Frases pensativas sobre a vida
Nas profundezas de nosso próprio ser encontram-se a maioria das respostas para as perguntas que fazemos todos
os dias para a vida. Aquele que se aventurar ao início dessa trajetória, deverá estar preparado para travar lutas diárias, mas que irão também te levar a conquistas significativas.
"Um timoneiro que se preze continua a navegar mesmo com a vela despedaçada."
Sêneca
O TIMONEIRO, A NAVEGAÇÃO, A VELA DESPEDAÇADA são apenas ilustrações para dizer que na vida, mesmo diante das percas, da dor, da tristeza, da desilusão e do coração despedaçado, sempre haverá forças para aqueles que se dispõem a continuar seguindo em frente, e assim não se deixar afundar em meio às turbulências que as vezes a vida nos impõe.
A deriva muitos provavelmente se encontram, mas não poderão continuar assim por muito tempo. As vezes a vida nos ajuda colocando em nossos caminhos os ventos da boa amizade, da boa base familiar, das aparentes coincidências e do restabelecimento da lucidez, nos levando a um porto seguro para a restauração de nossas energias, para reformulação de novas idéias para que posteriormente possamos seguir novamente rumo ao nosso próprio destino.
A mente é o celeiro onde os olhos buscam respostas para dar cor e significado ao que se encontra do lado de fora.
Quanto mais os olhos questionam o significado do mundo que o cerca, mais estímulos são enviados para que mente envie a devida interpretação.
Eu não me deslumbro com elogios; as críticas, dependendo de onde vem, de qual contexto se aplica e da veracidade que as geraram, ainda é um desafio para mim. Porém as que tem como finalidade chamar-me a atenção para aquilo que passa desapercebido, equivocado e que precisa ser ajustado são bem vindas.
A essa pergunta o homem pode fazer a si mesmo:
Porque razão o homem não luta para ceifa o mau em si próprio, cultivando em si as sementes do bem?
Porque livre do cárcere que criou para si mesmo, encontrar o reino das boas aventuranças no recanto de sua própria intimidade.
Estive pensando na pequeneza dos nossos problemas. Não sou tão forte quanto pareço, mas a vida tem me apurado o olhar um bocado...
Às vezes penso que a vida é adulta é constante desaprender.
Vivemos a desaprender o que quando crianças,
sem sabermos de nada,
simplesmente conseguimos ser.
Eu estava tentando lembrar de todas as pessoas
que um dia passaram por minha vida,
daí pensei que trazê-las ao meu pensamento outra vez
pudesse ser um destino por demais ingrato a todas elas.
- Que estejam felizes, é o melhor que posso desejar.
O homem que passa a vida a agir
e a pensar sempre da mesma forma,
ou incrivelmente esteve sempre certo,
ou fatalmente esteve algo errado.
O tempo passa, as coisas mudam, as pessoas evoluem.
O que eu disse ontem pode já não servir para minha pessoa hoje, mas talvez sirva para outrem,
porque cada um vive o seu momento. (...)
O que pensa sentir, sente o que pensa,
O que pensa atrair, vive o que pensa,
O que pensa viver, vive pensando.
Viver com medo da vida com medo de realizar com medo do que vão pensar, viver com medo de não ter vivido de não ter sentido de não ser amado de não ter se apaixonado Viver só por viver.
Um caminho curto, um espaço apertado uma vida amargurada, olhando para longe e enxergando apenas dentro de si tentando se encontrar enquanto o breve caminhar se finda próximo da Última curva antes do fim Viver só por viver
O óbvio está a sua frente, os sonhos longe do seu alcance como viver como sonhar fugindo do óbvio em busca do novo do desconhecido no curto espaço que a vida concede, olhando para si e buscando respostas as mais difíceis questões silenciosas, Viver por viver.
Em 29/04/2021
Viver por viver
Paulo Butura
— Hoje eu estive pensando... Existem tantas coisas na vida para se viver, entretanto, muitas vezes, não temos direito a esse prazer. Tem gente que nunca disse verdadeiramente “eu te amo”. Tem pessoas que nunca foram afagadas, que nunca tiveram alguém que lhe dedicasse carinho, afeto, cuidados... Essas coisas boas... Ocasionalmente me pego triste, sozinho, pensando. Há muitas pessoas sozinhas no mundo e muitas delas se perdem em drogas, vidas dúbias; aí me pergunto por que chegam a esse ponto, sei que lhes faltam algo. Eles nem sabem o que é ou, talvez saibam, mas não buscam, devido ao comodismo. Pensam que é melhor continuar naquilo do que arregaçar as mangas e ir atrás do que se sonha. É difícil, às vezes, para mim, fazer certas coisas. Eu realmente compreendo. Outros preferem viver daquele jeito: para sempre reclamando. Já virou vício sempre dizer que não estão bem. A vida não é complicada, nós a complicamos demais. Se existem tantas pessoas sozinhas, por que não se juntam? É simples! Mas sempre temos nossas objeções... Se eles... Nós estamos sós porque dizemos ‘não’ quase sempre.
Quando voce traçou minha vida, eu só pensava em não pensar em voce.
Mas quando eu pensava em nao pensar em voce eu acabava pensando em voce novamente.
Por que querer ter alguem que nao podemos ter, se quando quem mas queremos acaba nos tendo.
Lá estava ela, solitária, com medo, sem sono e sem nada para pensar. Então andando pela casa no meio da madrugada achou um de seus textos, algo se remoeu dentro dela, o papel foi pro lixo. E devagar e sem pressa ela vai para o seu quarto pega uma caneta e uma folha em branco, respira fundo e decide escrever, talvez um desabafo ou uma história inventada, ou também um amor inventado que trouxesse desejos inventados a tirasse de dentro daquele poço de saudades de algo que nem ao menos ela sabia exatamente do que poderia ser. E começou:
“Perdida em um mar infinito de desejos peço que me toque com seu olhar, que me leve pra longe de mim mesma, que me distraia com qualquer sorriso, que me faça ir a qualquer lugar com luz, peço que volte… Sua você sabe.”
De repente algo a travou. Ela jogou o papel no lixo, deitou em sua cama, se encobriu depressa e tentou entender o que estava acontecendo, ela não podia se lembrar, ela não queria lembrar, ela não queria aceitar que algo tão belo como o amor poderia ter feito aquilo com ela, era medo demais de aceitar, medo demais de aceitar, medo demais de se entregar a qualquer que fosse o sentimento, ela não queria sair dali e por alguns minutos conseguiu se sentir segura, mas bem depressa esse sentimento passou e ela chorou.
O dia amanheceu, ela abriu seus olhos e bem a sua frente havia uma rosa, bem vermelha com um cartão ao lado, no cartão estava escrito: “eu te amo, com amor e paixão seu, você sabe.” Ela, claro, sorriu. Logo percebeu que tudo não havia passado de um pesadelo, ela estava tão feliz.
Algumas palavras só entendem aqueles que sabem sentir o amor em poema, você sabe.
Quem controla sua mente é você, o poder de excluir pensamentos ruins e trocar por bons é somente você, comece a perceber isso, você pode ser feliz agora!
Eu queria poder não pensar em mais nada ou pelo menos não pensar que um dia te amei tanto assim... Isso me faz lembrar que tive anos perdidos.
Uma grande verdade para meditar, agir e mudar a direção dos pensamentos e consequentemente da vida.
Ninguém pode ter saúde física e mental sem limpar o coração, largar o passado e perdoar a ignorância alheia.
A great truth to meditate, take action, and change the direction of thoughts and, consequently, of life.
No one can have physical and mental health without clearing the heart, lets go of the past and forgive the ignorance of others.
Jandira Ferreira/Jandamel
“... O espírito é aquilo que foi pensado com frequência, mas que ainda não foi expresso tão bem...!”
Palavras são passarinhos que se soltam da gaiola da minha alma e ruflam suas asas pelo pensamento afora.
Marilina no livro "Andanças pela vida"
