Selecção semanal
5 achados que vão mudar sua rotina Descobrir

Poema ao Professor Aposentado

Cerca de 22901 frases e pensamentos: Poema ao Professor Aposentado

⁠Professores, alunos e ostras

Professores são provocadores.
Suas ideias, pequenos grãos.
Um grão faz a ostra sofrer,
e a pérola é a resposta a esse sofrimento.

Os professores lançam grãos no silêncio da gente.
Grãos pequenos, insignificâncias...
Mas as ostras se inquietam com as miudezas,
o saber também incomoda.

Do desconforto do conhecimento,
ostras e mentes fabricam claridades.
Não é só o mar que faz pérolas,
a paciência do ensinar também.

As ideias dos mestres,
esses grãos de perguntas,
é o que fazem brotar no miúdo do nosso pensar
um clarão de entendimento.

Inserida por Epifaniasurbanas

⁠Simples é dizer quantas sementes existem dentro de um fruto. O difícil é saber quantos frutos existem dentro de uma semente.

A educação é o meio multiplicador do conhecimento, seu fruto gera novas sementes, que geram novos frutos, que por sua vez geram novas sementes, em uma repetição infinita e exponencial do saber.

Evidente que quando ensinamos compartilhamos o que aprendemos com alguém. Por outro lado, só se pode ensinar quando há uma iniciativa para multiplicação do que foi aprendido. Nesse sentido, ensinar é ser fruto, mas também é ser semente.

Assim vamos seguindo, as vezes tentando contabilizar quantas sementes são parte desse fruto, mas com a conciência de nunca sabermos quantos frutos fazem parte dessa semente.

Inserida por Xpto40

⁠A mesma história
Transmitindo um horror
Na busca da glória
Alcançada pela dor
Lhes faltam memória
Bastava Um Professor
Indicando a via
Do ganhar pelo Amor

Inserida por FranciscoFontes

📖

Quando eu abro um livro de química, eu logo encontro Deus lá dentro.

Inserida por reconceituando

⁠Tem que ser mto prepotente para achar que , nós, animais humanos, somos superiores a qualquer outra forma de vida neste planeta.
Somos todos criaturas de Deus, e pelo pouco que entendo de Deus, ele não tem predileção por nenhuma de suas criaturas, até mesmo pq ele as criou conectadas umas às outras, e nenhuma delas sobrevive fora disso.
No mais, é pura selvageria humana.

Inserida por reconceituando

⁠Falta-nos sonho.
O grande inspirador
Da vida.
Não há aspiração
À vista.
Nem inspiração
Do tempo passado
Nem poesia no presente.
Infelizmente
Tudo anda mal
Um pesadelo acordado.
(Its hair-raising.)
Por isso
Tanta noite
Mal dormida.

Inserida por reconceituando

⁠Nunca antes havia morrido tanta gente famosa e importante, como vem acontecendo nesses últimos três anos. Desde 2019, antes mesmo da pandemia, a morte acontece entre famosos como nunca antes havia acontecido, uma atrás da outra.
Outro dia foi Boechat, Cristiana Lôbo... hj foi Arnaldo Jabour, fiquei sabendo só agora, por acaso.
Pessoas intelectualmente bem dotadas, conscientes, e sensíveis, saindo de cena... Parece um ciclo se fechando... Isso dá uma sensação de orfandade, insegurança e abandono...
Quem serão seus sucessores daqui a cinquenta anos?
Diante desse quadro sombrio e desolador em que vivemos, crises, caos, incertezas, e decadência generalizada, haverá sucessores à altura deles, ou melhores que os melhores cérebros do mundo de hj, em 2072?

Inserida por reconceituando

Um país, de séculos a.C., que até hj não saboreia um bom churrasco bovino, macio e suculento, feito na brasa, acompanhado de amigos e de cerveja, estupidamente gelada, tomada moderadamente, no mínimo ainda não sabe viver livremente nem deliciosamente bem. Pode ser que seja uma espécie de "purgatório" para a purificação das almas pecadoras reencarnadas, o Brasil provavelmente continua sendo o paraíso, e o inferno talvez dependa exclusivamente dos ditadores.

Tim-tim!🍺😉

Inserida por reconceituando

⁠As políticas inteligentes nunca falham, o que falha é o seu funcionalismo, quando este é colocado nas mãos de indivíduos
ineptos, imbecís, desonestos e (ou) mal-intencionados.
É, e eu sei que eu vivo dizendo isso. E vou continuar dizendo. Ou melhor: nem vou dizer mais nada sobre isso. E sabe por quê ? Porque quando isso atingir o extremo insuportável do insuportável vai obrigá-lo a se levantar da sua cadeira.

Inserida por reconceituando

⁠Rede social não é um lugar apropriado para vc ser vc msm no estilo a la vontê.
Rede social é um local público como qq outro lugar público real. E cada lugar, público ou não, requer um comportamento diferente, e as boas maneiras exigem que vc se retraia e diminua a dimensão de certas liberdades em determinados ambientes. Td é só uma questão de bom senso e autocrítica, ou de vergonha na cara.
Bom, pelo menos eu penso assim, mas isso não quer dizer que eu siga isso ao pé da letra.

Inserida por reconceituando

⁠O amor, com todas as letras, tem prazo de validade.

Inserida por reconceituando

São profissões importantes,
O médico, o jornalista,
Ator ou qualquer artista
Eu sei que são relevantes
Também foram estudantes,
O Juiz, o promotor,
Poeta e o escritor.
Mas digo com precisão,
Todos só são o que são
Por causa do PROFESSOR.

Santo Antônio do Salto da Onça RN
10/04/2024

Inserida por gelsonpessoa

Feliz é o que transfere
O seu saber com amor
Que doa o que aprendeu
Pois mostra o seu valor
Quero homenagear
E no verso destacar
Professora e Professor.

⁠Santo Antônio do Salto da Onça RN
Terra dos Cordelistas
18/11/2024

Inserida por gelsonpessoa

⁠"Tempo"
***
Abaixo de 'Deus está o Tempo...
Às vezes ele é tirano,
Até mesmo desumano...
*
Veja o que ele faz, quando passa sobre um humano,
na sua velocidade
de mãos dadas com o vento,
vive a nós rabiscar,
deixa-nos rabugentos
e cheios de rugas...
*
Dizem que ele é professor
e também é remédio,
mas, é um péssimo MAQUIADOR,
e com ele não tem ELOGIO.
*
Opa, deixa ficar por aqui,
senão fico sem TEMPO!
***

Inserida por ostra


Meu relacionamento
Com o ALFABETO
É sério.

As vogais adotamos
Como filhos...

Tenho um professor
Que é erudito
Eu digito
E ele esclarece
O nome dele é Google
***

Inserida por ostra

⁠15 de outubro

Hoje é mais um dia nosso, daqueles que têm turmas de 40 alunos, que às vezes precisam agir na sala como pais/mães ou psicólogos, que ficam mais tempo com os filhos dos outros do que com seus próprios filhos.

Hoje é mais um dia nosso, daqueles que nunca estão com os salários atualizados, que precisam seguir firmes em sindicatos para conseguir seus direitos.

Hoje é mais um dia nosso, daqueles que estudam muito e se especializam por anos, e no caminho sempre encontram descaso do governo.

Hoje é mais um dia nosso, daqueles que ensinam Ciências, Biologia, Química, Física, Português, Literatura, Redação, Matemática, História, Geografia, Artes, Filosofia, Sociologia, Educação Física, Estudos Amazônicos, Inglês, Espanhol, que mostram aos alunos o mundo do conhecimento e muitas vezes não são reconhecidos pela grandiosidade da profissão.

Hoje é mais um dia nosso, daqueles que organizam projetos escolares, que despertam sonhos, que aconselham, que orientam e continuam firmes no seu papel de mestres do ensino.

Hoje é mais um dia nosso e certamente cada um de nós temos muitas histórias para contar, com momentos grandiosos ou difíceis, mas com a certeza de que o nosso trabalho fez alguma diferença na sua vida.

Parabéns a todos nós PROFESSORES!!!!!!

Inserida por TATISISA

P ondo seus planos em ação
R ealizando sonhos e desejos
O bra de seu trabalho e dedicação
F acilitador de um aprendizado
E ncaminhando o crescimento
S edimentando o conhecimento
S olidifica o caminho da conquista
O pera o saber, o despertar da vida
R eflete sua luz, nos ensinamentos
E m cada conquista, um novo futuro
S empre lembrado com carinho!

Inserida por salvafaria

"Não sou dinheiro, mas posso lhe fazer feliz."
"Não sou palhaço, mas posso lhe fazer sorrir."
"Não sou um gênio, mas posso realizar seus desejos."
"Não sou seu melhor sonho, mas não vou ser seu pesadelo."
"Não sou chocolate, mas vou ser o seu docinho."
"Não sou professor de matemática, mas lhe ajudo com seus problemas."
"Não sou bicho de estimação, mas posso ser seu melhor amigo."

Inserida por DAmico

Dê-me um espaço para ensinar e alunos prontos à aprender.
Que lhes darei asas para voar!
Prof. Leobrabo

Inserida por Leobrabo

Falar é completamente fácil, quando se tem palavras em mente que expressem sua opinião.
Difícil é expressar por gestos e atitudes o que realmente queremos dizer, o quanto queremos dizer, antes que a pessoa se vá.

Desconhecido

Nota: Trecho do poema Reverência ao destino, muitas vezes atribuído incorretamente a Carlos Drummond de Andrade.

...Mais