Pessoa Ignorante
LAGRIMAS DE UM IGNORANTE
Por: Emerson Francisco
Quem é você brutamonte,
Com cara de nervoso e físico de elefante?
Conheço-te de puro interesse,
De certezas indecentes.
Quem é você brutamonte,
Que amassa papel e rasga jornal.
Conheço-te de longos carnavais,
Nunca deu flores,
Mas já distribui socos.
Chora sangue,
Não tem coração.
Chama-se homem,
Julga-se invencível e insensível.
Não lava louças,
Não esfrega roupa,
Não limpa chão.
Mora com a mãe,
Vive com a infantilidade.
Quer uma família e ser homem de verdade,
Quem é você, que chora por dentro,
Rosna por fora?
Que sonha tanto em ser homem moderno,
Marido sensível e Pai presente,
Talvez filho ausente.
Quem é você,
Quem você?
Aquele que disser com veemência que o dinheiro não trás felicidade é um completo ignorante. Que venha ter comigo que eu mostro-lhe o quanto de felicidade o dinheiro pode trazer.
O maior ignorante não é aquele que não possui conhecimento, e sim aquele que o possui e mesmo assim o detém para si.
Enquanto o ignorante pensa que sabe de tudo, o inteligente ao adquirir cada vez mais conhecimento, descobre que de nada sabe.
Mostra-se injusta e inaceitável a rejeição a alguém “apenas” por ser ignorante, inculto ou pouco inteligente. Explico as aspas: não é o fato de ser assim que a torna inferior aos demais. Pode ser dessa forma por possuir deficiência tanto congênita quanto adquirida, ou simplesmente por não ter tido acesso às formas de obter conhecimento e cultura. A questão não está no efeito percebido, mas na sua causa. Serão passíveis de crítica somente os que, mesmo com todas as oportunidades a seu alcance, recusaram-se a mudar tal realidade, tornando-se merecedores de tratamento compatível com sua ignorância, já que tais pessoas fazem-se imbecis por opção.
Ainda que se mostre inteligente para definir objetivos e montar seus planos, o aético é um ignorante funcional, uma vez que não consegue distinguir certo de errado. Daí porque se mostra potencialmente mais perigoso que o antiético, que pelo menos é consciente o bastante para não colocar a mão num vespeiro com maior potencial agressivo do que o dele próprio.
Os reacionários escondem dentro de si um monstro hipócrita, preconceituoso e ignorante, que a qualquer oportunidade começa a mostrar as garras e aos berros começa a salivar como uma fera faminta. Os caretas possuem o verme da burrice.
É reconhecível uma liderança ignorante, míope e pacata quando impedem que seus adeptos apresentem o seu desempenho no testemunho, nos trabalhos e nos ministérios da igreja.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp