Peso
Ouro e barro podem chegar a ter o mesmo peso, mas nunca terram o mesmo valor. O que muda é a facilidade de se conquistar, ninguém da valor para o que se consegue fácil. Sacaram mulheres?
O peso da culpa
Peço que não levem para uma interpretação masoquista, no entanto, tendo já mencionado no último texto sobre em que ponto nossos problemas ganham dimensões incalculáveis e nos limitam de fazer aquilo que queremos, indago outro sentido, ..;
Em que ponto estando bem, diga-se bem de um modo geral, bem nos estudos, na família, nas relações pessoais, com os amigos, parentes, vizinhos, bem até em quesitos saúde e bem- estar, em que ponto, estando bem pode-se sentir-se mal ?
Talvez deva ser mais direta..., como é possível ter tudo e não ter nada? ...Como teoricamente deva-se estar feliz, mas , no interior, borrar em lágrimas?
Como em um baile de máscaras que todos fingem utopias e sorrisos forjados mas que se corroem por dentro.
Se corroem por um passado que embora tentem escondê-lo uma hora ele sempre vem à tona, .
Como seres humanos que se culpam todos os dias pelos seus vícios e manias passadas, por uma dependência química ou quiçá uma dependência psicológica, ou como aqueles seres humanos que se culpam até hoje pelos laços afetivos perdidos e que nunca mais, drasticamente, serão reatados..; Que se culpam pela morte de um parente ou um amigo querido, ...que se culpam por um acidente.
Acidentes.
Que se culpam por não ter dito palavras doces quando eram requeridas em ocasiões amargas, ... que se culpam por não estarem presentes nos momentos que deveriam estar.
Seres humanos que se culpam tanto por um passado que, possuem até o medo de se arriscar a não viver mais sob a própria culpa.
Culpa. Guilt. Culpabilité. 有罪.
Imaginem que sobre seus ombros esteja uma mochila bem pesada que lhe caleje de dor, e cause feridas em seus braços.
Imaginem que nela esteja toda a angústia de fatos, todas as perdas, todos os palavrões ditos ou até mesmo todo silêncio não pronunciado,...;
Imaginem todos os seus relacionamentos que não deram certo, imaginem toda dependência que lhe levou a uma reabilitação, imaginem todos os esporos de uma vida cosumida e desgastada com o tempo.
Imaginem toda culpa que carregam.
Imaginaram?
Agora, movam-se.
Não há possibilidade.
É pesado demais para se carregar.
Toda a culpa não se supera em pouco tempo ou,talvez nem em cem
anos.
É necessário que da culpa brote consciência, mas não me venham com textos melancólicos de auto-ajuda que nos submetam a uma psicologia barata de como a partir de uma perda é necessário manter-se vivo e como a partir de uma decepção é necessário prosseguir e recomeçar.
Estereótipos não cabem em determinados contextos.
Não é nada fácil, admitamos.
Não mesmo.
Talvez o tempo não cure nada, ou cure tudo, os talvez apenas desloque, como muitos dizem, o incurável do centro das atenções.
Mas leva um tempo danado.
Ferida nenhuma se cicatriza em pouco tempo, e mesmo assim, deixam cicatrizes.
Eu não dito normas a quem perdeu, a quem teve uma juventude jogada ao relento, a quem se rendeu as drogas, a quem perdeu um filho, um pai, um amigo, a quem se culpa até hoje por um acidente fatal, a quem se culpa pela perda de um amor.
Não me coloco nem de longe superior à dor dos outros. A de ninguém..., não seria justo.
Afinal de contas, estando a mil metros de distância do que realmente se passa é muito fácil proclamar poemas ou ditar 7 normas de como superar, ou até mesmo, escrever cartilhas.
Porém, é impossível saber o que se passa na cabeça de cada indivíduo, ...;
Não é possível saber o que leva uma menina de 14 anos ao suicídio, o que leva alguém a cheirar crack, o que leva um pai ou a madrasta a jogar a filha pela janela de um prédio, o que leva alguém a entrar no crime, o que leva alguém a fugir de casa em plenos 17 anos.
A dor, meus caros, é única.
Única para aqueles que a sentem nas próprias veias e que a veem sucumbir e se tornar fatal.
Por isso mesmo torna-se essencial que não se meçam os problemas com uma fita métrica, que não os definam em grandes ou pequenos.
Problema é problema, poxa. E cada um tem o direito de lidar com ele do jeito que bem lhe entender, seja a base de remédios faixa preta, seja a base de psicanálise, seja a base da escrita, ou seja até mesmo, e por que não, a base do diálogo.
Não meçam aquilo que você nem se quer chegou a vivenciar, ou digamos, nas boas línguas, não julgue aquilo que você diz meramente que conhece, mas que ao final das contas, não sabe nem um terço da história.
Tendo julgado tanto e se colocado nos problemas dos demais, o que se ganha com isso?
Afinal, nunca se sabe o que há por trás de um sorriso.
Muitas coisas aconteceram esse ano, a principal foi descobrir pessoas, pessoas que faziam peso e que as vezes não dava pra perceber, tô aliviada, leve, vou terminar o ano sem o peso, sem amizades incertas, erradas, sem pessoas de confiança duvidosa e por lá se vai, tô aliviada por respirar leve depois desse ano confuso, de pessoas confusas, limpei minha vida, melhor momento não haveria de ter. Concertei o que achava que estava errado, mudei meus conceitos, fixei mais ainda o que devo lembrar todos os dias da minha vida "Jamais deixar que as pessoas me façam esquecer o que eu realmente sou, jamais deixar-se levar por conceitos furados de quem não vive a minha vida e jamais igualar-se a eles" e retirei o que não prestava, agora meu único objetivo é apenas ser melhor, pros outros até, mas principalmente pra mim.
Nosso povo infelizmente não sabe medir as consequência nem o peso de um comentário ! Politica se faz com seriedade mostrando propostas, trabalho e metas para melhoria de todos e não de meia duzia
LUCIDEZ
Liberdade é o mesmo que transitar sem o peso do apego, nem com a imponderação da paixão. Iluminar o coração é o mesmo que usar o amor pra procurar a razão.
"Não posso levar o mundo nos ombros se mal suporto o peso do meu casaco de inverno."
(Esta frase pertence a uma carta que Kafka escreveu a Milena no fim da vida, expressando o desejo de recuperar seu passado judeu. Ele justificava assim sua incapacidade de levar a cabo um projeto que nunca concluiu.)
O tempo de superar, é necessário para amadurecemos e ver, que na verdade, o peso nas costas é o legado, àqueles escolhidos SIM! Que irão chegar até o fim, desmoronados, porém em pé... VENCEDORES!
Senhor
Me dá tua calmaria
Recolhe todo peso e dor
que tem aprisionado meus sonhos.
Me dá tua força
Para que eu possa continuar sem perder a
essência e a esperança nos olhos .
Me traz tua paz
quando tudo parecer desandar.
Me aquieta
Me ampara em teus braços
Afasta de mim todo o mal ,todo rancor
e gente sem amor
Me abençoa ,me dá tua proteção e
teu calor
Renova minha fé Pai
Eu já chorei demais
Me ajuda a tudo melhorar !
Ando cansada de recomeçar !
Amém!
Nao carregue o peso do LUTO vestindo-se de negro...Lembre-se que a MORTE apenas e uma passagem para o RENASCIMENTO...das cinzas nascem nova vida!!!
Vista-se de ESPERANCA..vista-se de FE...vista-se de BRASIL,PATRIA AMADA E GENTIL...Nao carrega esta energia estagnada das crencas enraizadas do FIM...Solte o grito de LIBERDADE! De LIBERTACAO!Chegou a hora da MUDANCA!!
Já me fizeram sentir vergonha de mim, da minha aparência, do meu peso. Pessoas não conseguiram segurar a onda de ter uma pessoa como eu ao lado delas. Como foi bom eu me aceitar. Eu nunca serei perfeita, nem pretendo! Hoje, sou feliz, tenho orgulho por eu ter acordado cedo a tempo de recuperar a minha vida e agradeço por ter sempre a percepção de quando a velha história tenta se repetir. Permanece quem soma, quem me olha nos olhos e vê tudo aquilo de bom que posso proporcionar à vida das pessoas, quem consegue enxergar minha alma. Quem impõe qualquer condição para me amar, pra mim, não serve! Geralmente, pessoas assim não sabem sequer o que é o amor, desconhecem-no!
Bom dia
Quando comecei verdadeiramente expor o que sentia um grande peso começava a sair de dentro de mim, porém, também um grande vazio se criava que precisava ser preenchido. Quantas vezes me senti oco por dentro, que só consegui preencher verdadeiramente quando fui honesto comigo mesmo e os entreguei verdadeiramente nas mãos de quem poderia preenchê-los, ou seja, Deus. Existem vazios e pesos que carregamos que só ele pode resolver. Não há outra solução. Nem tente, não conseguirá.
É de um amor inigualável, quando o peso nos ombros passa a ser reflexo de uma luta constante dentro de si. Quando os farrapos humanos são enxergados como motivos para continuar andando. E mesmo sem acreditar, com os os olhos inchados pela mágoa da egocentricidade alheia, seguimos em frente. O amor talvez seja isso: um sentimento totalmente desprovido de culpas, rumores, observações e despido de frustrações banais. Sua essência está nas entrelinhas, no recomeçar, na vida.
Ei, psiu, sorria!
Sei que a caminhada é difícil...
Sei que o peso é grande...
Sei que o cansaço é gigante.
Mas mesmo diante dos desafios,
SORRIA!
Se isole se preciso for,
Mas nunca deixe de sorrir.
Teu lindo sorriso encanta a alma.
O brilho no olhar cria sonhos,
E o som do riso liberta a vida.
Vida que há em mim,
Vida qe há em você.
Por isso, mesmo que tudo esteja difícil,
Não deixe de sorrir,
Pois, se só o teu som já me liberta,
Imagine o poder que possui em você!
Assim, lembre-se de sorrir,
Pois teu sorriso tem poder.
Poder de transformar o mundo,
Poder de criar um mundo.
Sorria!
- Relacionados
- 44 frases de nutrição que motivam a ser mais saudável
- 32 frases de pêsames para expressar seus sentimentos
- Emagrecer
- 34 frases sobre alimentação saudável para nutrir o corpo e a alma
- Estou cansada: frases para tirar o peso das suas costas
- Palavras tem poder: 53 frases sobre o peso das palavras
- Peso na consciência