Pessoas Sábias

Cerca de 6261 frases e pensamentos: Pessoas Sábias

⁠Sobre os dons da arte da Oratória e da Escrita

Em relação ao primeiro, é sabido que Cícero orador, fora considerado o maior orador de todos os tempos ( embora haja divergência de opinião). Este, entre os latinos. Entre os gregos, poderíamos citar Demóstenes, o gago. Era gago, praticou a oratória e se tornou o maior orador da Grécia! Quanto ao segundo dom, o da escrita, houve infindáveis habilidosos escritores, não mencionando eu nomes, mas que na arte oratória, não eram proeminentes oradores. Mas existiram os que, por sobreexcelência da natureza, eram dotados dos dois dons - tanto o da arte oratória quanto o da escrita. Isto é, eram tão vigorosamente estilosos e sofisticados tanto falando quanto escrevendo. De modo a não sabermos exatamente que dom escolher, caso tivéssemos que nos ater a apenas um, dos dois que possuísse!
Cícero, não tivemos o privilégio de ouvi-lo, como tantos outros. Mas se julgássemos sua oratória apenas com base na sua escrita, que podemos ler, não o classificaríamos como o orador que a História lhe laureia. Então , a meu ver, Cícero não é tão escritor quanto orador; sobrepujando neste dom, mais do que naquele. Em contrapartida há os que são muito mais sobreexelentes no dom da escrita que no dom da oratória. O que podemos concluir deste curtíssimo ensaio, é que, nem sempre o eloquentíssimo escritor também o será, como orador. E o eloquentíssimo orador, como Cícero, a julgar o que sobre ele dizem os anais da História, nem sempre se destacará na escrita, como se destaca ou destacou na oratória. E que com certa raridade, haverá os eloquentíssimos tanto na escrita quanto na oratória; como Sêneca, Giordano Bruno, Dr. Rui Barbosa, Dr. Enéas Carneiro...


Às 19h03 in 01.08.2024

Inserida por FabioSilvaDN

⁠A saudade machuca, faz doer e o ser sofre...

Antonio Cícero da Silva (Águia)

Cícero Geimerson é escritor e estudante de Direito.
Autor das obras Não Durma, Acorde e O CEO e a Babá, escreve para tocar onde a fala não alcança — entre o medo, o amor e a consciência.
Suas histórias misturam realidade e imaginação, sempre com um toque de crítica e sentimento.
Transforma o que sente em frases, e o que observa em histórias.
Não escreve para agradar — escreve para despertar.

Inserida por cicerogeimerson

⁠Nunca diga que você não é capaz nunca desista dos seus sonhos e seus objetivos
Ass: Cicero Lyra

Inserida por CICEROLYRA

⁠Hoje sou só saudades ontem fui seu amor amanhã posso ser seu passado
Ass CICERO LYRA

Inserida por CICEROLYRA

Vontade – eis o nome do libertador e mensageiro da alegria: assim vos ensinei eu, meus amigos.

When you have no basis for an argument, abuse the plaintiff.

Inserida por Refletor

Largar mão de ser besta,se procurar de ser homi,criar vergonha cara,se tomar decumento, trabaiar.
É uai

Inserida por galocegopensador

⁠CIÊNCIA

Os grades filósofos desvendaram,
dos olhares humanos literários,
A escola jônica, pitagórica e de Eleia
das origens à natureza,
nem artistas e nem sábios,
homens que serviram,
nomes que inspiraram.
-
Torvic In: aprendiz de Revezz: "The human Hand".

Inserida por AllamTorvic

⁠O mundo dos gênios da raça, dos donos da verdade morreu desde Baudelaire, Descartes e até Karl Barth, acho que até antes quando Jesus revelou-se para homens simples. A única verdade absoluta é o evangelho e nele, todos essas gentes são nossa missão não nossos inimigos. Entendo que muita gente depende do confronto para se firmar, da razão para se sentir bem, mas o evangelho tem outra perspectiva e essa, essa sim, torna a igreja essencial para mundo cheio de lados.

Descartes disse: penso, logo existo!
Eu digo agora: penso, logo perco cabelo!

*- No meu sentir, quando René Descartes disse "cogito, ergo sum", a lógica racional (ou carteziana) da frase nos leva a contextualizar o pensamento sobre uma palavra apenas: "coerência". De tal modo, nada é justo ou injusto, certo ou errado, bom ou mal, sem ela. Decididamente é essa a minha visão. A "coerencia", pura e simples, refere a consecução da busca universal da mente humana, legitimada pelos mistérios paradoxais e irrespondíveis da vida e da tese da criação. Tudo o é e sempre será, por "coerencia"!*
(Vitor de Oliveira Antunes Neto)

Dentro de um conceito filosófico quântico, devemos inverter a máxima de Descartes, "existo porque penso."

"Mais ou menos com o que disse Descartes (o René), também 'Penso' , só que 'Penso, Logo Pergunto'. Se não sei e quero saber, sempre Pergunto e Pergunto antes!"
Texto Meu No.1045, Criado em 2021


USE, MAS DÊ BOM EXEMPLO.
CITE A FONTE E O AUTOR:
thudocomh.blogspot.com

Penso logo desisto
Um filósofo e matemático francês, René Descartes criou uma frase curiosa: “penso, logo existo”. O escritor irlandês, Oscar Wilde, escreveu que “viver é a coisa mais rara do mundo, algumas pessoas apenas existem”. Estava aqui “costurando as palavras” e percebi que em uma das frases o sentido de “existir” é o produto de viver, pensar é vida e na segunda frase existir é passar pela vida sem usufruir de sua grandiosidade. Penso, existo, vivo? Que confusão: desisto!

Inserida por KARINAGERA

"Dubito, ergo cogito, ergo sum: Eu duvido, logo penso, logo existo",não é Descartes?
Hoje me dei conta de que vou morrer - todo mundo vai morrer, oras...
Mas será que todo mundo se dá conta disso?

Um dia qualquer haverá algum riso,
que eu deixarei de ouvir...

Um dia
num lugar qualquer haverá uma melodia,
haverá uma onda batendo num costão,
haverá batidas de coração,
que eu deixarei de ouvir...
porque meu coração parou de bater
(acho que isso é morrer).

Agora, estou aqui pensando:
quando a gente morre, continua pensando?
(acho que sim).

Inserida por RosangelaCalza

Ao refletir a frase "penso, logo existo" de descartes, percebo que a maioria das pessoas nao existem.

Inserida por evandromarcio

eu seria o descartes,entao beleza

Inserida por priscila_pereira_2

Pensando como René Descartes digo, Deus fez a terra mas os verdadeiros brasileiros fazem o Brasil.

Inserida por RicardoBarradas

Penso, por que existo, ou existo, por que penso? Qual a questão, René Descartes?

Inserida por paduadesousa