Pessoa Admirável
Carta para o Futuro
Olá, pessoa do futuro.
Tomara que você seja tão fascinada pelo passado como eu sou... Se você se pergunta se aqui no passado nós somos parecidos com vocês, essa é uma ótima pergunta. A resposta é: provavelmente não. Mas esse "não" é relativo. Não temos essas facilidades que vocês têm e, na verdade, ainda não sentimos falta delas.
Mas a vida continua relativamente igual. Eu tenho mãe e amigos. Tenho uma esposa, muito bonita, por sinal. Eu me levanto cedo para trabalhar, como imagino que você deve fazer também. Ao meio-dia, almoço em um restaurante: como arroz e feijão, carne de gado ou frango, maionese, vinagrete e tomo uma Pepsi (um tipo de bebida gaseificada, com muito açúcar). Chego em casa, ligo o computador e fico horas programando apps ou trabalhando com segurança da informação.
Nossa vida tem alegrias comuns aos homens, como piadas, comida, amigos, música e prazeres. Nós também temos problemas: roubos, doenças, mortes.
Estamos passando por um período muito terrível. Pessoas entram em escolas e matam crianças para ganharem notoriedade. Elas querem ser lembradas como "Fulano de tal, o assassino da escola". Outra onda de morte está sendo por envenenamento de comidas. Teve um caso com um bolo com arsênio aqui no Sul, depois um caso com chumbinho no Nordeste, e outros dois em São Paulo.
O presidente atual é o Lula (Brasil) e o Trump (EUA). Já não nos parecemos em nada com o que éramos há 500 anos atrás, quando os portugueses chegaram em nossas terras.
Espero que aí no futuro você esteja bem. Não fique pensando tanto no passado; as paixões que você teria aqui pode muito bem vivê-las no seu tempo.
Summer Bittencourt
22 de Julho de 2025
Terça-Feira
(Carta escrita em Canoas-RS)
Quando terceirizamos nossa conexão com o Divino, entregamos a chave do sagrado ao controle de pessoas ou estruturas que muitas vezes não conhecem a Deus, ou que buscam nos aprisionar por meio da fé, sustentando a ideia de que só existe uma “casa de Deus”.
Mas o sagrado não cabe em paredes. Não se limite a uma única “casa”, busque aquela que te liberta, que não te prende em culpas ou dogmas. A verdadeira conexão não exige intermediários: ela já existe, pulsando em você desde sempre. São as crenças impostas que tentam nos convencer de que somos pecadores, de que precisamos evoluir para merecer, mas isso é ilusão
Nossa essência é divina, fragmento vivo do Todo. Não viemos à Terra para “pagar erros” ou provar valor, mas para experimentar a criação que nós mesmos tecemos. Você está em mim, eu em você, e todos somos UM
Cada pessoa, à sua maneira, encontra um caminho para arruinar a própria vida — seja afogando-se no álcool, subjugando-se às drogas, perdendo-se em noitadas vazias ou submetendo-se a uma religião que, em vez de iluminar, aliena e entorpece a alma.
Outro dia eu entendi que não dá pra abrir o coração com qualquer pessoa quando se trata dos nossos sonhos. E não é por orgulho, é por cuidado mesmo. Tem gente que ouve sua vontade de crescer e enxerga isso como uma ameaça. Confunde desejo com arrogância. Você fala com brilho nos olhos e recebe ironia. Compartilha um plano e recebe crítica disfarçada de conselho. Às vezes, o que você fala acende no outro a frustração do que ele deixou de tentar. O incômodo não é você mirar alto, é ele ter parado no meio do caminho. Por isso, aprenda a proteger o que você constrói. Nem todo mundo deseja o seu mal, mas também nem todo mundo vai se alegrar com o seu bem. ..
O maior tiro no pé que o destino pode te dar é: apaixonares-te por uma pessoa que te odeia. Contudo, por vezes, o tiro sai pela culatra.
Seja humilde, pois qualquer pessoa pode te ensinar algo
Perdoou, não volte a tocar no assunto ( pare de ruminar)
Quem ganha mais é quem divide, não quem quer tudo para si
Adquire sabedoria ao nível de ler uma pessoa através da energia dela, do seu campo energético, e nunca mais serás enganado(a). As pessoas mentem, a energia delas não.
Não há justos!
Quando falamos que uma pessoa é justa, vem logo à mente uma pessoa imparcial, íntegra e correta, uma pessoa cheia de predicados. Erramos feio! Não na definição da palavra, erramos por causa das nossas imperfeições e visões nublados; não em relação a quem julgamos, mas em relação ao nosso próprio julgo, pois, como um ser imperfeito consegue ver perfeição em outro?
As diferenças existentes entre os seres humanos são determinantes para seu próprio estabelecimento. São as diferenças que criam conceitos e provimentos sociais. Essa versão multifacetada social é capaz de promover ações, pensamentos e, quem sabe a própria evolução. Afinal somos seres que lutamos por nossa própria sobrevivência dentro daquilo que acreditamos serem os nossos próprios termos; embora ditados por outrem. Dentro deste dinamismo social, nossa individualidade busca se firmar entre ganhos e perdas, causas e consequências, e aqui se estabelece um dos problemas que nos conduzem e quiçá, nos mantém imperfeitos, que é o relativismo das virtudes morais que servem de base para a construção do nosso ser.
A prática das virtudes não é tarefa fácil, visto que um ser virtuoso as possui de forma habitual e sem correções de rumo, sendo íntegro em cada uma de suas ações e a todo o momento. Sua respiração exala virtudes e está disposto a pagar o preço que for para assim mantê-las. Quantos de nós conseguiríamos isso, sem relativizar? Será que sabemos quando os nossos credos nos conduzem à prática de uma moral duvidosa?
Para deixar este tópico mais claro farei uma pequena analogia: Eu posso gostar de doce, mas não sou obrigado a me submeter ao doceiro. Esta ideia pode ser levada para os demais aspectos da vida social, pois, eu posso gostar e defender uma ideia, mas se quem a projeta caminha por um lado totalmente divergente, não sou obrigado a segui-lo, sendo que ao me submeter ao doceiro, procurarei sempre uma desculpa para justificar a minha falha moral, relativizando-a no final. Estaria escolhendo o lobo para cuidar das minhas ovelhas, só porque ele, o lobo, diz que as ovelhas são boas e eu concordo. Mas se o lobo comer as ovelhas, a culpa será das ovelhas, e justificarei dizendo que não alimentei o lobo adequadamente, por isso o fatídico aconteceu.
Outro aspecto que não nos deixa evoluir em busca de um entendimento maior sobre o que é um ser justo, é que dificilmente aceitamos pontos de vistas divergentes. Tudo tem que estar alinhado com o meu julgamento e a minha forma de pensar, senão não servirá. Será mentira, intriga e erro. Não há equilíbrio nesta balança.
Esta forma de pensar e agir, faz com que não observemos o óbvio ululante. Está ali, mas a cegueira da nossa distorcida moral, ora relativizada, para caber no nosso ego, que faz-nos crer que somos bons, não permite que enxerguemos o que claro está.
Se alguém lhe falar a verdade, dispa-se de seus credos e ouça!
Não há justos! A régua pela qual medimos a nossa própria moral está contaminada. Uma pessoa honesta, íntegra, polida ao meio em que vivemos não presta mais do que a sua obrigação social, não merecendo por isso qualquer tributo ou louvor. Não há méritos na obrigação, apenas dever. Quando exaltamos o mínimo, constatamos a decadência social a deterioração do ser. Nivelar pela média é ser medíocre, não buscar a autoevolução rompendo com a inércia implantada é agir de forma deletéria contra nosso próprio ser. Não sejamos estultos ao valorizar o que não possui valor.
Não há justos porque falhamos miseravelmente na evolução dos nossos próprios conceitos que afirmamos nos moldar. As virtudes teologais: Fé, esperança e caridade, são um exemplo de evolução quase inalcançável ao ser humano. Fala-se em fé, mas pratica-se uma fé com base em troca, me faça ou faça a alguém. Tenho fé, mas vivo fora dela. Tenho esperança, mas não creio. Sou caridoso, mas daquilo que não me faz falta. Hipocrisia! Simples assim. Por acaso existe a possibilidade de um ser recheado de hipocrisia ser justo?
Essa hipocrisia cega, escorada no relativismo moral, sobrepõem o patamar evolutivo que deveríamos buscar, pois, muitas vezes preferimos o torpor da imoralidade e da mentira, ao ardor de uma vida de princípios.
Reflitamos!
Paz e bem.
Massako 🐢
Jamais deixe de ser uma boa pessoa só porque as más pessoas lhe fizeram passar por experiências negativas
Uma pessoa que
se sente superior por causa
das riquezas materiais
deveria se envergonhar por
ter uma alma tão vazia e
empobrecida.
Eu dizia que ficaria feliz se você fosse feliz, mesmo que fosse com outra pessoa… mas a verdade é que isso seria hipocrisia. Porque meu coração só sabe querer que essa felicidade seja ao meu lado.
O que soma para a saúde e aprofundamento das raízes, na formação da identidade d'uma pessoa: é o bom convívio social e o apego, as lembranças de sua terra.
"O que tiveram você acreditar em uma pessoa, que não torce por você?...e você ainda em existir nela..??
A força de ajudar o próximo me impulsiona de uma tal formaa, que agora só penso em ser um pessoa de caráter.
@SoldadoRyan
"Pense nisso: ao analisar os pensamentos, sentimentos e ações de outra pessoa, você é o observador externo. Seguindo essa mesma lógica, se você consegue analisar seu propriospensamentos, sentimentos e ações, é porque você também é um observador deles. Então, quem é você, além de tudo isso? A resposta para essa pergunta é o começo do despertar."
Assim é o amor, tratado com respeito, saudades nos detalhes da pessoa e convivência; a vida continua, mas sem apagar as memórias afetivas.
#bysissym
Aprendi que nem toda pessoa que conheço é pra virar amigo, nem todo mundo é pra carregar pela vida, nem todo mundo é pra levar pra dentro de casa... E assim também no amor, nem todo mundo é pra levar pra cama, nem todo mundo é pra ficar, nem todo mundo será pra casar!
Há pessoas que amamos tanto mas não são pra casar nem namorar, elas precisam ir, ou se ficarem tirarão nossa paz, ou simplesmente não se encaixarão. É preciso ter sabedoria para tal visão.
Há pessoas maravilhosas que adoraríamos ter como amigos, mas do mesmo modo elas precisam seguir seus caminhos...
Às vezes a pessoa é perfeita, mas apenas praquele momento. Ás vezes as pessoas vêm com um tempo certo para permanecer, um dia se vão, outro retornarão, ou nesta vida não mais nos encontrarão... Mas é assim que é. Poucos são os que vieram caminhar com a gente essa vida toda! A gente tem que vigiar mais a porta do coração e saber quem entra, saber a hora de quem sai, saber a hora de quem volta e se vale a pena deixar entrar de volta. Bill Oliveira William
Wi
