhar sonhos e receios, suas lembranças da infância e características mais ocultas. Amor é buscar dentro de si a coragem de falar o que precisa ser dito, mesmo que não seja o que o outro gostaria de ouvir; é achar um modo de apoiar as decisões do outro por mais que estas sejam diferentes das que você sugeriria. Amor é sentir o coração apertado ao ver uma foto, esbarrar numa lembrança.
O amor nos acompanha da fecundação à despedida, do nascimento à morte, a vida toda.
Tempo, talvez, que levemos para defini-lo.
