Poema a Morte das Casas de Ouro Preto

Cerca de 122305 frases e pensamentos: Poema a Morte das Casas de Ouro Preto

O bispo Bartolomé de las Casas, da Ordem de São Domingos, em seu livro "Brevíssimo relato da destruição das Índias", conta a história de Hatuey, chefe indígena que reuniu seu povo na ilha de Cuba, após fugir do atual Haiti. Hatuey e seu povo achavam que o deus dos espanhóis era ouro e jóias e por isso, no intuito de agradá-los, dançaram diante de uma cesta cheia destas riquezas. Ao perceber que as crueldades contra seu povo não terminavam, jogou tudo o que tinham num lago. Os espanhóis haviam chegado a Cuba em 1511, comandados por Diego Velasquez. Hatuey, que vivia fugindo, acabou sendo preso e condenado à morte na fogueira. No momento de sua execução, já amarrado ao poste para ser queimado, um padre franciscano aproximou-se para falar-lhe do Deus dos cristãos e da fé católica. Explicou-lhe o padre que se aceitasse a fé cristã iria para o céu, caso abjurasse iria para o inferno. O chefe indígena pensou e perguntou se os cristãos que ali estavam também iriam para o céu. Tendo o padre confirmado, Hatuey optou em ir para o inferno para que não viesse a estar em companhia de pessoas tão cruéis.

Inserida por juninhooricolli

Corram para suas casas, a tempestade cobrirá todos os seres que cruzarem seu caminho, mas para aqueles que optarem enfrentá-la, conhecerão intimamente a sua própria alma.

Inserida por dankawada

Jesus não tem nada haver com as "casas bahia, porém, tudo o que ele fez, foi em "dedicação total a você." Saía do débito e viva no crédito. Viva a realidade da graça de Deus!

Inserida por andersonsilva_guga

As pessoas saíam de suas casas, agachavam-se para catar suas lágrimas e corriam.

Inserida por Nudia

iluminam ruas e casas, que mentes e corações também estejam iluminados,
não só no natal... Sempre.

Inserida por Gfersan

Quando o verão chegar planado sobre as flores e as casas, tomara que ele pouse em mim e me envolva atrasando a chegada do outono, natural prenúncio do inverno!
odair flores

Inserida por odairflores

⁠Eu tive um sonho, nesse sonho todas as pessoas do mundo inteiro saiam de suas casas, de suas vidas corriqueiras, de seus status e riquezas e iam todas em um só caminho buscar a felicidade real. Eu tive outro sonho, nesse outro sonho as pessoas deixavam de lado a inveja, a ganância e corriam alegres e contentes indo todas em um só caminho a procura do verdadeiro amor. Eu tive mais um sonho, nesse mais um sonho que tive eu vi as pessoas se abraçando felizes e cantando pois deixaram de lado tudo aquilo que as machucavam, essas pessoas já não precisavam mais buscar a felicidade, pois ela já estava ali e não precisavam mais procurar o verdadeiro amor, por que amor de verdade também já estava ali.

Inserida por vscoelho10

⁠Admiro muito os engenheiros, pois eles tem o poder de criar casas... prédios... até mesmo uma cidade.
Mas admiro ainda mais um escritor, pois ele tem o poder de criar universos.

Inserida por leonardo_martinelli

⁠..."Enquanto as meretrizes frequentarem as casas de prostituição e do depravo, as moças serão malditas." ... Ricardo Fischer.

Inserida por RICARDOFISCHER2013

"Que deslumbre!!! Eu posso voar! Posso avistar daqui de cima as pequenas casas de seres humanos tão grandes. Monto uma prosopopéia; dou vida às ruas, cores e postes. Apareço entre o bando de aves que emigram. Passo por entre as nuvens enormes para emergir ao alto, mudando sua forma. Como é bom voar! Visito pessoas distantes de mim, não há espaço intransitável, Sinto uma paz inarrável, Sensação que me domina e que é a única coisa a qual me agarro para não cair do céu. Num vôo rasante, assusto, emociono, divirto, zango. Mas, enfim, o que importa se eu vôo? Mesmo que esse vôo figure apenas no plano de meu delírio de sonhos, solidão e esperança?"

Inserida por richardsonanjos

O vento balança bandeiras e árvores; arrasta papéis e pode até arrancar o telhado das casas. Mas não leva o cheiro da cidade e nem o cheiro do próprio vento. Também não leva as coisas mais leves como o pensamento.

Inserida por doracinonaves

Somos cidades ambulantes; as emoções são casas que precisam de asseio e luz. E, claro, cuidados para acolher as almas solitárias que se esgotam na folia.

Inserida por doracinonaves

⁠Sejamos diferentes em nossas casas. Percebamos que, junto com comida, abrigo e roupas, temos outra obrigação para com nossos filhos, que é afirmar que eles estão "certos". O mundo inteiro vai dizer o que há de errado com eles - alto e frequentemente. Nosso trabalho é fazer com que nossos filhos saibam o que há de certo sobre eles.

Inserida por pensador

Este mundo não é ideal. Este mundo, o nosso mundo, com casas tão tortuosas quanto as pessoas que vivem nelas. Pessoas quebradas, quebradas pela forma como o mundo funciona.

Faridah Àbíké-Íyímídé
Ace of Spades. Nova York: Feiwel and Friends, 2021.
Inserida por pensador

⁠Quando eu era pequeno as casas tinham sótão e porão ou seja tinha aventuras, tesouros escondidos, um rato, duas baratas, algumas aranhas e um monte de imaginação.

Inserida por andresaut

⁠ANIME-SE, pois a Primaveravirá todos os anos, mesmo se ficarmos trancados em nossas casas. E todos os anos ela teimará em florir e perfumar as ruas, os jardins e os campos, insistindo para reabrirmos as portas e janelas para a Vida.

Inserida por RemissonAniceto

⁠Observe as casas...São para os móveis e não para as pessoas. Observe os passeios...são para esnobar os outros, não para a diversão pura e simples.
Observe as roupas...deveriam ser para aquecer, proteger e vestir. Ponto. Mas são para vender uma imagem que sozinhos, só com nossos sorrisos e atitudes não conseguimos alcançar.

Inserida por meiremoreira

D'us criou 5 casas do mundo e muito e diversas janelas do mundo.Havia 5 casas do mundo e muito e diversas janelas do mundo e as 5 casas do mundo e muitas e diversas janelas do mundo 'foram destruídas por D'us.Quais são as 5 casas do mundo e muito e diversas janelas do mundo? R;As 5 casas do mundo é a Ásia,Europa,África,América e Oceania e as muitas e diversas janelas são os países da Ásia,Europa,África,América e Oceania.

Inserida por RUBENSPARANHOS

Ouvi histórias como essa, sobre pessoas que fogem de suas casas durante a guerra levando apenas a roupa do corpo e comida. Agora somos essas pessoas, embora não haja uma guerra aqui, mas é como se fosse uma guerra. Parece quase uma guerra inventada.

Veera Hiranandani
O diário de Nisha. Rio de Janeiro: DarkSide Books, 2019.
Inserida por pensador

⁠Aquele que lê mora em muitas casas. Cada livro é uma morada onde o leitor habita por um determinado tempo.

Inserida por AlanBazilio