Pés
A CRÍTICA PODE SER CONSTRUTIVA
Fala-se mal de políticos, pastores, cientistas, médicos e pessoas em geral, mas será que olhamos para nós mesmos, para efetuar um exame crítico e introspectivo?.
A crítica construtiva, inteligente e bem elaborada, é importante e é um sólido pilar para o desenvolvimento de um pensamento inteligente, reflexivo e construtivo. Muito fala-se na TV sobre “ o país que eu quero”, observa-se várias pessoas bombardeando políticos com críticas e desabafos, mas é bom salientar que os políticos saem do meio do povo, e o povo tem a sua parcela de culpa, todos nós somos culpados, ou por ação ou por omissão, todos tem a sua parcela, e todos contribuem direta ou indiretamente para o sucesso ou fracasso da sua vida, família, sociedade e do mundo.
O indivíduo é parte integrante de uma sociedade miscigenada, por etnias, culturas, crenças, filosofias, ideologias, tradições e religiões diferentes. Agimos e pensamos da maneira que fomos doutrinados por nossos pais, professores, avós, líderes religiosos, pelas ideologias que aprendemos na TV, jornal, filmes, desenhos, com nossos colegas da rua e da escola, enfim somos influenciados pelo meio em que vivemos, pelo livro que lemos, por aquilo que falam para nós.
O ser humano precisa ter senso crítico, ter um espírito questionador, reflexivo, que tem que ser inquiridor, pesquisador e um amante incansável do conhecimento e do desenvolvimento de suas ideias, o mesmo tem que lutar incansavelmente pelo aprimoramento de seu caráter, das suas virtudes, valores e conceitos que tem de si mesmo e das pessoas ao seu redor.
Pode-se citar, alguns exemplos de contribuição negativa, e que são altamente nocivas à sociedade: Quando alguém compra uma mercadoria baratinha e sem nota fiscal, quando joga lixo na rua, quando compra fiado e não paga, quando não devolve as ferramentas que pediu emprestado, quando sonega imposto, julga sem analisar antes os fatos, quando compartilha informações na internet e nem investiga se é verídica, pode-se citar ainda: “dar o jeitinho brasileiro’ para resolver as coisas, mentiras, farsas e enganos para se dar bem e querer levar vantagem em tudo, vender o seu voto, ficar alienado através de futebol, novelas, big brothers e outros programas e deixando o conhecimento de lado. Um povo alienado é facilmente manipulado, é feito de “gado”, vira massa de manobra nas mãos dos mais inteligentes e aproveitadores. Todos sem exceção contribuímos ou um dia já contribuímos desta forma.Os políticos tem as suas falhas, é claro, mas e o “povão”, muitos cometem as suas ilegalidades e as mesmas muitas vezes permanecem nas sombras, amortecidas ou esquecidas, “passa batido”.
Por isso, deve-se zelar por uma ferrenha autocrítica, um exame introspectivo, sincero, profundo e incansável, a autocrítica deve ser constante, diária, gradativa e futura, deve durar até a sua morte. Como já foi dito, a crítica construtiva é um fator preponderante para a reflexão e para o progresso da sociedade, porém como temos feito tudo isto? será que fazemos?, ou será que apenas criticamos assassinos, políticos e outros que cometem crimes hediondos ou de alto potencial ofensivo?.
Existem muitos críticos de terceiros, que estão de plantão na T.V, no jornal, nas praças, faculdades, escolas, igrejas, e em outros lugares de destaque, mas temos poucos críticos de si mesmos, quem critica tem este direito, mas o mesmo deve ser criticado também, a sociedade está cheia de pessoas que arrumam um grupo seleto para explodir e destruir com as suas críticas, pode-se citar: políticos, pastores, filósofos..., mas a lista se resume em um pequeno grupo, em algumas classes de pessoas, estas pessoas tem que estar na mídia para serem criticadas, em seus lugares de destaque?
Claro que a resposta você conhece, você pode criticar este esse artigo, porém, peço que antes faça a sua autocrítica, você pode e deve criticar os políticos e pastores por exemplo, mas antes sugiro que faça o seu exame introspectivo. Os erros, exageros, mentiras, omissões, enganos, crimes seja de ordem política, econômica, patrimonial ou social, estão em toda a parte. Uns com o seu maior e outros com o seu menor potencial ofensivo.
Eu estou fazendo a minha autocrítica, faça a sua!
Nas cinzas componho,
Com pés na temporal realidade.
Tão obscuro e medonho,
Sem nenhuma claridade.
Escrevo a dor, o meu torpor,
Na solidão da melancolia.
Sangra a caneta, anseia compor,
Lágrima doce que escorria.
Força vital escorre pro papel,
Nos instantes da tormenta.
Vermelho no sublime pincel,
Pinta a trovosa nuvem cinzenta.
Cheios, pesados, vamos jorrar,
As bolsas de fardo esparramar.
Em troca da mágoa e do rancor,
Guardo é meu dom de compor.
Poemas, litros, sangue impresso.
Espelho, rima, sacrificar.
Interior, alma, aura professo.
Poesia, filosofia o monologar.
Nas ondas, sentindo em baixo dos meus pés, a correntes pela quilhas seguindo pela proporção juntamente de alegrias e satisfação. Quem surfa sabe.
Sinto que estou em um enorme lago,com pedras amarradas em meus pés e todos que conheço estão bem na minha frente me assistindo afundar sem estender mão....
CONDENAÇÃO
Tenho agora a certeza
Dos meus passos:
Estou condenado ao tédio
E de pés atados à solidão.
@poetamarcosfernandes
"Viva com pés pés no chão. Viva a realidade. Procure ser o que você é, sem se preocupar com os outros. Edifique sua vida aos poucos, tirando os ensinamentos necessários para uma vida melhor".
Foi amor
Não sei como
Mas tudo rolou,
Me entreguei a você
Da cabeça aos pés.
Tudo foi chamas
Que hoje se apagaram,
E só me restam
Lembranças.
E o céu virou um cobertor
Cobrindo tudo que não será
Nos pés eu carrego a minha dor
Divagar
E qual será que é o valor
De viver só pra respirar
Viver como quem não chorou
Ao luar
e mais uma noite chega e parece que meu dia foi coberto por uma sombra negra, e meus pés amarrados.. passei o dia inteiro tentando ser produtiva, mas por que esses sentimentos de tristeza, medo, insegurança e insuficiente me dominam?..cheguei em um ponto onde não tem um dia em que eu não derrame uma lágrima, e tudo o que faço e tento fazer está recheado de angústia.. e logo não consigo proceder.. ou não fica da maneira que deveria.. cada dia tá mais difícil.. e sei que ninguém se importa, nunca se importaram na verdade.. e também cansei de esperar algo de alguém.. parece que nada mais importa, a não ser meus propósitos.. que parecem ser barcos com furos embaixo..
os dias parecem lentos, fazendo com que a dor se prolongue, a ansiedade grita.. e mais uma noite.. mais uma.. eu quero sumir..
04/02/2021
"Tiremos as sandalhas de nossos pés quando pisarmos em solo santo.Deus por lá caminha, e nossos olhos não contemplam sua presença fisica, mas seu Espirito santo se manifesta na beleza de sua criação."Rose freitas.
Ao conquistar qualquer tipo de poder, use-o com sabedoria, sem humilhar ou pisar nos outros. As pessoas sob seu comando devem ser tratadas como aliados, e não como inimigos!
Aos meus pés... ao meu comando... aqui é sim senhora ... eu que mando e desmando ... obedece se tiver juízo... se não aguenta..cai fora ...
Como bailarinas naturais
As plantas dançam
Ao ritmo do vento
Que as balança
Dançam valsa
Sem os pés mexer
Pois infelizmente
Suas raízes
Ao chão presas estão
Limitando seus movimentos
Ao balançar de um tufão.
As dúvidas do caminho pregam as certezas do amor
Mas com a coragem vou seguindo
Com os meus pés descalços sinto dor
Umedecendo as minhas expectativas
Vou matando a minha sede
E se realmente vale a pena só vivendo ao que procede;
A Passagem secreta.
Pés descalço correndo gritando feito louco pela rua em cada olhar sorriso a felicidade reinava. Para nós felicidades se resumia em acordar e logo pela manhã usar a imaginação para explorar o inexplorado o desconhecido.
- Hoje temos que abrir trilha e acessar o portal da passagem secreta, dizia Dinho.
Na cerca que fazia divisa para o sítio colocamos uma moldura de espelho grande, com o tempo a cor da madeira havia se desbotado.
- Moldura gigante é essa? Dizia Dinho.
- tive uma ideia, vamos cobrir a moldura com uma cortina velha que servirá como portal, e tem mais hoje precisamos entrar pelo portal.
- É muito arriscado correr o risco de ficar presos igual os personagem da Caverna do Dragão, falava Roro.
- Quem será o primeiro a entrar se obtivermos êxito na abertura do portal?
Todos me olharam e começaram a rir, percebi que meu reinado de cobaia não havia terminado. Aproveitamos a natureza para o improviso; um balanço em galho de árvore, naves no pé bananeira, em posse de estilingue nos aventuramos no cafezal, bosque de Santa Bárbara. Um dia nossa manhã ficou mais iluminada fugimos um pouco da monotonia ouvimos cantos misteriosos próximo do rancho. Mais que depressa fomos observar para qual direção voavam os pássaros, corremos para o pântano e fomos rasgando espinhos e taboa no peito despreocupados com os perigos de insetos e animais que aquele habitat oferecia...
- Eles são lindos, exclama Roro.
- Está delirando, Eeeeee um simples ninho com filhotes de marreco d'água.
- Temos que guardar segredo, dizia Dinho.
Pela primeira vez em anos percebi que nossa amizade corria sério perigo pois como a matemática é uma ciência exata não havia possibilidade de realizarmos a divisão justa. Dinho com a língua para fora iniciou uma provocação sentamos e após horas de negociação resolvemos chegamos a um consenso, de semana em semana os filhotes trocam de casa e cuidados.
O acordo foi justo conseguimos uma gaiola e fizemos um ninho já na primeira noite de cuidados com os filhotes quando me preparava para o mesmo ritual de dantes senti uma certa preguiça e acreditei que um noite sem aquela monótona rotina não faria diferença, dentro do casebre só ouvia barulho de grilo e coruja , sempre fui compenetrado em tudo que faço mais para minha surpresa este dia quebrei o protocolo e a exaustão falou mais alto estava estampada em meu corpo, nós animais racionais sempre somos assim "valentões" kkkk não tememos o breu da noite, uma barata voadora, uma noite chuvosa com raios e trovões, vultos na rua receio de encontrar uma alma penada, se é que existe espírito ruim RS RS , na madrugada a minha imprudência trouxe uma certa surpresa na madrugada ouvi barulho na escada, lembrei que era um aventureiro destemido e reprimi minha mente, o meu sexto sentido o barulho nos degraus persistiu pensei em abrir um olho mais me contentei que era apenas um sonho na casa só ouvia som de respirações anunciando um boa noite de sono por outro lado eu estava inquieto o meu espírito me alertava não podemos ignorar esses sinais comecei ficar impaciente na cama quando ouvi gritos na cozinha mais que depressa corri em direção ao sinistro para minha surpresa a porta que da acesso a escada estava aberta vi um vulto no último degrau peguei minha arma e subi correndo igual um louco quando o vulto correu en direção a capoeira ouvia os pio pensei em atirar mais não tinha certeza se ia acertar o alvo queria acordar e pensei subir no telhado também mais com estou acima do peso kkk voltei para sala abri a porta e portão de madeira sai como um luz corri meio quarteirão descalço e o meliante correndo sobre os telhados no meio da quadra ele foi inteligente pulou de um telhado para o outro tive que dar a volta na quadra corri já ofegante e com alguma esperança de encontrar o entrei na mata procurei e para minha tristeza o felino do Dinho fez sua refeição, comeu os filhotes que estavam sobre meus cuidados.
Pela manhã, logo cedo resolvi procurar os restos mortais, mais depressa fui a casa dos meus amigos e com um sorriso os avisei que uma gata havia jantado os filhotes. No portão disseram que íamos vingar a morte dos passarinhos,
me vesti e fomos caçar os restos mortais e para minha surpresa Dinho gritou:
- A ratazana, exclamou RO.
Mate-o logo - disse Dinho?
Um dia maravilhoso, na rua encontrei o gato caçador, olhei para um lado e para o outro, esperei na tocaia e vi o felino entrando em uma construção inacabada e percebi que toda caça ele devora dentro da casa. Não fui à escola e descobri que a fêmea tinha filhotes.
Gilson de Faria.
15/02/2021
O Amor nos deixa feliz em todos os momentos.
Com JESUS no coração os pés se tornam ligeiros na prática do Bem.
Quando o mundo parecer desabar ao meus pés, eu continuarei olhando firme para aquele que o criou, e assim seguirei destemido a minha jornada.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp
